Connect with us

Indaiatuba

Metade do público alvo foi imunizado na campanha de vacinação contra a gripe em Indaiatuba

imagem 114

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

Desde o início da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, dia 23 de abril, até sábado (12), dia D da Campanha, foram imunizadas 26.943 pessoas em Indaiatuba, número que representa pouco mais da metade da meta da Secretaria Municipal de Saúde, de imunizar 50 mil pessoas no município. Deste total, 20.996 pessoas pertencem aos grupos prioritários e 5.947 são doentes cônicos. Somente no dia D da Campanha (12 de maio) foram aplicadas 5.978 doses da vacina.

Segundo a Secretária de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, nessa reta final da campanha, que seguirá até 1º de junho, as atenções do Departamento de Vigilância Epidemiológica serão voltadas especialmente para as crianças. “Entre este público a nossa imunização está muito baixa. Das 12.578 crianças menores de 5 anos do município, apenas 3.295 foram vacinadas até o dia D, o que representa apenas 26% de imunização. Também precisamos melhorar a cobertura entre os trabalhadores da saúde, público que alcançou 34% de cobertura vacinal, e as gestantes, cuja imunização contemplou apenas 37% entre o público alvo. A meta de imunização entre os grupos prioritários, que contemplam ainda idosos, puérperas e professores, é alcançar 90% de imunização”, explicou. Entre os grupos prioritários para receber a vacina contra a gripe, as maiores adesões até o dia 12 de maio, são registradas entre os idosos (64%), professores (61%) e puérperas (53%).

Advertisement

A vacina é direcionada a gestantes e mães até 45 dias após o parto, crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos de idade, adultos com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde e professores de escolas públicas e privadas. Para receber a imunização os portadores de doenças crônicas deverão apresentar carta médica contendo o CID da doença. Já os profissionais da saúde e professores deverão apresentar crachá ou algum documento que comprove o ofício.

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe segue até o dia 1º de junho em todas as UBS (Unidade Básica de Saúde) e PSF (Programa de Saúde da Família) de Indaiatuba.

Prevenção ao Câncer de Boca

Advertisement

No mesmo período em que ocorre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Odontologia, realiza simultaneamente a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, que visa identificar precocemente lesões que podem vir a se tornarem câncer. A Campanha é aberta a todos os interessados e consiste em uma rápida avaliação realizada por dentistas nas unidades de saúde do município (UBS e PSF). Somente no sábado, 12 de maio, 538 pessoas participaram da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal que, assim como a campanha de vacinação contra a gripe, seguirá sendo realizada até dia 1º de junho.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare