Connect with us

Geral

Maio Amarelo: professores participam de curso sobre mobilidade urbana

imagem 150

Integrar a educação de trânsito ao currículo escolar, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Este é o objetivo da Formação de Professores promovida pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
Na próxima terça-feira, 25 de maio, a partir das 14h, será realizado o primeiro encontro virtual de capacitação de educadores deste ano, que visa à introdução de conteúdos de mobilidade urbana sustentável, inclusiva e segura nas escolas.
O “Encontro Virtual de Formação de Professores” terá transmissão ao vivo no canal da Emdec no YouTube (www.youtube.com/emdecoficial). Poderão participar professores de Educação Básica das redes municipal, estadual e particular, de qualquer cidade do país. A população em geral também poderá assistir ao evento. Para melhor diálogo com as instituições de ensino, a Emdec recomenda que os participantes se cadastrem previamente no endereço eletrônico bit.ly/professoresmaio2021 .
O encontro contará com profissionais da área de educação de trânsito da Setransp/Emdec e com a psicopedagoga convidada Flávia Vivaldi, doutora em Educação e mestre em Psicologia Educacional pela Unicamp. Vivaldi também é especialista em Relações Interpessoais e Desenvolvimento da Autonomia Moral na Escola, pela Unifran, e mestre em Programas de Intervenção Psicológica em Contextos Educativos pela Faculdade de Psicologia da Universidad Complutense de Madrid.
Esta formação incorpora a educação para a mobilidade às propostas pedagógicas”, comenta o secretário municipal de Transportes, Vinícius Riverete. “Vamos oferecer ferramentas aos professores para que trabalhem esses temas, que são fundamentais ao uso consciente dos espaços urbanos”.
Pretendemos estabelecer um amplo e constante relacionamento com educadores das redes pública e privada, para ampliarmos e qualificarmos a abordagem da mobilidade urbana sustentável nas escolas”, destaca o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.
Já a gerente de Educação para a Mobilidade da Emdec, Roberta Mantovani, explica que estão previstos seis encontros formativos, em que serão oferecidos materiais de apoio aos professores: “O evento do dia 25 será de mobilização e apresentação da proposta, dentro do Plano de Educação para a Mobilidade 2021-2024. De junho e novembro, trabalharemos quatro eixos principais, na esfera da mobilidade urbana: sustentabilidade; história, cultura e pertencimento; protagonismo, escolhas coletivas e promoção da saúde; e cidadania, diversidade, inclusão e acessibilidade”.
Assim, de acordo com Mantovani, a Setransp e Emdec promoverão um “olhar sistêmico” sobre o tema.
Saiba mais
Para mais informações e orientações sobre o “Encontro Virtual de Formação de Professores”, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] .
Maio Amarelo 2021
O evento integra a programação do Maio Amarelo Campinas 2021, movimento em defesa da vida no trânsito. Acesse informações e materiais do Maio Amarelo em www.emdec.com.br/maioamarelo .

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare