Connect with us

Geral

Museu do Esporte abre mostra “Campinas e a Luta de Braço de Ferro”

imagem 119

O Museu do Esporte abre nesta terça-feira, 20 de fevereiro, a mostra fotográfica “Campinas e a Luta de Braço de Ferro”. A exposição, que ficará em cartaz até 17 de março, é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) e conta com apoio da Confederação Brasileira de Luta de Braço. A entrada é gratuita.

 

A mostra conta com cerca de 50 fotografias, de arquivo pessoal, dos pioneiros da modalidade braço de ferro, em especial os campineiros que conquistaram espaço no esporte, como o casal Hugues Jorge e Paquita.

Advertisement

 

As visitas podem ser feitas de terça-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 14h às 16h. O Museu do Esporte fica no Balneário “Marlene Porto”, no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), com acesso pelo portão 7.

 

Advertisement

Durante a exposição será exibido, em diversos horários, o documentário “Pioneirismo Sem-Par – a História de Hugues e Paquita”. O vídeo faz parte do projeto “Memória Viva do Esporte Campineiro”, que reúne narrativas de grandes lendas do esporte e é realizado pelo Museu do Esporte em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas.

 

Em maio de 2016, a nova academia de musculação do Parque Portugal foi batizada de Hugues Jorge em homenagem ao atleta.

Advertisement

 

História

 

Advertisement

Campinas foi fundamental na evolução da modalidade braço de ferro. Desde 1949, o esporte passou a ser mais reconhecido, revelando grandes competidores. O ápice foi o fim dos anos 1970, quando o campineiro Laércio Jorge Martinez, presidente da Federação Brasileira de Culturismo, assumiu a organização de competições de nível nacional e levou atletas locais para o primeiro Campeonato Mundial, realizado no Canadá.

 

Os destaques foram os irmãos Roger e Roberto Pareja, campeões do mundo no início dos anos 1980, além dos lendários Hugues Jorge e a esposa Paquita. Atualmente, uma das estrelas da modalidade é Gabriela Vasconcelos, que já coleciona 24 títulos mundiais, e Marcio Barboza, considerado um dos maiores bracistas de ferro do mundo.

Advertisement

 

Serviço:

Campinas e a Luta de Braço de Ferro”

Advertisement

Período: 20 de fevereiro a 17 de março, de terça-feira à sábado

Horário: das 8h30 às 12h e das 14h às 16h.

Endereço: Rod. Heitor Penteado, portão 7 do Parque Portugal, no Balneário.

Advertisement

Entrada gratuita

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare