Connect with us

Geral

Morre leão do Zoológico de Limeira

Publicado

on

Na tarde de hoje (13), Salomão, o leão que vivia no Zoológico de Limeira, morreu. O animal, que tem cerca de 20 anos, sofreu parada cardiorrespiratória durante procedimento odontológico.

Segundo o veterinário encarregado do Zoo, Danielo Mazon, foram identificadas fraturas dentárias no leão durante inspeção de rotina. Para a realização do procedimento odontológico e de outros exames, o animal foi submetido a contenção química e anestesia inalatória, sendo o coração e pulmão monitorados pela equipe.

Salomão chegou em Limeira em 2015 já adulto. Na natureza, os felinos vivem no máximo até os 15 anos. Vítima de maus-tratos, o animal tinha acesso somente ao antigo dono e recebia alimentação inadequada.

Após um processo de adaptação a uma nova rotina, sua alimentação foi se aproximando ao que ocorre na natureza. Além disso, ações de enriquecimento ambiental eram realizadas com frequência, o que garantiu mais qualidade de vida ao felino.

Geral

Prefeito quer discutir queimadas na floresta amazônica com presidente

Publicado

on

O prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, afirmou que vai solicitar uma reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, para discutir a questão das queimadas na floresta amazônica. A medida foi anunciada nesta sexta-feira, 23 de agosto, em Salvador (BA), durante a Semana do Clima da América Latina e Caribe, evento internacional promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

 

 

Jonas Donizette anunciou, ainda, que está em elaboração uma carta ao presidente da França, Emmanuel Macron, reforçando o posicionamento das cidades brasileiras perante o contexto atual da política ambiental. “Vamos dizer que as cidades continuam comprometidas com tudo aquilo que está no Acordo do Clima – acordo global sobre mudanças climáticas, adotado em Paris, durante a COP 21″, afirmou.

 

 

 

Segundo o prefeito anfitrião, ACM Neto, “não é porque outros países erraram no passado que nós temos o direito de errar no presente. A floresta amazônica é um patrimônio do planeta”.

Continue Reading

Geral

Trechos da Ruy Rodriguez terão bloqueio no fim de semana para obras do BRT

Publicado

on

Trechos da Avenida Ruy Rodriguez terão bloqueios totais ao tráfego de veículos neste fim de semana. A ação é necessária para a remoção da passarela existente entre o Terminal Ouro Verde e o Hospital Ouro Verde. O entorno já passa por obras de implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde desde 6 de agosto, com nova dinâmica de circulação. O local recebe a construção do futuro Terminal BRT Ouro Verde.
As ações operacionais da Emdec serão realizadas no sábado, dia 24 de agosto, no período das 8h até as 18h; e no domingo, 25, das 7h às 18h. Os bloqueios totais são momentâneos, sempre durante o içamento das estruturas, e serão alternados entre o sentido Centro – bairro e o sentido bairro – Centro. A cada turno, seis agentes da Mobilidade Urbana da Emdec ficarão encarregados da operacionalização do trânsito.
A etapa de obras integra o Trecho 3 do Lote 4 do Corredor Ouro Verde. O Trecho 3 passa pela Avenida Ruy Rodriguez, ligando o Terminal Ouro Verde até o Terminal Vida Nova, com 4,1 km de extensão. O Lote 4 também abrange o Trecho 2 do Corredor Ouro Verde, que liga a Estação Campos Elíseos até o Terminal Ouro Verde, com 5,7 km. No total, o Lote 4 tem 9,8 km de extensão, e custo de R$ 104,9 milhões.
O BRT Ouro Verde tem, no total, 14,6 km de extensão, saindo da região central, do Terminal Central, seguindo pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, passando pelo Terminal Ouro Verde, Camucim até o Terminal Vida Nova. Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020.

Continue Reading

Geral

Eventos movimentam Agosto Dourado e conscientizam sobre amamentação

Publicado

on

A Secretaria de Saúde está promovendo diversas ações nos centros de saúde e escolas municipais do município dentro da campanha “Agosto Dourado”, mês de conscientização sobre a importância da amamentação. O próximo evento será na quarta-feira, dia 28 de agosto, na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Recanto da Alegria, na Rua Joaquim Gomes Ferreira, 12, Jardim Nilópolis. O encontro terá uma roda de conversa sobre amamentação e saúde do recém nascido, orientação alimentar e massagem para bebês além de sorteio de brindes.
Também faz parte da programação do Agosto Dourado o Seminário Municipal de Aleitamento Materno. Direcionado a profissionais da saúde, educação e assistência social, o evento será no dia 29 de agosto, às 14h, no Salão Vermelho, na Prefeitura de Campinas (Avenida Anchieta, 200). O encontro discutirá cuidados com a gestante e o bebê, na linha da valorização do aleitamento materno. Será um debate intersetorial, com o objetivo de atender de forma integral e integrada ao binômio gestante e bebê.
Durante este mês de agosto, diversas atividades estão sendo realizadas pelas unidades da rede municipal, que estão trabalhando o tema com suas equipes e com as famílias. Os CSs Carlos Gomes, São Quirino, Rossin, União de Bairros e DIC I, por exemplo, prepararam eventos especiais para o mês, assim diversas outras unidades da rede.
O último evento foi uma roda de conversa sobre aleitamento materno no Centro de Saúde Centro, realizada na quarta-feira, dia 21. A roda de conversa teve como convidada a consultora de amamentação Mari Volf. Ela abordou os principais temas sobre amamentação, como os mitos e as dificuldades enfrentados pelas mães durante o processo.
A Prefeitura também apoiou o “Mamaço”, que aconteceu no dia 10 de agosto, no Centro de Convivência. O evento teve a presença de educadores e consultores de amamentação que falaram sobre empoderamento dos pais para a amamentação. A ação foi promovida por ativistas do aleitamento materno e responsáveis pelo Evento Nacional “A Hora do Mamaço”.

Continue Reading