Connect with us

Geral

Mais 13 mortes foram registradas em Campinas, totalizando 1.579 óbitos pela doença

Publicado

em

Os dados da pandemia de Covid-19 em Campinas foram atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira, dia 20 de janeiro. Mais 13 mortes foram registradas no município, totalizando 1.579 óbitos pela doença. Outras 11 mortes estão em investigação.

Campinas tem 57.220 casos confirmados do novo coronavírus (648 a mais que ontem, terça-feira, dia 19), 651 estão sendo investigados (um a menos) e 145.170 foram descartados (1.615 a mais).

Dos casos confirmados, 54.905 pessoas já se recuperaram (543 a mais), 241 estão internadas com Covid-19 – duas a menos – e 375 estão em isolamento domiciliar, 204 a mais.

Perfil das vítimas

Das novas vítimas fatais, sete eram mulheres e seis eram homens; 11 tinham comorbidades e dois não apresentavam outras doenças. Com relação à faixa etária, 12 tinham mais de 60 anos, sendo uma maior de 90 anos, duas entre 80 e 89, cinco entre 70 e 79 e quatro entre 60 e 69 anos. Uma das vítimas tinha entre 30 e 39 anos.

Sobre as vítimas

– Mulher de 83 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 15 de janeiro em hospital privado. O exame foi em hospital privado.

– Mulher de 75 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 18 de janeiro em hospital privado. O exame foi em hospital privado.

– Homem de 68 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 19 de janeiro em hospital público. O exame foi em hospital privado.

– Homem de 67 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 14 de janeiro em hospital privado. O exame foi em hospital privado.

– Homem de 71 anos. Não tinha comorbidades. Morreu dia 15 de janeiro em hospital privado. O exame foi em hospital privado.

– Mulher de 75 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 17 de janeiro em hospital privado. O exame foi em hospital privado.

– Homem de 71 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 12 de janeiro em hospital privado. O exame foi em hospital privado.

– Homem de 86 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 16 de janeiro em hospital privado. O exame foi em hospital privado.

– Mulher de 92 anos. Não tinha comorbidades. Morreu dia 17 de janeiro em hospital privado. O exame foi em hospital privado.

– Homem de 63 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 9 de janeiro em hospital público. O exame foi no laboratório do Instituto Adolfo Lutz.

– Mulher de 67 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 18 de janeiro em hospital público. O exame foi no laboratório do Instituto Adolfo Lutz.

– Mulher de 72 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 19 de janeiro em hospital privado. O exame foi em hospital privado.

– Mulher de 34 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 10 de janeiro em hospital público. O exame foi no laboratório do Instituto Adolfo Lutz.

Informações

Todas as informações sobre o novo coronavírus ou a Covid-19 podem ser acessadas no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br. Na ferramenta, as pessoas encontram todas as medidas do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus e também podem tirar dúvidas e ter acesso à atualização dos dados da doença em Campinas.

Geral

Contribuinte pode baixar programa da declaração do IR a partir de hoje

Publicado

em

Por

A partir das 8h desta quinta-feira (25), os contribuintes podem baixar o programa de preenchimento e de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020). O programa para computador estará disponível na página da Receita Federal na internet.

O prazo de entrega começará na próxima segunda-feira (1º), às 8h, e irá até as 23h50min59s de 30 de abril. Neste ano, o Fisco espera receber até 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações.

Pelas estimativas da Receita Federal, 60% das declarações terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir e 19% terão imposto a pagar.

Assim como no ano passado, serão pagos cinco lotes de restituição. Os reembolsos serão distribuídos nas seguintes datas: 31 de maio (primeiro lote), 30 de junho (segundo lote), 30 de julho (terceiro lote), 31 de agosto (quarto lote) e 30 de setembro (quinto lote).

Novidades

As regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda foram divulgadas ontem (24) pela Receita. Entre as principais novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis e a criação de três campos na ficha “Bens e direitos”, para o contribuinte informar criptomoedas e outros ativos eletrônicos.

Até esta sexta-feira (26), as empresas, os bancos, as demais instituições financeiras e os planos de saúde estão obrigados a fornecer os comprovantes de rendimentos. O contribuinte, no entanto, pode adiantar o trabalho e juntar documentos como contracheques e recibos, no caso de rendimentos, e notas fiscais, usadas para comprovar deduções.

fonte ebc

Continue Lendo

Geral

Unicamp e Santander criam hub para inovação e geração de tecnologias no Instituto de Computação

Publicado

em

Por

Uma parceria entre Unicamp e o Santander Universidades estabeleceu um hub de inovação no Instituto de Computação (IC) da Universidade, cujo espaço físico foi inaugurado nesta quarta-feira (24).

A parceria tem como objetivo o fomento da inovação e o desenvolvimento de tecnologias digitais e conta com R$2,5 milhões de investimento do Santander em bolsas de mestrado e doutorado. Serão estimuladas pesquisas em áreas como inteligência artificial, aprendizado de máquinas e internet das coisas.

O investimento inicial será utilizado para financiar nove bolsas de mestrado e oito de doutorado. O espaço do hub, conforme pontua o diretor do IC, Anderson de Rezende Rocha, funcionará como um laboratório onde pesquisadores possam desenvolver seus estudos. “Nosso objetivo é desenvolver pesquisa de ponta que leve à inovação e à geração de conhecimento e que ao mesmo tempo tratem problemas de interesse do parceiro”, afirma.

Para ele, a parceria tem um grande potencial, tende a ser duradoura e trará benefícios tanto para a Universidade como para o Santander. “Para o IC, a parceria permite trabalhar em problemas em sintonia com a indústria, que são de interesse no momento e que podem gerar impacto direto, social e econômico, para a população. Para o parceiro, eles terão um contato direto com a academia e com a Universidade, onde há pesquisadores de ponta trabalhando em problemas que podem se converter em soluções importantes para serem aplicadas no dia-a-dia”, avalia.

Outra frente de desenvolvimento do hub está voltada para a troca de conhecimento e de experiências entre ambas as partes. Serão oferecidos regularmente workshops entre profissionais do Santander, alunos e pesquisadores da Unicamp. Também estão previstos eventos de recrutamento, feiras e hackathons [maratonas de programação].

Continue Lendo

Geral

Temporais são esperados entre quarta e quinta-feira (24 e 25/02)

Publicado

em

Por

O Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), divulgou boletim, afirmando que, “devido ao calor, podem ocorrer temporais localizados”, na região, entre esta quarta e quinta-feira (24 e 25/02).

Para minimizar o efeito das chuvas e tempestades, nesta época do ano, o Governo do Estado de São Paulo, realiza a “Operação Verão” 2020/2021. A iniciativa prevê a formulação tanto de planos preventivos, realizados durante todo o ano, quanto de contingência, feitos em conjunto com outros órgãos municipais e contando com a participação da sociedade. 

A operação começou oficialmente em dezembro e vai até, pelo menos, o final de março de 2021, podendo ser prorrogada, se necessário, por razões climáticas. Uma orientação importante, vinda da Defesa Civil municipal, para evitar acidentes, é que a população limpe as canaletas de vielas e descarte corretamente os resíduos, orgânicos e recicláveis, nos equipamentos disponibilizados pela Prefeitura, seja por meio da coleta porta a porta de material orgânico, seja por meio da coleta seletiva via PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros Materiais Recicláveis) e LEVs (Locais de Entrega Voluntária de recicláveis). O descarte incorreto de garrafas pet, objetos plásticos e de material orgânico, em tempos de chuvas de verão, típica deste período, contribui para a obstrução de canaletas e bueiros, provocando alagamentos.

Confira abaixo as dicas da Defesa Civil de como se comportar durante os temporais, seja em casa, seja em espaços públicos.

Saiba o que fazer, quando:

1) há previsão de chuvas fortes:

– Verificar as condições de conservação das paredes e do madeiramento do telhado.

– Desligar os aparelhos eletrônicos e a chave geral de energia;

– Em locais de alagamento brusco, evitar caminhar, trafegar com bicicleta ou outro veículo, pois pode haver buracos, formação de enxurrada e outros riscos. Recomenda-se aguardar em local alto e seguro até a chuva passar.

2) Se está dentro do carro, durante chuva forte:

– Caso esteja em local seguro e ocorram chuvas fortes na cidade, não se aventure a enfrentar alagamentos, pois os riscos são muito grandes.

– Não feche cruzamentos e facilite a passagem de veículos de socorro.

– Quando possível, evite dirigir sob fortes chuvas. Pare em local seguro e espere a chuva passar. O mais importante é manter sempre a calma. Assim você consegue ajudar a si e a outras pessoas.

3) há ocorrência de raios:

Cuidados fora de casa:

– Abrigue-se em uma casa, edifício;

– Caso esteja em um veículo, não saia. Feche os vidros e não encoste nas parte metálicas;

– Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias, campos de futebol, etc;

–  Se estiver no mar, rio, lago ou piscina, saia imediatamente;

– Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, etc;

– Afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame, etc;

– Evitar jogar bola, nadar e fazer exercícios em locais abertos, onde há risco de ser atingido por raio; 

– Evite soltar pipas e não carregue objetos, como canos e varas de pesca;

– Evite andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;

– Se não houver nenhum abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos até a tempestade passar. Não deite no chão.

Cuidados em casa:

– Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como televisores, geladeiras e fogões;

– Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.

Continue Lendo









<





Populares