Connect with us

Geral

Mata de Santa Genebra recebe treinamento de combate a incêndios

imagem 196

A Mata de Santa Genebra recebeu na terça-feira, 25 de março, um treinamento de combate a incêndios. A ação foi promovida pela Defesa Civil, em parceria com a Fundação José Pedro de Oliveira, Unidade de Vigilância em Zoonozes (UVZ), Exército e Corpo de Bombeiros.

Trinta pessoas participaram do treinamento, que faz parte da Operação Estiagem. No período da manhã, a aula foi teórica, já a tarde, os servidores participaram de uma simulação de incêndio.

Essa é uma ação muito importante. O que precisamos é ter cada vez mais pessoas capacitadas no combate a incêndios, já que Campinas conta com a Mata de Santa Genebra e outras importantes áreas de preservação”, disse o presidente da Fundação, Cidão Santos.

Advertisement

Os servidores aprenderam sobre como se comportar e agir durante incêndios e também receberam informações sobre elementos do fogo, gases nocivos e a utilização dos Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR´S).

Para o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, treinamentos como este são fundamentais para o atendimento de ações de prevenção e combate a incêndios nas matas. “Foi muito importante, porque tivemos a participação de representantes de Monte Mor, da Sanasa e do Exército. Essa integração é fundamental para enfrentarmos o período de estiagem que, todos os anos, representa uma apreensão para Campinas e para a RMC”, disse.

Furtado também ressaltou que o Exército tem sido um grande parceiro para o município. “Essa parceria é importante na prevenção e combate a incêndios e Exército poderá auxiliar a Mata caso haja uma ocorrência significativa”, completou.

Advertisement

Operação Estiagem
A Operação Estiagem 2021 começa neste sábado, dia 1º de Maio, e vigora até 30 de setembro. Esta época do ano é marcada principalmente por queimadas em áreas de vegetação, baixa umidade relativa do ar, quedas bruscas de temperatura e baixa vazão dos mananciais. A coordenação da Operação é da Defesa Civil e o Comitê Gestor da Operação é constituído por várias secretarias e autarquias municipais.
A Operação Estiagem tem como foco principal a intensificação no monitoramento e no combate a incêndios. As queimadas, junto com a baixa umidade do ar, provocam problemas respiratórios nas pessoas, que acabam procurando os serviços de saúde para atendimento médico.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare