Connect with us

Geral

Mário Gatti homenageia 330 voluntários que atuam no hospital

Publicado

em

Homenagear aqueles que dedicam parte do seu tempo atuando em prol do outro. Esse é o objetivo do café da manhã que será realizado nesta segunda-feira, 11 de dezembro, para os voluntários que atuam no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

 

São 330 pessoas que participam de um dos 25 projetos de humanização desenvolvidos na unidade hospitalar. É o maior contingente de voluntários do Transforma Campinas em um único espaço.

 

Diva Maria Rimoli é uma das voluntárias que atua no hospital. Uma vez por semana ela dá aulas de artesanato e pintura para mães que estão com filhos na UTI. Diva passou por momentos difíceis em 2015 e entrou num processo de depressão. Ela viu tudo mudar quando aceitou o convite para ser voluntária.

 

No começo, ela ficou em dúvida. Aceitou o convite, mas sem saber se continuaria ou não. Hoje, diz que foi a melhor escolha que poderia ter feito. “Voltei a me sentir útil. Agora tenho certeza que se todas as pessoas se doassem um pouquinho, o mundo seria muito melhor”.

 

Diva planeja, no futuro, fazer uma exposição com os quadros pintados pelas mães. “Quando você ganha para fazer um trabalho é muito bom, mas quando você se doa, é maravilhoso. É um amor que sai do coração, é algo que não tem dinheiro que pague”, completou.

 

Reconhecimento

 

 

Para o diretor presidente do Mário Gatti, Marcos Pimenta, a ação dos voluntários é essencial, porque traz alegria e conforto para quem está internado no hospital. “Ter essas pessoas conosco é muito gratificante. Torna a permanência dos pacientes mais leve e traz conforto para quem está hospitalizado. Agradeço a cada um pelo tempo e carinho dedicados a este trabalho”, disse.

 

Atualmente, no Mário Gatti são desenvolvidos 25 projetos sob responsabilidade da coordenadoria de Humanização do Hospital. “Os voluntários se tornaram fundamentais para rotina do hospital, eles acabam por ser também o lado bom da saúde e ajudam a diminuir a tensão no ambiente hospitalar. Acabam fazendo a terapia do amor, por meio de ações despretensiosas e muito acolhedoras”, disse a coordenadora de Humanização do hospital, Carmen Olmos.

 

Transforma Campinas

 

O Transforma Campinas é um movimento idealizado pelo empreendedor social de Pernambuco, Fábio Silva, apoiado por entidades assistenciais e pela Prefeitura de Campinas. Teve início em 2015, em Recife, como o nome “Transforma Recife”. Expandiu-se para Petrópolis (RJ) e em 2016 iniciou as atividades em Campinas, onde conta atualmente com mais de 4,3 mil voluntários cadastrados e 117 entidades associadas, inclusive de cidades da região, como Valinhos e Limeira.

 

No município, as vagas preenchidas são desde ações de um dia, que não envolvem formações profissionais específicas, como os “Embaixadores do Afeto”, até ações continuadas, que exigem formação profissional específica, como psicólogos, fotógrafos, professores, jornalistas, dentistas, entre outros.

 

Para se cadastrar no Transforma Campinas é simples. Basta acessar a página do movimento (https://www.transformacampinas.com.br), clicar no link e se cadastrar.

Geral

Pancadas de chuva isolada na região, especialmente no sábado

Publicado

em

Por

Segundo a previsão do tempo do Cepagri da Unicamp, a partir da tarde dessa sexta (22), a formação de nuvens cumuliformes poderá resultar em pancadas de chuva leve a moderada em pontos isolados da região.

Para o final de semana, a previsão é de condição variando entre predomínio de sol e céu parcialmente nublado.

A instabilidade termodinâmica moderada deverá proporcionar um ambiente para a formação de nuvens mais profundas, principalmente do tipo “cumulus congestus”, resultando em pancadas de chuva isolada na região, especialmente no sábado.

Sem indicativos de mudanças nas condições atmosféricas, as temperaturas ficam entre 21 e 31ºC.  A segunda-feira deve manter essas características. 

Continue Lendo

Geral

Unicamp divulga aprovados para a segunda fase do Vestibular 2021 e mudança na data das provas

Publicado

em

Por

Unicamp

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista dos candidatos aprovados na primeira fase do Vestibular Unicamp 2021, juntamente com uma mudança na data de aplicação das provas da segunda etapa. A lista está disponível na página da Comvest na internet (www.comvest.unicamp.br). 15.470 candidatos estão aprovados para a segunda fase.

A Comvest está transferindo os dois dias de aplicação da segunda fase de 7 e 8 de fevereiro de 2021 para os dias 8 e 9 de fevereiro, considerando a hipótese de candidatos do Vestibular Unicamp que também estejam inscritos na modalidade digital do Enem e para evitar aglomeração decorrente da maior circulação de estudantes na mesma data. Os locais de prova poderão ser consultados individualmente pelos candidatos a partir do dia 29 de janeiro, na página do Vestibular Unicamp 2021.

A Comvest também está disponibilizando na internet, as notas de corte por curso e a tabela com a relação candidatos-vaga para a segunda fase. Já as notas obtidas individualmente pelos candidatos na primeira fase, estarão à disposição para consulta a partir desta sexta-feira, 22 de janeiro. Este ano, 66.936 candidatos fizeram a prova da primeira fase, realizada nos dias 6 e 7 de janeiro. No ingresso pelo Vestibular Unicamp 2021, são oferecidas 3.237 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

Segunda fase
A segunda fase será realizada nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2021, com duração de cinco horas em cada dia. A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes). Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:

Primeiro dia – provas comuns a todos os candidatos.
– prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
– prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com oito questões;
– duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa.

Segundo dia – provas comuns a todos os candidatos:
– prova de Matemática com seis questões;
– prova interdisciplinar de Ciências Humanas com duas questões;
– prova interdisciplinar de Ciências da Natureza com duas questões;

Segundo dia – provas de conhecimentos específicos (PCE), conforme a opção de curso:

– candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Próximas datas
As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2021, em Campinas.

A primeira chamada será divulgada dia 10 de março e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula online (não presencial) no dia 15 de março, pela página eletrônica da Comvest. As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2021, disponível no site da Comissão.

Continue Lendo

Geral

Fatecs divulgam lista de classificação geral do Vestibular do 1º semestre de 2021

Publicado

em

Por

Está disponível em vestibularfatec.com.br a lista de classificação geral do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o primeiro semestre de 2021. O mesmo endereço eletrônico traz a primeira relação dos convocados para matrícula. Em respeito ao distanciamento social necessário para o controle da pandemia, os procedimentos para matrícula serão totalmente online.

Nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), os classificados devem fazer o upload legível no site do Vestibular, dos documentos requisitados para matrícula, relacionados na Portaria, obrigatoriamente nos formatos PDF, JPEG ou PNG – veja relação abaixo.

Convocação e matrícula online

Os candidatos receberão confirmação da convocação por e-mail (é importante não esquecer de verificar caixa de lixeira e spam). Os convocados deverão realizar o requerimento de matrícula por meio da interface do site do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). O envio dos documentos não garante a efetivação da matrícula, que dependerá da conferência, pela Secretaria Acadêmica da Fatec, dos documentos obrigatórios anexados pelo próprio candidato.

Quem não tiver acesso ao sistema poderá comparecer à Fatec, no período de matrícula, para utilização de um terminal de computador com acesso à internet, desde que não seja feriado municipal na cidade onde a unidade está sediada. Os interessados devem entrar em contato com a Fatec para verificar data e horário de atendimento. Para utilizar os equipamentos, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza (CPS).

É importante ressaltar que o acompanhamento das etapas do processo seletivo, a verificação das listas de convocação e leitura atenta do Manual do Candidato e da Portariado Vestibular são de inteira responsabilidade do candidato.

Confira as próximas datas importantes:

21 e 22 de janeiro – Envio de documentos para requerimento de matrícula;

28 e 29 janeiro – Matrícula dos convocados na primeira chamada;

1º de fevereiro – Divulgação da segunda lista de convocação;

2 de fevereiro – Matrícula dos convocados na segunda lista.

Caso as vagas oferecidas não sejam preenchidas na segunda chamada, novas listas serão publicadas exclusivamente nos sites das unidades. Cabe ao candidato acompanhar a convocação.

Documentos para matrícula

Para requerer a matrícula, os convocados para os 81 cursos superiores tecnológicos devem fazer o upload legível dos seguintes documentos:

  • documento de identidade – RG, carteira de identidade de militar pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar, cédula de Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) dentro da validade;
  • cadastro de pessoa física (CPF) ou documento contendo o número do CPF;
  • foto 3X4 de rosto recente, fundo neutro;
  • documento de quitação com o serviço militar para brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino;
  • histórico escolar completo do Ensino Médio (frente e verso);
  • certificado de conclusão do Ensino Médio (frente e verso).

Para os aprovados que concluíram o Ensino Médio por estudos equivalentes no exterior, no todo ou em parte, também é necessário o upload do parecer de equivalência de estudos realizados no exterior emitido pela Secretaria da Educação ou Conselho Estadual de Educação (frente e verso).

Documentos em língua estrangeira devem estar vistados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

Os beneficiados pelo item “escolaridade pública” do Sistema de Pontuação Acrescida devem fazer upload do histórico escolar ou declaração comprovando que cursaram integralmente o Ensino Médio ou EJA na rede pública municipal, estadual ou federal, com detalhamento das escolas onde estudaram.

Quem pretende obter aproveitamento de estudos em disciplinas já concluídas em outro curso superior deve apresentar a documentação referente à carga horária, ementa e programa da disciplina cursada e histórico escolar da instituição de origem – mais detalhes no Manual do candidato.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou em vestibularfatec.com.br.

Continue Lendo









<





Populares