Connect with us

Geral

Mário Gatti disponibiliza 14 leitos de UTI-Covid para outras doenças

imagem 213

O Hospital Municipal Mário Gatti disponibilizou nesta quarta-feira, 30 de junho, 14 leitos que estavam funcionando como UTI-Covid para pacientes com outras doenças. A medida visa reduzir a pressão por internação em leito de terapia intensiva para atendimento de pacientes com acidentes vasculares, cerebrais, de trânsito, entre outros.

 

 

Advertisement

A reversão desses leitos foi possível com a abertura, no início do mês, de 15 leitos de UTI-Covid no Hospital Mário Gatti-Amoreiras (antigo Hospital Metropolitano). Mesmo com a mudança, o SUS Campinas está com o dobro de leitos para doentes graves de Covid do que possuía em janeiro – eram 74 e, agora,149. Desse total, 30 estão no Hospital Mário Gatti, 55 no Ouro Verde,15 no Metropolitano e os demais na rede conveniada.

 

 

Advertisement

Na tarde desta quarta-feira, os leitos já estavam ocupados. Apesar do aumento da disponibilidade, no Hospital Mário Gatti havia, ainda, 35 pacientes não Covid à espera de internação em leitos de UTI ou enfermaria.

 

 

Advertisement

Segundo o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, a reversão dos leitos ocorre em um momento em que está havendo grande pressão por UTI não Covid, ao mesmo tempo em que os atendimentos nos gripários, embora ainda altos, estão menos pressionados – uma redução de 25% em relação aos meses anteriores. 

 

 

Advertisement

São casos menos graves de Covid no total de atendimentos e com menor encaminhamento para UTIs. Ainda assim, há espera de pacientes Covid para internação em UTI. 

 

 

Advertisement

Em live do prefeito Dário Saadi na segunda-feira, o presidente da Rede Mário Gatti informou que o motivo principal é que pacientes com menos de 60 anos estão permanecendo mais tempo em UTI dificultando, assim, a liberação de leitos para atender a fila de espera. Essa população permanecia em média entre 14 e 15 dias internada, e agora o tempo está em 19 dias.

 

 

Advertisement

O momento ainda é delicado e o acompanhamento da situação dos leitos geridos pelo município é feito diariamente, de acordo com as necessidades de internação dos pacientes.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare