O dia 22 de agosto é o Dia do Folclore Brasileiro e a Mata de Santa Genebra convida os campineiros e todos os que se interessarem para conhecer a Trilha do Folclore. Para se conectar com a natureza, esta e outras trilhas podem ser percorridas por meio das Visitas Autoguiadas e das Visitas Monitoradas. Na Trilha do Folclore Brasileiro, ao iniciar o passeio, rodeado de grandes árvores, os visitantes se deparam com placas ilustradas com personagens da cultura popular do Brasil, que têm sua origem ligada à valorização da natureza e podem ser vistas durante todo o caminho. Logo de início, surge a Cuca, a bruxa simpática, protetora da floresta, que aparece desenhada em uma placa no começo do trajeto.
Durante a caminhada, é possível conferir diversas lendas expostas nas placas com os principais personagens do folclore brasileiro, como a do Neguinho do Pastoreio (capaz de encontrar as coisas perdidas por entre os ramos das árvores); da Mula Sem Cabeça (que combate as queimadas na mata); da Iara (sereia que cuida dos rios e lagos da floresta); do Saci Pererê (moleque travesso, que ‘prega peça’ nas pessoas); do Boitatá (a cobra de fogo protetora das matas); do Curupira (protetor da natureza) e do Boi Falô (do folclore do distrito de Barão Geraldo).
Além da Trilha do Folclore, diversas outras trilhas podem ser exploradas na Mata. Confira:
Visita Autoguiada
Nesse projeto, as visitas serão autoguiadas e os visitantes caminharão sem o acompanhamento de um condutor pelos roteiros pré-determinados. Monitores estarão à disposição para esclarecimento de dúvida na sede da Fundação José Pedro de Oliveira.
Para participar, clique no link https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-autoguiadae preencha o formulário para realizar a inscrição. Deverá ser feita uma inscrição para cada participante, inclusive crianças.
Os visitantes poderão ter acesso ao roteiro da Trilha do jatobá e Borboletário; Viveiro de mudas nativas; Trilha do Folclore, Laguinho da Sanã e Meliponário.
Visita monitorada
Para grupos com mais de 10 pessoas as pessoas podem verificar a possibilidade de contratação de um condutor de visitantes. O grupo será acompanhado por uma ou mais pessoas com formação específica para realizar atividades educativas na Mata de Santa Genebra.
Os visitantes poderão ter acesso ao roteiro da Trilha do Jatobá e Borboletário, viveiro de mudas nativas, Trilha do Folclore, Laguinho da Sanã, Meliponário, Trilha do Canxins, Contorno da Floresta. Mais informações em https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-monitorada-para-grupos.
Trilhas e passeios
Trilha do Jatobá e Borboletário
Extensão da Trilha do Jatobá: 500 metros
Extensão completa do roteiro: 900 metros
Classificação: leve
Duração aproximada do roteiro: 30 minutos
O roteiro envolve caminhada em trilha e pela estrada que contorna a floresta. Durante a caminhada os visitantes poderão fazer paradas para contemplar o gigante Jatobá com quase 30 metros de altura e o Borboletário Santa Genebra.
Trilha do Folclore Brasileiro e Borboletário
Extensão da Trilha do Jatobá: 100 metros
Extensão completa do roteiro: 800 metros
Classificação: leve
Duração aproximada do roteiro: 20 minutos
O roteiro é destinado ao público infantil e envolve caminhada em trilha e pela estrada que contorna a floresta. Durante a caminhada, placas apresentam aos visitantes alguns personagens do folclore brasileiro. Ao término da trilha os visitantes poderão visitar o Borboletário Santa Genebra
Laguinho da Sanã
Extensão completa do roteiro: 1.600 metros
Classificação: leve
Duração aproximada do roteiro: 1h
O roteiro envolve uma caminhada agradável pela estrada que contorna a floresta.
O Laguinho da Sanã fica a 800 metros da sede e é um local propício para o avistamento de aves e contemplação da natureza. O local conta com uma pequena lagoa artificial e, nas épocas mais secas do ano, é possível ter acesso ao riacho.
No Laguinho, os visitantes poderão ainda visitar o Meliponário e conhecer o trabalho de conservação das abelhas nativas sem ferrão.
Trilha dos Canxins
Extensão da Trilha dos Canxins: 1.200 metros
Extensão completa do roteiro: 5 quilômetros
Classificação: leve
Duração aproximada do roteiro: 1h30
O roteiro envolve caminhada pela estrada que contorna a floresta e pela Trilha dos Canxins. Durante o percurso, você poderá fazer paradas no Borboletário Santa Genebra, Laguinho da Sanã e no Marco Central da Mata.
Contorno da Floresta
Extensão completa do roteiro: 8 quilômetros
Classificação: moderada
Duração aproximada do roteiro: 2h30
O roteiro envolve caminhada pela estrada que contorna a floresta. Durante o percurso, você poderá fazer paradas no Borboletário Santa Genebra e no Laguinho da Sanã. Considere a necessidade de bom preparo físico para percorrer a caminhada de 8km.
Recomendações
Para a proteção dos visitantes é necessário trajar calça comprida e calçado fechado, para evitar acidentes com plantas e animais.
O ambiente de floresta também apresenta muitos mosquitos. Dessa forma, o uso de repelente para insetos é fundamental para aumentar o conforto na atividade.
As atividades na Mata de Santa Genebra podem ser canceladas em caso de chuva ou ventos fortes. Então é sempre bom checar antes.
Sobre a Mata de Santa Genebra
A Mata de Santa Genebra possui 251,77 hectares de áreas verdes protegidas com rica biodiversidade. Com a sede localizada na rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo, a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Mata de Santa Genebra representa uma rara oportunidade de lazer em contato direto com uma área protegida de mata atlântica no Interior de São Paulo.
A unidade de conservação oferece opções diversas para públicos com diferentes interesses e necessidades. É possível realizar trilhas, visitas ao borboletário, ao meliponário e ao viveiro de mudas nativas. Além disso, conta com boa estrutura de banheiros, bebedouro e área para piquenique em sua sede.
Os visitantes se deparam com centenas de espécies de árvores nativas e frutíferas, e podem dar sorte de presenciar a visita de macacos-prego, bugios, saruês, além de belíssimas e raras espécies de aves. Também moram entre as árvores animais como cachorro-do-mato, lontra, jaguatirica e até onça-parda. A Mata é um berçário para as onças-pardas que utilizam o local para reprodução. As onças passam um tempo no local mas depois migram para outro território. O animal evita o contato com as pessoas e foge de qualquer aproximação com seres humanos. A onça-parda não ataca o homem, somente se forem acuadas.