Connect with us

Geral

Município, Estado e apoiador discutem projeto Reconecta RMC

imagem 219

Os temas proteção animal, corredores ecológicos e áreas protegidas estiveram no centro da discussão virtual ocorrida nesta quinta-feira, 23 de julho, entre técnicos da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) de Campinas, ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) e Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima).

 

De acordo com a secretária da SVDS, Andréa Struchel, o debate se faz necessário devido ao avanço dos trabalhos para implementação do projeto Reconecta RMC, que tem por objetivo conectar as áreas verdes dos municípios como medida de proteção da flora e fauna.

Advertisement

 

“Nossas equipes estão em sintonia e seguimos juntos na tarefa de conectar e regionalizar as ações ambientais no âmbito do proposto pelo Reconecta RMC”, salienta Struchel.

 

Advertisement

Além dos servidores da SVDS, participaram do encontro o secretário-executivo do ICLEI,  Rodrigo Perpétuo, e o secretário da Sima, Marcos Penido.

 

Reconecta RMC

Advertisement

 

O programa Reconecta RMC surgiu de uma iniciativa da Prefeitura de Campinas (Plano Municipal do Verde) e tem como enfoque a Proteção Animal (promover condições para manutenção da fauna local e conservação da diversidade genética); a Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (recuperação de matas ciliares, proteção, recuperação de nascentes e formação de corredores ecológicos.

 

Advertisement

Prevê também o fortalecimento de áreas protegidas existentes e a criação de novas áreas protegidas, mantendo e aprimorando a gestão das unidades de conservação existentes, incentivando a criação de novas áreas de preservação e conservando os remanescentes estratégicos.

 

Em 2018, os 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas assinaram um termo de cooperação técnica com o objetivo de estabelecer a mútua colaboração para ações de interesse recíproco no âmbito de recuperação e conservação de fauna e flora, especialmente no que se refere à troca de conhecimento técnico e à realização de ações voltadas para este fim.

Advertisement

 

Interact-Bio

 

Advertisement

O programa Reconecta RMC tem como parceiro o Projeto Interact-Bio, coordenado e implementado pelo ICLEI e financiado pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, de Proteção da Natureza, da Construção e da Segurança Nuclear (BMUB) por meio da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI). 

 

O Interact-Bio tem como objetivo principal promover a integração de ações regionais pela biodiversidade. Essa iniciativa apoia as regiões metropolitanas de três países (Brasil, Índia e Tanzânia), incentivando-as a compreender o potencial da natureza, principalmente em relação ao fornecimento de serviços essenciais para o dia a dia das cidades e, ao mesmo tempo, a melhorarem a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, gerando novas ou melhores oportunidades regionais.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare