Connect with us

Geral

Maio Amarelo leva orientações de segurança no trânsito a motociclistas

imagem 198

As ações educativas realizadas nesta terça-feira (17/05) no Maio Amarelo Campinas 2022, movimento pela preservação da vida no trânsito, foram voltadas aos motociclistas, segmento que representou, em 2021, quase a metade das vítimas fatais de acidentes no município (69 de 151 mortes). 
Pela manhã, o “Anjos de Capacete” reuniu, para conversa e conscientização, 15 motociclistas na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Trata-se de um projeto do iFood que capacita entregadores em trânsito seguro e primeiros socorros, articulado com órgãos públicos, no caso a Emdec e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 
À tarde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) recebeu uma blitz educativa, com orientações de segurança levadas por educadores da Emdec. Também integraram a ação a Guarda Municipal (GM); Liga do Trauma, ligada à disciplina Cirurgia do Trauma da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e a concessionária AB Colinas. 
Na abertura do “Anjos de Capacete”, o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, lembrou a implantação de áreas de acomodação para motos em importantes cruzamentos da cidade. O objetivo da sinalização foi reduzir conflitos na espera e abertura dos semáforos, tornando as motos mais visíveis e as travessias, melhor protegidas. 
Riverete destacou que a Emdec está aberta às demandas dos motofretistas: “Sempre que tiverem ideias ou sugestões de melhorias, como mudanças na geometria da via [desenho, infraestrutura] e sinalização, estaremos à disposição. Sozinhos, não conseguiremos fazer. É um esforço da sociedade com o poder público”, reforçou.
Já o secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires, comentou os novos conceitos presentes nas políticas de mobilidade. Ele citou, entre outros, o Visão Zero e Sistemas Seguros, que têm a perspectiva de zerar as mortes e lesões no trânsito.  
Caires também valorizou o diálogo da Administração Municipal com a população: “A andorinha é símbolo de Campinas, e uma só não faz verão. Os trabalhos envolvem tanto quem está na moto como quem dirige carros – daí o treinamento dos motoristas de ônibus sobre ponto cego, por exemplo. São diversos parceiros. Uma só pessoa ou entidade não consegue mudar o cenário”. 
Parcerias com o Samu e o iFood
Valdir de Assis, coordenador do Núcleo de Educação do Samu, elogiou as intervenções viárias que vêm sendo implantadas no município, consideradas por ele “pequenas grandes obras”. Citou ainda soluções, como o sistema semafórico que dá preferência às ambulâncias no cruzamento Via Expressa Waldemar Paschoal x Avenida Marechal Carmona.  
Isto tem um impacto muito grande para reduzir a epidemia de mortes que vivemos no trânsito da cidade”, observou Assis, que também falou da necessidade das ações educativas. 
A coordenadora de Políticas Públicas do iFood, Tayara Calina, exaltou a importância do evento: “Agradecemos aos nossos parceiros, que estão todos os dias nas ruas, e espero que as palestras ajudem a se cuidarem e auxiliarem o próximo”. 
O “Anjos de Capacete” foi mediado por Roberta Mantovani, gerente da Divisão de Educação para Mobilidade Urbana da Emdec. Ela trouxe à tona, em sua fala, um dos princípios da Visão Zero: “Nenhuma morte no trânsito é aceitável”. 
Palestras 
A Divisão de Desenvolvimento Institucional da Emdec realizou palestra sobre segurança viária para motociclistas, ministrada pelo analista de Educação Wagner Trindade de Oliveira Jatobá e pelo agente da Mobilidade Urbana Luís Carlos Mechi.
Pelo Samu, palestraram os enfermeiros de motolância Pedro Henrique Antunes e Clair Luciano Nogueira, que trabalharam tópicos de primeiros socorros.  
O “Anjos de Capacete” terá nova edição na Emdec nesta quinta-feira, 19/05, das 8h às 12h, com 15 motociclistas já inscritos. 
Blitz educativa 
Na blitz da SMCC, 90 motociclistas tiveram orientações e receberam materiais. Foram entregues adesivos refletivos para capacete, antenas corta-pipa, informativos e lâmpadas traseiras para motos que estiverem necessitando. Também foi sorteado um capacete.  
Maio Amarelo Campinas 2022 
Acesse informações, a programação das atividades presenciais e materiais do Maio Amarelo Campinas 2022 em www.emdec.com.br/maioamarelo. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare