Connect with us

Geral

Mata Santa Genebra abre agendamento para grupos escolares

imagem 46

Uma aula sobre meio ambiente diferente, feita ao ar livre, em um pedaço de floresta. Esta é a proposta da Fundação José Pedro de Oliveira com as visitas monitoradas de grupos escolares à Mata Santa Genebra. As inscrições para os meses de fevereiro e março estão abertas e o agendamento pode ser feito pelo link https://cutt.ly/ErAR9zM .

 

A atividade, aberta para a rede pública e privada, é gratuita e acontece às terças e quintas-feiras, em dois horários: 9h às 11h e 13h30 às 15h30. Cada escola poderá inscrever até um grupo, de no máximo 40 alunos, por mês. 

Advertisement

 

Para as crianças aproveitem mais a atividade, os monitores da Fundação orientam que os participantes usem roupas adequadas para caminhadas, levem filtro solar, repelente contra insetos, boné e garrafa de água. O uso de calça comprida e calçado fechado é obrigatório, para a segurança do grupo. 

 

Advertisement

A programação foi pensada para que os estudantes aprendam um pouco mais sobre a Mata e a importância da conservação deste fragmento de floresta. A primeira atividade do grupo é uma palestra, planejada de acordo com a faixa etária do grupo. O grupo também fará uma visita ao Gigante Jatobá e conhecer o Borboletário. No local, as crianças vão aprender sobre o ciclo de vida das borboletas, a diversidade das espécies, a importância deste inseto na vida da floresta e os mitos e verdades sobre este pequeno animal. 

 

Um piquenique debaixo das copas das árvores também faz parte do programa. O lanche deve ser providenciado pela escola ou pelos próprios alunos, já que na Mata não há venda de produtos. 

Advertisement

 

O passeio tem algumas regras a serem seguidas. Os visitantes não podem retirar qualquer material da floresta – lembranças só na mente e nas fotos; não devem aproximar-se ou alimentar os animais; arrancar folhas ou danificar plantas; fazer barulho excessivo (lembrando que a floresta é a casa de vários animais); entrar na Mata sem autorização dos monitores; transportar ou consumir qualquer tipo de alimento durante o percurso; desrespeitar as orientações dos monitores. 

 

Advertisement

“Queremos que as crianças e adolescentes que participam da  atividade conheçam a Mata e a sua importância para a conservação da biodiversidade, e que se tornem protetores desse patrimônio.”, disse a diretora da Fundação, Sabrina Kelly Martins. 

 

Mais informações sobre as ações da Fundação José Pedro de Oliveira podem ser obtidas no site www.fjposantagenebra.sp.og.vo.br ou pelo e-mail [email protected]

Advertisement

 

Sobre a Mata de Santa Genebra

 

Advertisement

A Mata de Santa Genebra é considerada a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas. A reserva ecológica possui 251,7 hectares de Mata Atlântica, totalizando um perímetro de 9 quilômetros. É uma Unidade de Conservação Federal com grande diversidade de fauna e flora nativa. Caracteriza-se como um importante remanescente preservado em meio urbano, utilizado para educação, pesquisa e conscientização ambiental.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare