Connect with us

Geral

Lojistas avaliam como positivo projeto de mobiliário urbano na 13 de Maio

Publicado

em

Os 800 metros do Calçadão da Rua 13 de Maio ganharão uma nova imagem até o final deste ano. O projeto de instalação de uma cobertura de guarda-chuvas coloridos, pufs, bancos e lixeiras de concreto ao longo da principal via do comércio central de Campinas foi apresentado pela Prefeitura na manhã desta terça-feira, 19 de julho, aos lojistas e diretores da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). A proposta foi apresentada pela Construtora Patriani em um chamamento público da Administração Municipal.
As secretárias municipais de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, e de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, que também é presidente da ACIC, fizeram a apresentação da proposta ao lado do executivo da construtora, Bruno Patriani, e do arquiteto responsável pelo projeto, Irineu Anselmo Júnior. Os lojistas e diretores da associação puderam conhecer o projeto, tirar dúvidas e apresentar sugestões. Eles saudaram a iniciativa como positiva e fizeram considerações sobre a instalação e manutenção.
Toda a estrutura a ser instalada será doada pela construtora ao município e deve se tornar permanente. “A parceria com a Prefeitura é uma forma de agradecer o carinho que a cidade sempre teve com a empresa. Uma cidade que abraçou a Patriani”, afirmou Bruno Patriani na reunião. A empresa ficará responsável pela instalação do projeto, que deve ser finalizado antes do final deste ano, e também pela manutenção pelo prazo de 12 meses.
Serão instalados 950 guarda-chuvas coloridos distribuídos em treliças de metal, que cobrirão seis quadras do Calçadão, que serão intercaladas ao longo da via, visando dar área de sombreamento mas também manter o espaço arejado. As estruturas ficarão a cerca de seis metros do chão, preservando a fachada das lojas e a iluminação.
Para tornar a permanência mais agradável para quem frequenta o comércio central, serão instalados na 13 de Maio vários pufs redondos, bancos retangulares vazados e lixeiras, todos confeccionados em concreto. O mobiliário urbano ficará a cerca de um metro e meio da entrada das lojas e será disponibilizado de forma espaçada pelas quadras.
Cartão-postal
Será um grande passo para a requalificação do centro da cidade”, disse a secretária Carolina Baracat Lazinho durante a apresentação no auditório da ACIC. Para ela, além de um novo cartão-postal para Campinas, o mobiliário urbano trará conforto para alavancar as vendas do comércio.
A secretária de Desenvolvimento Econômico destacou que a ação está entre várias iniciativas que têm sido avaliadas entre o prefeito Dário Saadi e as pastas para a região. “Nunca se discutiu tanto o centro em um governo”, afirmou Adriana Flosi aos presentes. O chamamento público integra as iniciativas do Plano de Requalificação da Região Central de Campinas (PRAC).
Também participaram da reunião, o vereador Carlinhos Camelô; o vice-presidente ACIC, Guilherme Campos Júnior; o diretor da associação Edvaldo de Souza Pinto; o coordenador da Regional Central, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Jairson Valério dos Santos; e o presidente do movimento Avança Campinas, Luiz Picolotto Neto.

Geral

Medalha da PM reconhece parceria com GM e Defesa Civil em prol da cidade

Publicado

em

Por

A comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, e o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, receberam a medalha do centenário do 8º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) nesta segunda-feira, dia 8 de agosto, durante celebração do 121º aniversário do regimento.

Os servidores municipais estão entre as 40 personalidades laureadas pelos relevantes serviços ao Estado e à região de Campinas, além de terem contribuído para elevar o nome da corporação.

Para a comandante, Maria de Lourdes Soares, a homenagem se estende à Guarda. “É uma honra para mim pessoalmente, e também para a GM. Temos uma relação estreita com o batalhão e este é um reconhecimento pela parceria e pelos serviços prestados”.

O diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, também agradeceu a honraria e destacou a colaboração do serviço com o regimento. “Nossa colaboração é muito antiga e se ampliou com as ações de enfrentamentos à pandemia e a outros desastres na região”.

O secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi Dias, também participou da cerimônia. Ele e o prefeito de Campinas, Dário Saadi, foram agraciados com a medalha no ano passado.

Publicidade

O aniversário do Batalhão contou com passagem de tropa, desfile de viaturas da polícia, GM, Emdec e Defesa Civil. Também foi descerrado o busto do patrono do 8º BPM/I, o coronel da PM Germano Denisale Ferreira.

Continue Lendo

Geral

Atendimentos da Policlínica 1 passam a ser feitos nas unidades 2 e 3

Publicado

em

Por

Com o objetivo de facilitar o acesso e qualificar a assistência, os atendimentos da Policlínica 1 do Jardim Guanabara passam a funcionar de modo permanente nas Policlínicas 2 e 3, a partir desta segunda-feira, dia 8 de agosto. Essas unidades localizam-se respectivamente no Centro e Parque Itália.
As policlínicas atendem pacientes encaminhados pela rede básica de saúde, por meio de agendamento. Há especialidades como cardiologia, mastologia, urologia, pré-natal de alto risco, nefrologia e ostomia, entre outras. Os serviços oferecem ainda exames de ultrassonografia, mamografia, raio-X odontológico e exames laboratoriais, além de realizarem procedimentos e pequenas cirurgias.
Segundo a diretora de Saúde da Prefeitura de Campinas, Sara Sgobin, a mudança é definitiva e foi realizada para “unificar o atendimento, otimizar a linha de cuidado e a chegada da população”. 

Continue Lendo

Geral

Emdec presta apoio operacional à disputa entre Ponte Preta e Vasco

Publicado

em

Por

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza uma operação especial de trânsito para o duelo entre a Ponte Preta e o Vasco da Gama, pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2022. A disputa será nesta terça-feira, 9 de agosto, às 20h30, no estádio Moisés Lucarelli.

As ações operacionais da Emdec começam na madrugada, com a reserva de vagas em trechos das ruas Capitão Pedro de Alcântara, Fernando Costa e Cásper Líbero. A partir das 7h, não será permitido estacionar nestes pontos.

Os bloqueios viários no entorno do estádio começam às 18h30. Serão nove pontos de bloqueios totais, nos acessos para a Rua Casper Líbero pelas vias Afonso Pena, Frei José de Monte Carmelo, Salvador Caruso e Fernando Costa. Também haverá interdições nos cruzamentos da Rua Capitão Pedro de Alcântara com as vias Professor Luís Cerqueira Monteiro e Afonso Pena; e da Rua Fernando Costa com a Rua Thomaz Ortale.

Em outros seis pontos com bloqueios totais, o acesso local será permitido, nos cruzamentos da Avenida Monte Castelo com as vias Afonso Pena, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, Frei José de Monte Carmelo e Fernando Costa; e, também, nos cruzamentos da Rua Proença com as vias Dr. Quirino e Luzitana.

No total, oito agentes da Mobilidade Urbana atuam na operação, além de operadores da Divisão de Controle Operacional e equipes semafóricas. A previsão é de que a operação seja encerrada até 23h30.

Publicidade

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou pelo aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store. Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910.

Continue Lendo

Populares