Connect with us

Indaiatuba

Mais de 1.500 pessoas prestigiam apresentação do Vidart

imagem 63

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

Mais de 1.500 pessoas prestigiaram a apresentação do Projeto da Secretaria de Educação, de arte circense, Vidart. O espetáculo aconteceu nos dias 3 e 4 de outubro, no Ciaei, e contou a história dos Clássicos da Disney. Cerca de 180 alunos das Emebs Wladimir Olivier e Padre Joaquim Aparecido Rocha sob a orientação dos professores Ana Bicudo, Eduardo Canil, Erica Marcelli, João Oliveira, Lucilene Melo, Miriam Carrilho e Simone Campos Sales, se transformaram em príncipes, princesas, heróis, vilões, fadas, bruxas e seres encantados encantaram a plateia.

Em novembro haverá mais duas apresentações com o tema e Bom dia, todas as cores!. Neste espetáculo se apresentarão os alunos das Emebs “Profª. Cleonice Lemos Naressi”, “Profª. Maria Benedicta Guimarães” e na “Profª. Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”.

Advertisement

Projeto Vidart

O projeto de arte circense Vidart faz parte do currículo escolar da Rede Municipal e ensina para alunos do período integral e núcleo comum diversas modalidades circenses como: realizadas aulas de malabares, diabolôs, chapéu chinês, perna de pau, acrobacias de solo, acrobacias coletivas, monociclo, trapézio fixo, tecido acrobático, dança, entre outros. É desenvolvido em cinco unidades escolares: Emebs “Profª. Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”, “Profª. Cleonice Lemos Naressi”, “Wladimir Olivier”, “Padre Joaquim Aparecido Rocha” e “Profª. Maria Benedicta Guimarães” e conta com a participação de aproximadamente 400 alunos.

A prática circense reforça a importância do respeito, da disciplina, da responsabilidade e do interesse pelas aulas. Cabe ainda destacar que a prática das atividades circenses aumenta a capacidade de concentração dentro das salas de aula, além de promover a autoconfiança. Além da questão corporal, o projeto Vidart adquire grande importância no processo de inclusão social, pois proporciona alternativas para diversas questões sociais. Este trabalho funcionou como um apoio educacional importante, com reflexos no aumento da responsabilidade, do respeito e da autonomia, bem como o acesso à cultura e à prática corporal saudável.

Advertisement

As aulas são desenvolvidas por 7 professores formados em Educação Física que estão sempre se atualizando através de cursos e capacitações circenses. São os professores: Ana Lucia Bicudo, Carlos Eduardo Canil, Erica Marcelli, João Paulo de Oliveira, Lucilene de Oliveira Melo, Miriam Carrilho e Simone Ribeiro de Campos Salles.

Ao final de cada ano letivo o aluno conclui um ciclo de aprendizagem, onde é demonstrado através de espetáculo, transformando alunos em verdadeiros artistas.

Neste ano, faremos dois espetáculos baseados nos seguintes temas: Clássicos da Disney (Padre Joaquim Aparecido Rocha e Prof. Wladimir Olivier) e Bom dia, todas as cores! (“Profª. Cleonice Lemos Naressi”, “Profª. Maria Benedicta Guimarães” e na “Profª. Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”).

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare