Connect with us

Geral

Moradores dos bairros Vitória e Conquista agora são donos dos seus lotes

imagem 28

Moradores dos Núcleos Residenciais Bairro da Vitória (fase 1 e 2) e Bairro da Conquista, localizados na região Sul de Campinas, receberam títulos de propriedade de seus imóveis na noite desta terça-feira, dia 5 de abril. A entrega dos 356 títulos foi feita pelo prefeito Dário Saadi, em evento no Centro de Educação Infantil (CEI) “Maria Beatriz Carvalho Moreira”, na Vila Georgina, também na região Sul da cidade.

O processo de regularização fundiária foi concluído pela Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas). O título de propriedade é a matrícula do imóvel emitida pelo cartório de registro de imóveis. Com o documento, a pessoa passa a ter segurança jurídica e pode fazer melhorias e trâmites como venda e transferência.

Em sua fala, dirigindo-se às famílias que foram receber as matrículas de seus imóveis, o prefeito Dário fez questão de destacar a importância do trabalho que já estava sendo feito pelo município, antes de sua gestão, para atender às demandas habitacionais. “O que fizemos foi dar continuidade, acelerar o que está dando certo”, disse. Ele agradeceu o empenho da equipe da Cohab na regularização e o dos vereadores, que têm contato direto com a população nos bairros e levam adiante as solicitações da comunidade. “Tem que reconhecer o trabalho que está sendo feito”, frisou.

Advertisement

Os presidentes das associações de moradores dos bairros, Edivaldo Silva de Moraes (Vitória) e Valdemar Dias da Silva (Conquista), estiveram presentes e saudaram a regularização das comunidades, agradecendo pela realização de um sonho. Ao lado deles, estava um dos moradores mais antigos, e reconhecido como um dos fundadores dos bairros, José Augusto Moraes, de 83 anos.

Os núcleos contam com rede de abastecimento de água potável; sistema de coleta e esgotamento sanitário; rede de energia elétrica domiciliar e de iluminação pública. A população é atendida pelos serviços de educação, saúde e assistência social, além de serviços públicos de coleta de lixo, transporte coletivo e serviços de correspondência.
A maioria das famílias beneficiadas é de baixa renda. São famílias que possuem renda mensal familiar não superior a cinco salários mínimos. Sendo assim, o processo de regularização foi classificado como de interesse social.

Celebração
De acordo com o secretário municipal de Habitação e presidente da Cohab Campinas, Arly de Lara Romêo, a entrega desta terça-feira foi “um dia histórico e de muita alegria para nossos corações”. “Há cerca de 50 anos esses bairros lutam por esse momento. Nossa disposição é lutar para avançar. É um momento muito emocionante e muito alegre. Hoje é o dia da alegria”, comemorou.

Advertisement

Campinas, por meio do trabalho da Secretaria de Habitação e da Cohab, já entregou 3.168 títulos de propriedade entre 2021 e 2022. Até o final deste ano, a previsão é que mais cinco mil sejam entregues.

A moradora Durvalina Gonçalves Neves aproveitou para festejar antecipadamente o aniversário. “É um grande presente. Depois de amanhã faço 75 anos e hoje já recebo o presente. São 43 anos de luta. Quando cheguei aqui não tinha água, luz, nem rua… Não tinha nada”, disse, emocionada. Ela conta que chegou em Campinas em 1978, vinda de Minas Gerais, com os filhos pequenos. “Após 43 anos aqui, é o céu na terra para mim.”

Ari Rodrigues dos Santos, 74 anos, morador do bairro da Conquista, também lembra de quando chegou e festeja a realização vivida hoje. Nascido em Espinoza (MG), veio para Campinas e se estabeleceu no bairro há 43 anos, após passar por várias cidades no interior de São Paulo, conta. “Eu parei aqui e hoje é bom. Muito melhor do que antes. Conseguimos água, luz, esgoto, asfalto. Não esperava conseguir a escritura, porque é muito difícil. Mas com a luta de todos, estamos aqui”, disse, ao receber o registro da sua casa em nome dele e da esposa, Irani Maria da Silva.

Advertisement

Várias autoridades prestigiaram a cerimônia de entrega das matrículas aos moradores dos Bairro da Vitória e do Bairro da Conquista. Entre eles, o presidente da Ceasa, Valter Greve, e o vereador Carlinhos Camelô, que representou o presidente da Câmara, José Carlos. Outros membros do legislativo municipal também participaram da solenidade.

Histórico dos núcleos
No Bairro da Vitória, a Cohab trabalhou com duas fases para regularizar as unidades habitacionais. A primeira contou com 61 lotes e a segunda, com 117 lotes.

O Núcleo originou-se a partir de uma ocupação ocorrida em 1965, com a construção das dez primeiras moradias. Eram famílias de baixa renda do próprio município de Campinas. Juntaram-se, posteriormente, a esses primeiros moradores, algumas famílias migrantes dos Estados de Minas Gerais e Paraná, que, após a escassez de trabalho na zona rural, vieram para a região de Campinas em busca de novas oportunidades.

Advertisement

Com o adensamento da área, a Prefeitura iniciou um cadastro de moradores em 1967. As famílias passaram a se mobilizar, com apoio da Faculdade de Teologia da PUC-Campinas, que realizava trabalhos voluntários na região. Uma Associação de Moradores foi criada, recebendo um ano depois, em 1981, o nome de “Associação de Moradores Amigos do Bairro da Vitória”. A associação passou a reivindicar várias melhorias para o bairro.

No Bairro da Conquista, a regularização foi em fase única e abrangeu 178 lotes. A ocupação que deu origem ao bairro teve início em 1960, por famílias migrantes dos Estados de Minas Gerais, Bahia e Paraná, que optaram por Campinas como local com melhores condições de vida e emprego.

Hoje, o núcleo possui uma organização comunitária, que é representada pela Associação de Moradores do Núcleo Residencial Bairro da Conquista. A história da associação começou na década de 1980. Uma vez formada a entidade, passou-se a estabelecer maior contato com a Prefeitura para implantação de um projeto de urbanização para o núcleo.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare