Connect with us

Geral

Motoristas do transporte público passarão por formação com simulador

imagem 130

Unindo teoria à prática, foi lançado nesta quinta-feira, dia 14 de abril, o Programa de Formação dos Motoristas do Transporte Coletivo de Campinas. Além de valorizar e qualificar os condutores, a iniciativa visa melhorar serviços prestados pelo transporte público e contribuir para a cultura de paz e segurança no trânsito.
A capacitação é fruto de parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp), o SEST SENAT Campinas e a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc). A apresentação do Programa foi realizada em auditório do SEST SENAT Campinas, nos Amarais, com a presença de motoristas que estão participando das primeiras turmas. 
Ao todo, o treinamento tem 12 horas de carga horária, sendo quatro dedicadas ao curso “Ética e cidadania no transporte coletivo de passageiros”, e oito ao curso “Condução em situações de risco no tráfego com prática simulada”. Para que todos os condutores possam participar sem comprometer a operação do transporte público, a capacitação será ofertada de abril de 2022 a dezembro de 2023. A formação é destinada a motoristas das empresas concessionárias, e tratativas estão sendo realizadas com cooperativas dos permissionários para também viabilizar o treinamento destes motoristas. 
Simulando a realidade
Uma novidade em relação ao último curso similar, realizado em 2018, é o uso de um simulador de direção, acrescentando tecnologia para uma formação mais completa. Sentado no equipamento e diante de um painel realista, o motorista tem a oportunidade de passar por diversas situações vividas nas vias, como chuva, tráfego intenso, travessia de pedestres e animais, paradas em pontos de ônibus para embarque de passageiros, entre outras. Além disso, a máquina reproduz movimentos e pode ser configurada para dar ao motorista a sensibilidade de conduzir um veículo vazio, com poucos ou muitos passageiros. 
O treinamento é uma troca: os instrutores estão aqui para ensinar, e os motoristas também trazem toda a sua experiência”, explica Débora Damasco, gerente da Divisão de Desenvolvimento Institucional da Emdec, que representou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, e o secretário de Transportes, Fernando de Caires, no evento. “No simulador, é possível abordar situações que o motorista vai viver no trânsito”, reforçou. 
Ao final do trajeto virtual, o simulador fornece informações sobre o desempenho do aluno, incluindo se foram respeitados limites de velocidade e sinalização, além de dados como o consumo de combustível e a emissão de poluentes. “Quando o aluno chega, apresenta um desempenho. Quando passa novamente pelo simulador, o desempenho é outro. Com a experiência, ele consegue perceber a importância da direção segura e econômica”, explica o diretor do SEST SENAT Campinas, Marcelo Jacober de Moraes. “Essa formação demonstra a preocupação do poder público com o transporte público e os resultados que poderão ser observados no serviço”, avalia. 
Para Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc, a oportunidade de treinamento dada aos motoristas permite uma melhor interação com os usuários do transporte público. “Depois da reciclagem, adquirimos conhecimento, que é uma das coisas que nunca perdemos”. 
Além de Débora Damasco, Marcelo Jacober e Paulo Barddal, a mesa de abertura do evento contou com a participação de Carlos Panzan, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo e vice-presidente do Conselho Regional do SEST SENAT no Estado; José Alberto Panzan, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas e Região e Conselheiro do SEST SENAT; e o vereador Otto Alejandro, presidente da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara, que representou a Câmara Municipal de Campinas.  
Programa 
Entre os conteúdos abordados com os participantes nos dois cursos que integram o programa estão a importância da ética e do papel do motorista, conceitos de cidadania no transporte e o atendimento respeitando as diferenças individuais. Sinalização, tráfego, atenção e situações potencialmente perigosas também são tratados no conteúdo programático. 
Na parte prática, realizada no simulador, o motorista passará por três fase: de ambientação, para conhecer o equipamento; aplicação dos conhecimentos; e um teste final. Um laudo é emitido com o resultado da atuação e é enviado para o aluno e para a empresa na qual ele trabalha. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare