Connect with us

Geral

Motoristas do transporte público invertem papéis em atividades simuladas

imagem 231

Motoristas do transporte público coletivo trocaram de papéis com ciclistas e motociclistas em mais uma ação do movimento Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vidas. Realizada nesta quinta-feira, 19 de maio, na concessionária VB3 Transportes e Turismo, a atividade envolveu a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Secretaria de Transportes (Setransp), a CCR AutoBAn, a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global.

Cerca de 80 pessoas participaram, entre motoristas, instrutores e gestores da empresa. Duas simulações distintas estimularam o exercício da empatia no trânsito e discutiram os fatores de risco para acidentes.O propósito é a redução dos óbitos e lesões no trânsito de Campinas.

O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, foi representado na ação pelo diretor de Planejamento e Projetos, Wilson Folgozi de Brito; e o secretário de Transportes, Fernando de Caires, foi representado pelo diretor da Pasta, Paulo Lemos. Também participaram a responsável pela área de Educação para Mobilidade Urbana da Emdec, Roberta Mantovani; Marlon Michel Amâncio, representando a CCR AutoBAn; o gerente da concessionária VB3, João Germano de Oliveira; Paulo Barddal, representando o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp); Heinz Kumm Junior, representando o Grupo Belarmino, além de ciclistas do Grupo Ciclo Ativo Campinas.

Advertisement

A importância de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança ao ultrapassar um ciclista e de respeitar a distância segura de 1,5 metro entre os veículos foram abordadas em uma das simulações. Bicicletas foram colocadas em estabilizadores na atividade que simulou a passagem do ônibus pela lateral do ciclista, a 40 km/h.

Dentro do ônibus ou sobre a bicicleta, os participantes puderam perceber como a proximidade entre os dois veículos representa risco para acidente de trânsito. Educadores da Emdec e agentes da Mobilidade Urbana orientaram os participantes sobre a necessidade de manter uma distância segura e reduzir a velocidade.

Técnicos da CCR AutoBAn comandaram ainda uma simulação de ponto cego envolvendo um ônibus do transporte coletivo e uma motocicleta. Posicionados ao lado da moto, motoristas do transporte público puderam vivenciar o campo de visão do motociclista e identificar os pontos cegos de quem conduz o ônibus. Eles receberam dicas sobre os cuidados a serem adotados no seu dia a dia para prevenir acidentes de trânsito.

Advertisement

O que é o ponto cego?
Um dos principais fatores de risco para acidentes envolvendo ciclistas, motociclistas e motoristas do transporte público, o ponto cego corresponde às áreas que escapam da visibilidade do condutor, ao lado ou atrás do veículo. Por um espaço de quatro metros, a partir do banco do condutor, ele não enxerga veículos ciclomotores ou bicicletas que estejam trafegando em ambos os lados.

Frota do transporte público receberá adesivos que indicam pontos cegos
Durante o evento, foi anunciado um novo elemento que fará parte da identidade visual da frota do transporte público coletivo: adesivos que indicam o ponto cego dos condutores dos veículos, afixados em áreas onde o motorista não tem plena visibilidade. A ação é fruto de uma parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global.

De forma simbólica, um ônibus articulado recebeu, no total, seis adesivos indicativos com a mensagem “Atenção! O motorista pode não estar vendo você”. Ao longo do mês de maio, outros 163 veículos articulados da frota do transporte público serão adesivados. Na prática, ciclistas, motociclistas ou pedestres que estiverem posicionados ao lado do adesivo terão a percepção de que, possivelmente, estão no ponto cego do condutor.

Advertisement

A programação da 9ª edição do Maio Amarelo, promovido em Campinas pela Emdec e pela Setransp, pode ser consultada no hotsite www.emdec.com.br/maioamarelo. Também é possível acessar materiais educativos direcionados às instituições de ensino e guia de atividades para que as empresas repliquem o movimento no ambiente corporativo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare