Connect with us

Geral

Moovit em Campinas é nova opção para consulta aos horários dos ônibus em tempo real

imagem 195

Os usuários do transporte público coletivo de Campinas já contam com mais uma opção para planejar suas viagens a partir do smartphone, ganhando tempo na espera pelos ônibus e mais comodidade. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp) firmaram uma parceria com o aplicativo de mobilidade urbana e transporte público Moovit, que já exibe informações em tempo real sobre as mais de 200 linhas municipais em operação.

Gratuito, o aplicativo conta com o maior banco de dados sobre o transporte público do mundo e busca facilitar os deslocamentos dos usuários pela cidade e pela região metropolitana.

A parceria também envolve a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e a Cittati, que fornece os dados sobre a localização dos ônibus em tempo real. A ferramenta está disponível para download na Google Play (para sistemas operacionais Android), na App Store (para sistemas iOS) e conta ainda com a versão web (https://moovitapp.com/campinas).

Advertisement

Moovit

O Moovit mostra, em tempo real, quanto tempo falta para que os ônibus cheguem aos pontos, de acordo com o GPS dos veículos, oferecendo mais comodidade aos passageiros. Também emite alertas sobre onde descer ou trocar de ônibus.

Um dos diferenciais do Moovit é a possibilidade de enviar notificações aos usuários, direto para a tela do celular, sobre alterações na prestação de serviço, tais como mudanças no itinerário, horários e criação de novas linhas.

Advertisement

O aplicativo oferece ainda um planejador multimodal de viagens, que permite aos usuários criar rotas integrando diferentes linhas e modais, incluindo trajetos a pé até as paradas. O aplicativo é acessível para pessoas com restrições de locomoção e deficientes visuais, integrado às tecnologias VoiceOver e TalkBack (leitores de tela) para iOS e Android.

O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destacou que “todos os esforços para melhorar, continuamente, a experiência dos usuários do transporte público estão sendo realizados. Com o Moovit, os usuários podem planejar suas viagens antecipadamente, seja no ponto de ônibus ou antes mesmo de sair de casa”, disse.

“Tecnologia e informação para facilitar o dia a dia dos usuários do transporte público é o que o Moovit entrega para a população”, completou o secretário de Transportes, Fernando de Caires.

Advertisement

Conheça os principais recursos do Moovit:

Linhas: Ao selecionar uma das linhas na tela inicial, o aplicativo mapeia a localização do usuário e o itinerário da linha. Ao clicar sobre o ponto desejado, é possível consultar a estimativa de chegada das linhas, em tempo real e os horários programados ao longo do dia. É possível ainda indicar pontos e linhas mais utilizados, em “Favoritos”, para agilizar a utilização do aplicativo.

Direções: Traça rotas e sugere linhas, indicando a previsão de chegada a partir da localização do usuário.

Advertisement

Estações: Indica as paradas localizadas próximas ao endereço do usuário, bem como as linhas atendem ao ponto e previsão de chegada.

Guia passo a passo: Na opção “Vamos”, o aplicativo mapeia o deslocamento da linha, indica o número de paradas restantes e o tempo estimado para descida.

Sobre o Moovit

Advertisement

Presente em todas as capitais brasileiras, o Moovit é utilizado por mais 1 bilhão de pessoas de 3,4 mil cidades e 112 países. Líder global em Mobilidade como Serviço (MaaS) e o aplicativo de mobilidade urbana mais usado do mundo, o Moovit simplifica a maneira como as pessoas usam o transporte público, micromobilidade e outras formas de transporte. O aplicativo foi adquirido pela Intel em 2020 para unir forças com a Mobileye no desenvolvimento do transporte autônomo.

“A missão do Moovit é simplificar a mobilidade urbana, tornando as viagens de ônibus mais eficientes, cômodas e acessíveis. Estamos trabalhando para ter cada vez mais informações detalhadas sobre Campinas disponíveis no Moovit”, explica Pedro Palhares, diretor de parcerias da Moovit na América Latina.

Múltiplas ferramentas aos usuários

Advertisement

O Moovit se junta ao aplicativo Cittamobi como opção para que os usuários do transporte público coletivo planejem suas viagens em Campinas. Lançado no município em 2015, o Cittamobi também permite a consulta de horários e itinerários das linhas; e informa, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto.

O site da Emdec disponibiliza ainda a “Consulta de linhas municipais”, que informa horários programados, pontos de partida e itinerários. E, recentemente, foi lançado um sistema que apresenta os indicadores de desempenho do transporte público coletivo, incluindo percentuais de cumprimento das partidas programadas, pontualidade, adiantamentos e atrasos dos ônibus municipais. O intuito é dar transparência para a população quanto ao desempenho do sistema.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare