Connect with us

Geral

Lua Cheia, sexta-feira 13, este evento é único, vai demorar anos para coincidir

Publicado

em

lua

Noite de sexta-feira 13 que se preze tem que ter lua cheia. Às 18h06 ela surgiu bela e formosa no horizonte. Aos poucos ela foi ganhando altura.

Diferente das metrópoles onde o nosso satélite natural disputa espaço com os grandes arranha-céus, em nosso interiorzão a lua passa brincando entre as antenas de TV.

Noite serena, última lua cheia de inverno, ilumine nossos caminhos e garanta mais charme para o nosso céu.

Geral

Campinas é a cidade mais inteligente e conectada do Brasil

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Vias têm bloqueio para poda de árvore e interligação de rede de água.

Publicado

em

Por

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) irá bloquear o tráfego de veículos em trecho de duas vias no município. As interdições ocorrem nesta quarta-feira, dia 18 de setembro. As ações são necessárias para a continuidade dos trabalhos de poda de árvores; e interligação de rede de água.

 

 

A Avenida Francisco Glicério, no Centro, segue com bloqueio viário no trecho entre a Avenida Aquidaban e a Rua Henrique de Barcelos. Mas, desta vez, a interdição será na pista da direita, no período das 8h30 até as 16h. No local ocorre a continuidade de trabalhos do Departamento Municipal de Parques e Jardins (DPJ).

 

 

Na segunda e terça-feira, dias 16 e 17 de setembro, o fechamento da via foi na pista da esquerda. A Emdec programou o desvio pela pista da esquerda da Avenida Francisco Glicério. A interdição provoca alterações temporárias no itinerário das linhas de ônibus que circulam na região.

 

 

O outro bloqueio viário será na região do Parque Oziel. A Emdec interdita a Rua Gessi da Silva Durães, no período das 8h30 até as 17h. O fechamento da via será no trecho entre as ruas Lúcia Maria de Souza e Engenheiro Sylvio Antônio Zuffo Grieco.

 

 

A ação é necessária para trabalhos sob responsabilidade da Sanasa. A Emdec programou desvio pelas vias Lúcia Maria de Souza, José Pereira dos Santos e Sylvio Antônio Zuffo Grieco.

 

 

Nos dois locais, agentes da Mobilidade Urbana monitoram o trânsito e orientam os motoristas. A Emdec recomenda, caso seja possível, que os motoristas evitem a circulação pelas regiões, durante o período de interdição.

 

 

Continue Lendo

Geral

Mudanças para tirar Carteira de Motorista começou a valer hoje (16)

Publicado

em

Por

Começa valer a nesta segunda-feira (16) a Resolução 778, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que define mudanças no processo de formação de motoristas. Entre as alterações, estão a que torna facultativo uso de simulador para a expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a que reduz de 25 para 20 horas o número de aulas práticas para a habilitação da categoria B.

O documento define também que a exigência de aulas noturnas diminui para 1 hora/aula prática tanto para a categoria A (moto) quanto categoria B (carro). Antes era de 20% sobre o total da carga horária. Outra mudança, é o aumento da validade da CNH que passa a ser de dez anos.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse que as mudanças visam reduzir a burocracia na retirada da CNH e diminuir os gastos do cidadão para obtenção da habilitação. “As aulas de simulador têm um custo diferente, mas dá para estimar que a gente vá ter uma redução de até 15%. A ideia é deixar que o mercado defina isso.”

O ministro ressaltou que não há comprovação sobre e eficácia do simulador na preparação do motorista. “O simulador não tem eficácia comprovada, ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor. Nos países ao redor do mundo, ele não é obrigatório, em países com excelentes níveis de segurança no trânsito também não há essa obrigatoriedade. Então, não há prejuízo para a formação do condutor”, disse o ministro durante entrevista ao anunciar as mudanças em junho passado.

Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é o estado onde a Resolução 778 ainda não tem validade. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região acolheu liminarmente ação do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Rio Grande do Sul (SindiCFC) contra a União, requerendo a suspensão da eficácia e dos efeitos da norma.

Com isso, até decisão em contrário, vale no estado a situação anterior, que obriga a realização de aulas em simulador de direção para a categoria B (carro).

fonte ebc

Continue Lendo




error: Content is protected !!