Connect with us

Indaiatuba

Museu da Água recebe profissionais de meio ambiente das empresas de grande porte da RMC

Publicado

em

Foto: Renata Coutinho – DCS Saae

O 14º encontro dos Profissionais de Meio Ambiente das Empresas de Grande Porte da RMC aconteceu nesta quinta-feira (26), no Museu da Água, em Indaiatuba (SP). O objetivo foi trazer à tona para discussão da importância da água no meio de produção de bens de consumo e discutir a necessidade de se preservar os mananciais existentes buscando ferramentas de recuperação e manutenção dos mesmos.

Fizeram a abertura evento o prefeito de Indaiatuba, engº Nilson Alcides Gaspar, o superintendente do Saae, engº Sandro de Almeida Lopes Coral, o Secretário de Governo, Renato Orlando Stochi seguidos pela apresentação das palestras da superintendente adjunta do Saae, Vanessa Cristina do Carmo Küll – com o tema: Abastecimento de Água de Reuso para Indústrias, da gerente de desenvolvimento da Corpus, seguida por Suzane de Souza Gomes – com o tema: Logística Sustentável de Resíduos na Industria e o fechamento ficou com o gerente da agência ambiental de Campinas, Domenico Tremaroli – que discursou sobre: Legislação, Fiscalização e Novas Tecnologias para Tratamento dos Efluentes do Rio Jundiaí após o Novo Enquadramento.

Profissionais de grandes empresas da região metropolitana de Campinas, responsáveis conservação do meio ambiente, se inscreveram para conhecer os modelos de gestão ambiental aplicados com sucesso em nossa cidade.

O encontro foi promovido pela ELUS – Gestão Ambiental, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que desde 2006 vem desenvolvendo projetos Educacionais e Sociais, seu trabalho é reconhecido em cidades do interior do Estado de São Paulo e foi concretizado em Hortolândia e Sumaré com o Projeto Educação Ambiental é dever, é legal.

Ações como esta ganham cada dia mais importância, pois, com o desenvolvimento vem a necessidade termos um sistema de gestão da água eficiente e moderno, pois desta forma seremos capazes de atrair de forma sustentável, mais empresas, que trarão mais recursos e crescimento econômico para nossa região.

Indaiatuba

Indaiatuba vai ganhar a primeira feira exclusivamente de orgânicos

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Ainda é segunda-feira (25) e a semana já começa com uma ótima novidade para os produtores rurais de Indaiatuba. A cidade ganhará a primeira feira exclusivamente orgânica a partir de sábado, dia 06 de fevereiro na rua em frente ao estacionamento do Parque Ecológico. Agora, os amantes de frutas e verduras orgânicas terão um local fixo, todo sábado, para fazerem suas compras das 05h às 13h.

Todo tipo de verdura, fruta, alimento, pode ser comercializado, desde que seja orgânico ou natural.

Produtores rurais com produção estabelecida em Indaiatuba e com certificação de Produtor Orgânico, selo obtido apenas através do Ministério da Agricultura, podem manifestar o interesse no setor de protocolo da Prefeitura de Indaiatuba, localizada na Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, número 2800 das 08h às 17h.

Mais informações (019)3834-9398.

Continue Lendo

Indaiatuba

Fiec e hemocentro divulgam calendário da campanha de doação de sangue 2021

Publicado

em

Por

Foto: FOTO: MAURICIO SANTALIESTRA

A Prefeitura de Indaiatuba, através da Fiec – Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura, e em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp – Hemocentro, informam que as Doações de Sangue do ano de 2021 acontecem em: 30 de janeiro, 27 de fevereiro, 27 de março, 24 de abril, 29 de maio, 26 de junho, 31 de julho, 28 de agosto, 25 de setembro, 30 de outubro, 27 de novembro e 18 de dezembro.

Para ser um doador é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Não poderá ser doador o candidato que nos últimos 30 dias tenham retornado de viagem ao exterior, ou que tenham tido sintomas respiratórios, incluindo gripe ou febre. Além disso, o ato da doação fica restrito para pessoas que tenham se vacinado contra gripe há menos de 2 dias (48h), estejam em tratamento odontológico, não tiver parceiro (a) fixo (a), pesar menos de 50 quilos, tiver feito endoscopia há menos de seis meses, tiver colocado piercing ou feito tatuagem há menos de um ano, for diabético, se tiver ingerido bebida alcoólica na noite anterior e fumar horas antes.

O Hemocentro ainda orienta que, candidatos que estejam aptos e que tenham 60 anos ou mais, não compareçam à doação de sangue no momento devido a limitação do isolamento social.

Existem vários critérios que são avaliados no dia da doação e que podem (impedir), levar a inaptidão. Dúvidas pontuais como o uso de medicamentos, procedimentos invasivos recentes, viagens, etc, serão avaliadas na triagem.

Cadastro e Retirada de senhas

Dentre as medidas de segurança e de proteção dos doadores contra o coronavírus (Covid-19), a Fiec com orientação do Hemocentro, realiza a campanha de janeiro no sábado dia 30, com a distribuição de senhas online distribuídas nos horários das 8h30, 9h, 10h, 10h30 e 11h.

Para agendamento e retirada da senha online, é necessário que o candidato faça um cadastro no link https://processoseletivo.sophia.com.br/SophiA_5/Default.aspx?escola=6462, as senhas são limitadas e o cadastro estará disponível a partir de quinta-feira (28).

Será realizado o controle de acesso às dependências da FIEC restringindo 40 pessoas por horário, afim de evitar aglomeração de pessoas. Orienta-se ainda que, os candidatos não levem acompanhantes principalmente crianças ao local da doação e que utilizem máscara.

________________________________________

Se você vai doar pela primeira vez, saiba como funciona o processo de triagem que envolvem as etapas da Doação:

1- Retirada da senha

O candidato é recebido por um representante da FIEC, é importante que avise sobre a participação pela primeira vez como doador, para que seja explicado como acontece a campanha e informado os principais motivos que possam impedir a sua doação.

2- Sala de espera

Nessa etapa o candidato aguarda até que seja chamado para o cadastro, na sala de espera também são passadas algumas orientações.

3- Cadastro

Obrigatório a apresentação de um documento oficial com Foto para cadastro. Nessa etapa informe se tem interesse em se cadastrar para ser doador de Medula Óssea.

4- Exame físico

São realizados testes para: anemia, verificação de pressão arterial, pulso, temperatura, peso e altura.

5- Entrevista

A entrevista é individual, são feitas perguntas específicas, e assinado um termo de responsabilidade quanto a veracidade de suas respostas.

6- Coleta

Será coletado uma bolsa de sangue e amostras para os exames laboratoriais.

7- Lanche

Após a doação o candidato é encaminhado para um local onde é oferecido um lanche.

Todo o processo dura em média 2 (duas) horas.

Serviços:

Fiec

Local: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3405 – Jardim Regina

Hemocentro

Fale conosco do site www.hemocentro.unicamp.br

Telefone 0800 – 722 – 8422

E-mail hemocentro@unicamp.br

Continue Lendo

Indaiatuba

Secretários visitam primeira escola pública municipal de mídias digitais do Brasil

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação RIC/PMI

Na manhã da última quinta-feira (21), a Secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani, o Superintendente da FIEC, Geraldo Garcia, e o diretor de comunicação da FIEC, César Rocha, visitaram a primeira escola pública municipal de mídias digitais do Brasil, localizada em Jundiaí, a 50km de Indaiatuba.

A Fundação Televisão Educativa de Jundiaí, ou TV TEC, em dois anos, ofereceu 4 mil vagas em 45 cursos gratuitos dentre eles comunicação pública inovadora nas redes sociais, produção de documentários e vídeos institucionais, aplicação de linguagem informal para vários públicos e transformação de TV pública em economia do futuro. A fundação é um novo conceito de TV Pública no Brasil e já é referência na prestação de serviço de comunicação. Os cursos buscam auxiliar jovens e adultos na reinserção ao mercado de trabalho e uma colocação profissional no mundo das mídias.

A visita, acompanhada ainda pela Superintendente da TV TEC, Mônica Gropelo, teve o objetivo de demonstrar para os representantes de Indaiatuba a funcionalidade da fundação e seus resultados enquanto gerador de empregos.

Tanto para Graziela Milani, Secretária de Relações Institucionais e Comunicação, quanto para Geraldo Garcia, Superintendente da FIEC, o projeto seria muito bem vindo em Indaiatuba e para ambos passou da hora da cidade ter um centro educacional público voltado para as novas tecnologias.

Continue Lendo









<





Populares