Connect with us

Geral

Maio Amarelo: passeio ciclístico reúne 800 pessoas na região do Ouro Verde

imagem 350

Manhã de domingo ensolarada, com temperatura agradável. Sob essas condições climáticas, cerca de 800 ciclistas pedalaram em defesa de vidas no trânsito, durante o “Passeio Ciclístico Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vidas!”, realizado no dia 29 de maio, na região do Distrito do Ouro Verde. 

 

A realização foi uma parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) com as secretarias de Transportes, Esporte e Lazer, Saúde, o Departamento de Vigilância em Saúde (DEVISA) e a Sanasa. Além de diversos grupos de ciclistas do município, que contribuíram para a construção da ação.  

Advertisement

 

“Foi um dia histórico, da mobilidade sustentável, em Campinas. Um passeio para chamar a atenção da sociedade para a importância dessa atividade. Vamos fazer, cada vez mais, isso. Para mostrar para a sociedade que a bicicleta também é um meio de deslocamento importante; e os ciclistas devem ser respeitados no trânsito”, enfatizou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, que participou do passeio. 

 

Advertisement

O secretário de Transportes, Fernando de Caires, também pedalou. “É bem legal ver a população unida, pedalando. Pedalar é vida”, avaliou. Como representante do Legislativo, esteve presente no passeio ciclístico o vereador Rodrigo Luis de Barros Almeida, o Rodrigo da Farmadic. 

 

 Antes do início do Passeio foi realizado um minuto de silêncio, em memória ao ciclista que perdeu a vida durante um trágico acidente na tarde de sábado, 28 de maio, na região da Vila Anhanguera, nas proximidades do Corredor BRT Perimetral. Foram distribuídas camisetas do Maio Amarelo aos participantes.  

Advertisement

 

Percurso

 

Advertisement

O Passeio Ciclístico teve largada e chegada na Rua Waldemar Bristotti, próximo à Praça Emil Rached, na Vila Aeroporto. Com 5,6 km, os ciclistas percorreram vias como a Suaçuna, Ruy Rodriguez, Armando Frederico Renganeschi e Coacyara. Além da Vila Aeroporto, abrangeu bairros como DIC’s, Jardim Cristina, Parque Dom Pedro II e Jardim Ouro Verde. Durante o percurso teve dois pontos de apoio para distribuição de água e frutas. 

Carla Regina Fernandes Victor, que é administradora de empresas, participou do Passeio. “A causa é justa. A gente está aí para conscientizar as pessoas de que as ruas não são somente dos carros. Tem que conviver juntos”. 

 

Advertisement

 Emerson Oliveira, que é vendedor, também gostou do Passeio. “Foi excelente. A organização foi ótima. Os agentes da Emdec no apoio deram um grande suporte”, disse. 

 

A auxiliar administrativa Luana Cristina Morelli, que também é ciclista, aprovou o Passeio. “Maravilhoso! Foi muito bom. Conseguiu reunir muita gente”. 

Advertisement

 

 Maio Amarelo 

 

Advertisement

O Movimento Maio Amarelo – “Juntos Salvamos Vidas!” contemplou uma série de ações, ao longo do mês, que abordaram a segurança viária e alertaram sobre os índices de mortos e feridos no trânsito. O símbolo do Movimento é um laço amarelo, cor que simboliza atenção pela vida e a sinalização de advertência no trânsito. 

 

Ao longo do mês de maio foram realizadas diversas ações de Comunicação e Educação para a Mobilidade. O objetivo foi chamar a atenção e mobilizar a população em prol da segurança no trânsito.  As ações envolveram parcerias com escolas, empresas e instituições; incremento das atividades educativas já existentes; e ações de mídia e comunicação.  

Advertisement

 

As ações do Maio Amarelo são coordenadas pela Emdec e pela Setransp. Contam com o apoio da Secretaria de Saúde e, também, da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), que mantém convênio com o município na área de segurança viária. 

 

Advertisement

Informações sobre o Movimento Maio Amarelo em Campinas estão disponíveis no site da Emdec, em www.emdec.com.br/maioamarelo http://www.emdec.com.br/maioamarelo. 

 

 

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare