Connect with us

Geral

Mata de Santa Genebra homenageia programa Terra da Gente com nova trilha

imagem 109

A Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da Mata de Santa Genebra, lançou neste sábado, 11 de junho, o projeto da trilha Expedição Grandes Árvores – Terra da Gente, em homenagem ao programa da EPTV, afiliada à Rede Globo, que comemora 25 anos no dia 21 de junho, pelo reconhecimento à contribuição para a valorização da natureza na região de Campinas

 

O prefeito Dário Saadi esteve presente na inauguração do novo projeto da Mata, que apelidou carinhosamente de “Trilha Terra da Gente”. “O meio ambiente é para ser preservado e nós temos que trabalhar cada vez mais para um desenvolvimento sustentável e preservar toda esta natureza para as futuras gerações”, explicou. 

Advertisement

 

O objetivo do projeto é valorizar a riqueza vegetal da Mata de Santa Genebra e despertar a consciência ecológica e o respeito pelas árvores e pela natureza. Também foram instaladas placas interpretativas pelo percurso das trilhas abertas à visitação pública e nos limites da Área de Interesse Ecológico (Arie) Mata de Santa Genebra com informações e curiosidades sobre as árvores e a natureza.

 

Advertisement

Para o presidente da Mata de Santa Genebra, Cidão Santos, este foi um dia especial de reverência ao programa, que há 25 anos já falava de educação ambiental e conexão com a natureza. “Pelo Terra da Gente tantas pessoas ampliaram o conhecimento e despertaram o vínculo com a natureza”, disse. 

 

O secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, agradeceu a parceria com a Fundação pelas inúmeras atividades realizadas e intensificadas durante a Semana do Meio Ambiente de Campinas – Semeia 2022 – O Clima Muda… E você? “A Secretaria do Verde está cada vez mais próxima da equipe da mata para fazer esta trilha que vai poder nos levar até árvores de mais de 360 anos, ou seja, de 110 anos antes da cidade de Campinas ser fundada”. 

Advertisement

 

A trilha possui 8km e será aberta ao público por meio de agendamento a partir de julho. Durante o percurso é possível apreciar algumas das árvores centenárias conhecidas como “gigantes da floresta”: jequitibá-rosa (340 anos); peroba-rosa (300); figueira-branca (300); jatobá (260); pau-d’alho (200); cedro-rosa (150); copaíba (120); maria-preta (100); paineira (90); canxim (47).

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare