Connect with us

Geral

Mais 16 profissionais de quatro cidades são capacitados para operar drones

imagem 240

Profissionais de quatro cidades concluíram nesta sexta-feira, dia 22 de julho, o quinto curso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS – sigla em inglês), coonhecidas como drones. A capacitação contou com 16 alunos e teve carga horária de 24 horas.
As aulas foram realizadas no Centro de Resiliência da Defesa Civil no Parque Ecológico. Além de profissionais de Campinas, participaram agentes de Nova Odessa, Valinhos e Taubaté. Integrantes da Sanasa, Guarda Municipal e Secretaria de Habitação de Campinas também realizaram a capacitação.
O curso, promovido pela Defesa Civil e Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), ambos de Campinas, tem apoio da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) do governo do Estado e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SP (IFSP) de Rio Claro. Os drones podem ser utilizados em vistorias em áreas de risco, monitoramento de queimadas, além de auxiliarem em atividades das áreas da saúde e segurança.
De acordo com o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, a cidade assumiu o compromisso de auxiliar outros municípios em ações relacionadas à prevenção de desastres. É um de seus papéis como o primeiro Centro de Resiliência do Brasil indicado pelo Comitê de Coordenação Global da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) e Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres-UNDRR.
Para os municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a habilitação também atende à necessidade daqueles que desejam criar um Centro de Operação de Emergência (COE), contou Furtado. O recurso do Conselho da RMC para instalação dos COEs, espaços para discussão e desenvolvimento de medidas de prevenção de desastres, em municípios da região, são aprovados somente após os gestores das respectivas Defesas Civis terem se certificado para a operação dos drones.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare