Mata de Santa Genebra se consolida como laboratório vivo para ensino técnico e superior
A ARIE Mata de Santa Genebra, em Campinas, vem se destacando como espaço de aprendizagem prática para instituições de ensino técnico e superior. Na última quinta-feira, dia 16 de abril, a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da ARIE, recebeu grupo de alunos da disciplina de extensão em Ornitologia e Ciência Cidadã, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para uma atividade de observação de aves na unidade de conservação.
Durante a visita, os estudantes registraram 57 espécies de aves em uma atividade voltada ao treinamento prático. A docente responsável pela disciplina, Erica Cristina Pacífico de Assis, destacou a relevância da experiência. Segundo ela, o dia foi “mais que especial”, ressaltando o contato direto dos alunos com a biodiversidade local e a troca de conhecimento com o biólogo Thomaz Barrella, da FJPO.
Barrella também enfatizou a importância da aproximação entre a academia e a gestão ambiental. “Foi uma experiência muito produtiva e de fortalecimento do vínculo da gestão da unidade com o meio acadêmico”, afirmou.
Alunos da PUC-Campinas
Além da Unicamp, a FJPO também recebeu, na última quarta-feira, dia 15, 11 estudantes do curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET), financiado pelo Ministério da Educação. A visita técnica incluiu diálogo com especialistas da Fundação e uma caminhada de aproximadamente 5km pela área da mata.
A atividade teve como objetivo proporcionar aos alunos uma visão prática sobre os desafios e oportunidades da gestão de unidades de conservação em áreas urbanas. A tutora do grupo PET Biologia, Luciane Kern Junqueira, também integra o Conselho de Administração da Fundação.
Para a estudante Mariana Salvi, participante do programa, experiências como essa são fundamentais para a formação acadêmica. “As visitas técnicas enriquecem o aprendizado, despertam a curiosidade científica e fortalecem a consciência ambiental, tornando o ensino mais concreto e inspirador”, destacou.
Instituições de ensino interessadas em realizar atividades educativas na ARIE Mata de Santa Genebra podem encaminhar solicitações para o e-mail contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br.