Connect with us

Geral

Mário Gatti capacita profissionais para o Protocolo de Cirurgia Segura

imagem 201

O Hospital Mário Gatti inicia na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, as capacitações para o Protocolo de Cirurgia Segura. A ação faz parte da Campanha de Conscientização do Protocolo de Cirurgia Segura, celebrada no mês de maio.
Promovido pelo time de Cirurgia Segura do Hospital Mário Gatti, os treinamentos são direcionadas para profissionais das diferentes especialidades médicas, enfermagem e anestesia.
A capacitação prevê a formação de três grupos alvos que servirão como multiplicadores em todas as unidades do hospital envolvidas no cuidado ao paciente cirúrgico e também vão contribuir nas auditorias internas. Os auditores são responsáveis por certificar se o protocolo está acontecendo na prática.
Segundo o diretor técnico do Hospital Mário Gatti, Dr. Carlos Arca, a Campanha de Conscientização do Protocolo de Cirurgia Segura é uma importante ferramenta para o cuidado com o paciente cirúrgico. “A campanha reforça que todos devem seguir os passos do Protocolo de Cirurgia Segura, para garantir a segurança do seu paciente”, ressalta Arca no vídeo institucional que foi produzido para ilustrar a capacitação.
O objetivo da campanha, segundo a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Mário Gatti, Fernanda de Souza Martins, é prevenir eventos adversos, incidentes e não conformidades no cuidado ao paciente cirúrgico.
Conforme a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Mário Gatti, o primeiro grupo será formado por enfermeiras (os) das enfermarias, UTIs, endoscopia, central de materiais e pronto-socorros adulto e infantil. O segundo grupo será formado por todas as especialidades cirúrgicas e anestesistas. O terceiro será formado por quartetos, contemplando um médico cirurgião ou residente, um anestesista, um técnico de enfermagem e um enfermeiro.
A Cirurgia Segura é a 4ª Meta Internacional de Segurança do Paciente, conforme estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de diretrizes para garantir a segurança em cirurgias por meio da verificação de itens essenciais ao processo cirúrgico. O objetivo é garantir que seja realizado o procedimento correto, no local correto e no paciente correto.
Para saber mais sobre a Campanha de Conscientização do Protocolo de Cirurgia Segura, assista ao vídeo disponível no https://www.youtube.com/watch?v=z7Tj_iEO8NU .

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare