Connect with us

Geral

Mário Gatti reserva dois dias para fazer 20 cirurgias de coloproctologia

imagem 63

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti realizará um conjunto de cirurgias de pequena complexidade neste sábado, 9 de abril, e na próxima sexta-feira, dia 22. Estão programados 20 procedimentos em coloproctologia, que incluem cirurgias, sem necessidade de internação, para doenças como hemorroida, fístula e cisto pilonidal.

 

 

Advertisement

A estratégia, a primeira realizada pela especialidade no Mário Gatti, retoma as cirurgias de pequena complexidade em proctologia, que ficaram represadas durante a pandemia.

 

 

Advertisement

O médico Joaquim José Oliveira Filho, do Serviço de Coloproctologia do hospital, observa que doenças como hemorroida, fístula e cisto não colocam a vida dos pacientes em risco, mas incomodam muito, interferem na qualidade de vida e levam a altos índices de afastamento do trabalho.

 

 

Advertisement

Duas salas de cirurgias foram reservadas para as cirurgias e duas equipes, com proctologistas, anestesistas e enfermagem trabalharão neste sábado e no próximo dia 22.

 

 

Advertisement

Os pacientes que passarão por cirurgia foram selecionados tendo como critério principal o tempo de espera pelo procedimento. Eles já passaram por avaliação pré-operatória, fizeram os exames necessários e estão aptos para a realização da intervenção.

 

 

Advertisement

A hemorroida é uma doença que faz com que as veias ao redor do ânus ou reto inflamem e dilatem, causando dor e sangramento. É comum em adultos acima de 40 anos e a cirurgia é uma das cinco mais realizadas entre as que acometem o aparelho digestivo.

 

 

Advertisement

As fístulas são menos comuns – são caracterizadas pelo surgimento de um canal anômalo entre o anus e o reto e podem causar dor e infecção. Já o cisto pilonidal é um problema crônico em que se forma um nódulo ou cisto inflamado envolvido por um tipo de “membrana”, que tem como conteúdo interno pelos, fragmentos de pele e glândulas sebáceas e também sudoríparas, e afeta especialmente os jovens.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare