Connect with us

Geral

Membros do Congeapa fazem curso para ampliar conhecimento ambiental

imagem 110 scaled

Começou nesta segunda-feira, 14 de setembro, o curso de Nivelamento e Aprimoramento para os integrantes do Conselho Gestor da APA (Área de Proteção de Campinas) – Congeapa, estruturado no âmbito da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) da Prefeitura de Campinas. O curso vai atender ao Programa de Educação Ambiental proposto no Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental de Campinas e tem o objetivo de reforçar o domínio dos conselheiros sobre questões ambientais a fim de melhorar a gestão da APA.
O curso, ministrado totalmente on-line, por meio da plataforma virtual da EGDS, será oferecido a cada dois anos, sempre que houver a renovação dos membros do Conselho Gestor da APA de Campinas. A carga horária é de 16 horas, distribuídas em quatro módulos de dois blocos cada. O último módulo tem o formato de oficina, com a meta de construir um conjunto de ações baseado no Plano de Manejo da APA de Campinas.
“O curso visa fortalecer o Congeapa e, consequentemente, a gestão da APA de Campinas, por meio de um processo participativo e colaborativo que irá abordar temas voltados à comunicação, ao papel dos conselheiros, formas de gestão da UC, e o Plano de Manejo, bem como subsidiará a elaboração do plano de ações do Conselho”, disse a diretora Ângela Guirao, da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Entre os temas que serão desenvolvidos durante o curso estão a importância dos conselhos na gestão de unidades de conservação; gestão de conflitos; gestão participativa e gestão colaborativa; aspectos legais sobre a gestão da APA, baseados no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), Licenciamento e Fiscalização Municipal.
O curso é realizado às terças-feiras, das 19h às 22h. Um dos módulos está agendado para sábado, 27 de novembro, das 13h30 às 17h30.
APA Campinas
APA de Campinas abrange aproximadamente um terço do território, incluindo os distritos de Sousas e Joaquim Egídio e os bairros Núcleo Carlos Gomes, Chácaras Gargantilha e Jardim Monte Belo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare