Connect with us

Geral

Linhas de financiamento aproximam energia solar do campo

Publicado

em

A energia solar vem passando por uma rápida expansão no Brasil, com o número de sistemas fotovoltaicos no país tendo dobrado entre janeiro e setembro deste ano, alcançando a marca de 16 mil unidades. No campo, essa popularização poderia ser ainda mais acelerada se as opções de linhas de financiamento facilitado para produtores rurais fossem mais bem divulgadas.

Uma dessas opções, por exemplo, é o Programa Agro Energia, lançado em abril pelo Banco do Brasil, que disponibilizou R$ 2,5 bilhões para projetos de energia no campo com taxas anuais de até 2,5%.

Outra iniciativa é o Mais Alimentos Produção Primária, do Ministério de Desenvolvimento Agrário, que passou recentemente a permitir o financiamento de sistemas de energia solar pelo Pronaf em até 10 anos, com juros anuais de 2% e até três anos de carência.

Existem ainda outras linhas que podem ser utilizadas por produtores rurais, como as relacionadas ao BNDES: a FINEM Eficiência Energética, que promove investimentos focados na redução do consumo de energia ou no aumento da eficiência energética, e o FINAME, que financia a aquisição de máquinas e equipamentos de fabricação nacional.

Apesar dessas opções de financiamento, ainda não é comum ver projetos de energia solar no meio rural. “Os produtores tendem a optar por geradores a diesel em vez de instalar painéis fotovoltaicos, mesmo que estes sejam muito mais baratos ao longo prazo por não demandarem a compra de combustível” afirmou Rodolfo de Sousa Pinto, presidente da ENGIE Solar, uma das principais empresas do setor.

“Isso acontece em parte porque as linhas de crédito não são conhecidas e também porque há falta de informação sobre a tecnologia solar. Mas são questões que ao

Geral

Trecho da Benedito Roberto Barbosa ficará interditado a partir de 2ª

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Live do cantor sertanejo Edson vai arrecadar doações de alimentos

Publicado

em

Por

O cantor sertanejo Edson, da dupla Edson e Hudson, realiza nesse sábado, dia 8 de maio, às 17h30, a Live solidária “Viva o Amor”. O artista se apresentará com a família no canal youtube.com/BrazzoOficial.

No evento, Edson pedirá alimentos para instituições, dentre elas o Banco de Alimentos da Prefeitura de Campinas. A iniciativa do artista foi saudada pela secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro. “Somos muito gratos pela iniciativa solidária desse grande artista.

O evento será certamente um sucesso e agradecemos de antemão as doações, fruto da generosidade do povo de Campinas”, afirmou.

No momento da Live o público poderá realizar doações de cestas básicas através de um QR Code que será afixado na tela. No show Edson & Família, haverá homenagens para as mães e sorteios.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura autoriza abertura dos cemitérios municipais neste fim de semana

Publicado

em

Por

Em ocasião do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 9 de maio, a Prefeitura de Campinas e a Setec abrirão os cemitérios municipais excepcionalmente desta sexta-feira, dia 7 de maio, até domingo, dia 9 de maio, para a visitação do público, das 7h às 17h.
 


Os cemitérios estavam fechados devido à pandemia da Covid-19, mas as autoridades municipais da saúde permitiram a abertura neste final de semana.



As medidas sanitárias serão obedecidas, como controle de acesso, uso de álcool gel e máscaras e proibição de aglomerações.



Na próxima segunda-feira, 10 de maio, os cemitérios voltarão a ter visitas proibidas.

 

Tais medidas se estendem também aos cemitérios particulares.

Continue Lendo







Populares