Connect with us

Geral

Mapa de helipontos de Campinas é atualizado pela Seplurb

imagem 150

Campinas possui, atualmente, 25 helipontos homologados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Aeronáutica. O conteúdo do mapa aeroportuário com os locais para pouso e decolagem de helicópteros na cidade foi atualizado nesta semana pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e está disponível no portal da Prefeitura, acessível em https://portal.campinas.sp.gov.br/servico/restricoes-aeroportuarias. 

 

 

Advertisement

De acordo com as informações do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Deplan) da pasta, responsável pela atualização da base de dados no portal da Prefeitura de Campinas, esses 25 helipontos possuem 90 rampas para acesso de pouso e decolagem demarcadas no espaço aéreo do município, com diferentes inclinações e comprimentos (cada heliponto pode ter uma ou várias rampas). 

 

 

Advertisement

O mapa aeroportuário serve de parâmetro para construções na cidade, diz a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho. Segundo ela, é importante os dados estarem sempre atualizados, pois as obras devem obedecer limitações de altitude, de acordo com as regras de segurança aeronáutica de trânsito de aeronaves. “Empreendedores precisam seguir a legislação em seus projetos e a equipe da Seplurb utiliza essas informações para avaliar a aprovação das obras. Por segurança, para o tráfego de aeronaves e para a população, esses dados são verificados constantemente”, explica.

 

 

Advertisement

Restrições aeroportuárias

 

 

Advertisement

Além dos helipontos, Campinas possui dois importantes aeroportos, Viracopos (para grandes aeronaves e voos nacionais e internacionais) e Amarais (para aeronaves de menor porte, particulares e comerciais), que também têm várias zonas de restrições aeroportuárias. As construções próximas de áreas de tráfego aéreo devem ser homologadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Comando da Aeronáutica (COMAER).

 

 

Advertisement

Por meio da plataforma, que pode ser acessada em https://restricoes-aeroportuarias.campinas.sp.gov.br/, as informações de cada área da cidade estão lançadas com a localização geoespacial para consulta, que pode ser feita clicando no lote no mapa da cidade disponível no portal. É possível saber se determinado lote/terreno possui ou não restrição aeroviária e qual é ela, baseada na legislação, principalmente o limite de altura para construção e de objetos projetados no espaço aéreo (como torres de transmissão, parques eólicos e antenas, por exemplo). 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare