Connect with us

Geral

Mobilidade Limpa é tema de reunião do COMDEMA com Emdec, CPqD e CPFL

imagem 233

Veículos não poluentes e Mobilidade Limpa”. Este foi o tema da 198ª Reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Campinas (COMDEMA), realizada na tarde desta quarta-feira, 29 de agosto, no Salão Vermelho do Paço Municipal. O debate reuniu o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro; o gerente de Inovação da CPFL Energia, Renato Povia Silva; e o engenheiro do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Vitor Torquato Arioli. A reunião foi conduzida por Giovanni Galvão, presidente do COMDEMA.
O secretário de Transportes apresentou um panorama dos indicadores de Campinas, com informações sobre área, população, transporte público, passageiros transportados; andamento das obras do BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido); Desenvolvimento Orientado para o Transporte (DOT); a nova licitação do Transporte Público; e, dentro da licitação, a criação da chamada “Área Branca”. “Campinas é uma cidade inovadora e estamos trabalhando para a construção de uma efetiva mobilidade elétrica no município”, destacou Barreiro.
A “Área Branca” é uma área de circulação do transporte coletivo, na região central, restrita a veículos de energia limpa, com ônibus elétricos ou de tecnologia não poluente. Área com 3 km² e perímetro de 7 km. A nova licitação do transporte prevê mais de 250 ônibus elétricos, que irão circular na “Área Branca” e principais corredores do transporte, incluindo os corredores BRT.
Esse é mais um passo na efetiva construção de uma Mobilidade Urbana Sustentável no município. Vamos melhorar a qualidade de vida da nossa cidade”, salientou o secretário de Transportes.
A questão da recarga dos veículos elétricos também teve destaque no encontro, bem como a parceria técnica entre a Emdec, CPFL Energia e empresa BYD.
Mobilidade Elétrica em Campinas
Campinas já possui 13 ônibus elétricos em operação no sistema de transporte público coletivo, e três táxis elétricos em circulação. A região de Campinas possui cerca de dez eletropostos, que são pontos de recarga para veículos elétricos.
Ônibus elétricos
Os ônibus elétricos são modelo urbano, com piso baixo. O veículo não emite poluente e não precisa de sistema de rede eletrificada. A autonomia é superior a 250 km, podendo chegar a 300 km. A recarga da bateria é feita durante a noite, na garagem, por um período de quatro horas, para 100% de recarga.
O ônibus possui motores elétricos no eixo de tração, o que torna o carro um modelo com baixo nível de ruído e melhora o conforto dos passageiros. O coletivo tem 12 metros de comprimento, 2,55 metros de largura e 3,36 metros de altura. A velocidade máxima atingida é de 90 km/h, mas pode ser limitada eletronicamente.
O ônibus é acessível, com área reservada para uma cadeira de rodas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare