Connect with us

Geral

MIS sedia Primeiro Congresso Audiovisual de Campinas neste fim de semana

imagem 225

O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS-Campinas) recebe nos dias 21 e 22 de maio, próximos sábado e domingo, o Primeiro Congresso Audiovisual de Campinas. O primeiro dia reserva atividades das 9 às 18 horas. Já o segundo dia começa com debate às 9 horas e termina às 17 horas. Há intervalos para almoço e bate-papo.

 

O público interessado em participar do congresso pode realizar a inscrição através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScaiojcXrI0Ymkywgl-764BkVYlMOScVNq4s2N_FrdA9ZAAiQ/viewform. O MIS fica no Palácio dos Azulejos, na Rua Regente Feijó, nº 859, no Centro.

Advertisement

O congresso faz parte da Semana Amilar Alves, que ocorre no MIS-Campinas desde 2018, sempre no mês de maio, com filmes, debates, exposições e celebrações. No dia 25, quarta-feira, às 19h30, o homenageado é Maurice Capovilla, com a exibição de “O Profeta da Fome”.

 

 

Advertisement

Cineastas, técnicos, educadores, produtores culturais, espectadores e gestores públicos reúnem-se numa programação diversa composta de mesas de análise, rodas de debates coletivos, exposições, palestras, conversas informais e, ao final, a Assembleia Geral.

 

 

Advertisement

Após anos de conversas e encontros, os membros da Câmara Temática do Audiovisual (CTAv) de Campinas chegaram a um diagnóstico. É necessário, urgente e oportuno problematizar, encontrar respostas e propor ações para os desafios econômicos e políticos do setor do audiovisual da cidade.

 

A promulgação da Lei Municipal Municipal 15.997, de 7 de Outubro de 2020, que institui o Plano Municipal de Cultura de Campinas, e especialmente a Meta 17 do plano, que prescreve “desenvolver e implantar programa municipal do audiovisual” é a abertura institucional que todos esperavam para um debate público.

Advertisement

A organização partiu de oito segmentos da cadeia audiovisual fundamentais para serem discutidos. Animação; circulação alternativa; democratização, distribuição, inovação e mercado, fomento; formação; preservação e pesquisa; profissionais e técnicos.

 

Grande parte das ações discutidas na elaboração do congresso vai ser exposta, no sábado, às 10h15, na mesa Diagnóstico e Eixos do Documento Unificado. Danilo Dias, Filipe Miranda, Renata Lanza e Lucas Vegas apresentam documento que propõe prognósticos e metas para a abrir o debate público sobre o futuro do audiovisual de Campinas.

Advertisement

 

Já no domingo, às 10h30, ocorre um dos eventos mais aguardados: o Debate Desafios Para Uma Política do Audiovisual de Campinas. Duda Wilhelm e Tati Peres, integrantes da CTAv, mediam o encontro entre o professor do curso de Midialogia da Unicamp Noel Carvalho, que fala sobre Economia Criativa e Economia Política do Audiovisual, o Secretário de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi, o Vereador Paulo Bufalo, membro da Comissão de Cultura da Câmara dos Vereadores de Campinas, e Bruno Gomes, da SP Film Comission.

 

Advertisement

Segundo a CTAv, o Primeiro Congresso Audiovisual de Campinas pretende tratar caminhos de articulação entre os segmentos do audiovisual para pressionar o Estado por uma política audiovisual consistente e duradoura.

 

A programação completa do congresso está na página da CTAv no Facebook, em https://www.facebook.com/ctavcampinas e no Instagram https://www.instagram.com/ctavcampinas/.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare