Connect with us

Geral

Moradores do Parque Família conquistam escrituras de seus imóveis

imagem 163

Famílias do Núcleo Residencial Parque Família, do Distrito de Nova Aparecida, receberam na noite desta terça-feira, dia 16 de agosto, os títulos de propriedades de seus imóveis. A entrega das 156 escrituras foi realizada com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, na Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) João Alves dos Santos, no Jardim Regina. Com a conclusão do processo de regularização fundiária, teve fim uma espera de mais de 20 anos.

 

 

Advertisement

 

A conquista dos moradores do Núcleo Parque Família se soma a de outros cidadãos de Campinas ao longo de 2021 e 2022. Neste período, foram entregues 4.920 escrituras.

 

Advertisement

 

 

Segundo o prefeito Dário Saadi, o resultado é fruto da agilidade do trabalho de sua administração. “Campinas é uma das referências do Brasil de como fazer o processo de regularização. Estamos avançando cada vez mais e levando tranquilidade às famílias”, contou.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Essa agilidade nos processos também foi enfatizada pelo secretário de Habitação e presidente da Cia de Habitação Popular (Cohab) de Campinas, Arly de Lara Rômeo, ao afirmar que o governo está batendo recordes de entregas. “A escritura dá a garantia às famílias. Parabéns a todos que lutaram. Agora têm condições de falar que o imóvel é de vocês”, comemorou

 

 

Advertisement

 

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Zé Carlos, foi outro a destacar a importância do título para os moradores e para o fortalecimento de sua cidadania.

 

Advertisement

 

 

Durante a abertura dos trabalhos de entrega dos títulos, a líder comunitária do Parque Família, Eliana Garcia, afirmou que receber o documento é um passo muito grande para a comunidade. “Nosso imóvel vai valorizar. Podemos vender e quem quiser voltar para a ‘terrinha’, poderá”. Ela adiantou que agora a próxima luta será pelo asfalto, que já está no planejamento da Prefeitura.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Depoimentos

 

 

Advertisement

 

Vânia Mercedes de Souza e seu marido, Valdinei de Souza, estavam entre os primeiros moradores a chegar à área. Ela contou a sua história, com lágrimas nos olhos. Com a filha de três anos (e hoje com 22), à época, mudou-se para a casinha de três cômodos, sem janela, água encanada ou energia elétrica, para poder sair do aluguel. Foi vítima de um prejuízo financeiro na época da primeira negociação, antes da entrada da Cohab no processo, e passou por uma reintegração de posse. Atualmente, quase 20 anos depois, comemora a conquista da escritura, com seu nome e o do marido. “Foi uma luta e graças a Deus deu tudo certo”.

 

Advertisement

 

 

Vestido com o uniforme da empresa em que trabalha, prestadora de serviços que faz manutenção de parques públicos, João Márcio Gonçalves, acompanhado da esposa, Cleonice Hager e da filha adolescente, demonstrava preocupação, ainda antes de receber sua escritura. Não acreditava que realmente receberia o documento definitivo. Quando os nomes dos moradores começaram a ser chamados, levantou de leve o boné e disse “agora sim”.

Advertisement

 

 

Histórico

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O Núcleo Residencial Parque Família existe há mais de 20 anos. Atualmente, possui infraestrutura essencial, como abastecimento de água e coleta de esgoto, energia elétrica domiciliar, iluminação pública, coleta de lixo, transporte coletivo, telefonia e entrega de correspondência.

 

 

Advertisement

 

A área recebeu serviços parciais de pavimentação e em até cinco anos, a partir do fim da regularização, serão realizadas os serviços restantes. Eles incluem obras de drenagem e captação de água pluvial, pavimentação em nove ruas e em uma estrada municipal. Serão executadas ainda melhorias na Praça Benedito Antônio da Silva, que fica na área do bairro.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare