Connect with us

Geral

Mário Gatti realiza eventos para discutir saúde mental no Setembro Amarelo

imagem 33

Em meio à pandemia e aos reflexos na saúde mental provocados pelo isolamento e o medo, a Rede Mário Gatti realiza neste mês, dentro do Setembro Amarelo dedicado à prevenção ao suicídio, duas atividades direcionadas às equipes multidisciplinares de assistência.

 

 

Advertisement

O “Setembro Amarelo: um olhar humanizado para si e o outro” ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 8 de setembro, para a equipe de assistência do Hospital Mário Gatti, e no dia 13 de setembro será dedicado aos profissionais que atuam no pronto atendimento, no Samu e no Hospital Ouro Verde. As inscrições para participação estão abertas e devem ser feitas juntos aos gestores das unidades.

 

 

Advertisement

“Trata-se de um evento de valorização da vida, de reforço à atenção aos sinais de alerta entre os profissionais, na família, nas relações, para a busca de tratamento”, afirma a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Fernanda Martins.

 

 

Advertisement

No Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos. Cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

 

 

Advertisement

Dados do Sistema de Notificação de Violência de Campinas (Sisnov) apontam que de janeiro a julho deste ano foram registradas 98 tentativas de suicídio na cidade e 33 acabaram em mortes. No mesmo período de 2020 foram 154 tentativas com 36 óbitos e em 2018 houve regstro de 148 tentativas com 47 mortes.

 

 

Advertisement

Fernanda observa que a Covid-19 colocou à prova a saúde mental dos profissionais da saúde, que tiveram que lidar com o luto, com o medo e as incertezas. “Alguns se fragilizaram, precisaram se afastar do trabalho porque tiveram Covid e também lidar com as sequelas. As unidades fizeram um trabalho de acolhimento, de escuta. Foi um sofrimento coletivo”, afirmou.

 

 

Advertisement

O “Setembro Amarelo: um olhar humanizado para si e o outro” ocorrerá na quarta-feira, dia 8, no anfiteatro do Hospital Municipal Mário Gatti, das 8h às 12h. No dia 13, o evento será das 14h as 18h20, na Sala Rute, no 3º andar do prédio administrativo do hospital.

 

 

Advertisement

O psiquiatra do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Fernando Yukio Tomita, falará sobre “Os fatores de risco e a prevenção ao suicídio/ o tratamento psiquiátrico em caso de tentativa de autoextermínio”. Na sequência, o psicólogo Ed Carlos de Faria trata da “Abordagem psicológica no atendimento do paciente que tentou suicídio/ a rede de saúde mental do município/ desospitalização”.

 

 

Advertisement

A enfermeira Karina Diniz Tavares Medina, especialista em saúde mental, abordará “A assistência humanizada e seus benefícios em saúde mental” e a pedagoga Lucimeire Martini, coordenadora da área de Humanização do Hospital Mário Gatti, falará sobre “A rede de apoio aos servidores do hospital municipal”.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare