Connect with us

Geral

Lançamento de obra sobre a Catedral homenageia Campinas em seu aniversário

imagem 136

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas recebe no dia do aniversário da cidade, 14 de julho, o lançamento do livro “Arquitetura Neoclássica em Campinas – A Catedral Nossa Senhora da Conceição: desenho e conexões (1807-1883)”, da autora Ana Villanueva. O lançamento será das 16h às 19h, com entrada gratuita.
O público-alvo é formado por estudantes de arquitetura, história, turismo, engenharia, ciências sociais e áreas afins. O tema também envolve pessoas interessadas na história da cidade de Campinas e região, e na história da arquitetura no Brasil e no mundo.
O livro é sobre a arquitetura neoclássica em Campinas, tendo como objeto de análise principal a Catedral Nossa Senhora da Conceição, e os demais prédios neoclássicos existentes no período da construção da Catedral de Campinas, chamada à época de “matriz nova”.
Esta é uma atividade do museu pelas comemorações do aniversário de Campinas. O lançamento de uma importante pesquisa sobre a arquitetura neoclássica em Campinas, vale a pena conferir”, diz o coordenador do MIS, Alexandre Sonego. 
A obra é dividida em três partes: No capítulo 1 é analisada a linguagem arquitetônica da fachada principal e do retábulo-mor da Catedral Nossa Senhora da Conceição de Campinas. Conforme a autora, a análise tem por base a apuração dos processos de levantamento métrico e do desenho instrumental da época de sua constituição, fornecendo uma reconstituição da sua orientação clássica, estudando-a como fonte e documento histórico por meio de seu testemunho material. Torna, assim, a Catedral um objeto paradigmático da arquitetura clássica da cidade de Campinas dentro de um contexto brasileiro.
O capítulo 2 trata da história propriamente dita: da Catedral, da cidade e dos edifícios de orientação clássica em Campinas no século XIX. É discutida também a autoria da fachada da Catedral, que foi atribuída popularmente ao arquiteto Ramos de Azevedo, mas é questionada neste livro através de documentos históricos e do processo de desenho do capítulo 1. Por fim, é retomada a atribuição da autoria de grande parte do projeto da fachada ao italiano Christoforo Bonini e demonstradas suas relações com a Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Finalmente, no capítulo 3, são feitas as conexões do desenho da Catedral com obras e tratados europeus, principalmente da Itália, Portugal e França, confirmando a vasta circulação das formas no mundo durante o século XIX.
A ideia é demonstrar, portanto, como a Catedral de Campinas foi projetada dentro de preceptivas clássicas com diversas autorias, períodos e vertentes teóricas, tendo como resultado um todo único, híbrido, erudito, recreativo, exemplar, contrariando a historiografia vigente de que a arquitetura do século XIX no Brasil é uma “cópia de modelos importados”, diz a autora.
O livro possui um rico material visual, com imagens históricas inéditas, desenhos produzidos especialmente para este trabalho, assim como quadros tipológicos e estéticos.
Após o lançamento, o livro estará disponível na amazon.com.br.
Sobre a autora
Doutora em História pela Unicamp e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Possui publicações nacionais e internacionais na área de restauro e história da arquitetura. Tem variados trabalhos de restauro com destaque para a Fazenda Atibaia em Sousas. Membro do ICOM-CAMOC (International Council of Museuns).
Coordenou o projeto BID de requalificação do centro de São Paulo. Coordenou o setor técnico do Patrimônio Cultural de Campinas e trabalhou no Museu da Imagem e do Som de Campinas, ambos na Prefeitura Municipal de Campinas. Foi docente nos cursos de arquitetura e urbanismo da Unicamp, Unimep, UNIP e CEUNSP. Ministrou aula no curso de pós-graduação em Urbanismo do ISCTE de Lisboa.
Palestrante internacional com destaque para o Museu Histórico de Seoul e a Universidade Sorbonne de Paris. Recebeu a medalha Antônio da Costa Santos da Câmara Municipal de Campinas. Sócia da empresa “Pátina – Arquitetura e Consultoria”
Serviço
Lançamento do livro “Arquitetura Neoclássica em Campinas – A Catedral Nossa Senhora da Conceição: desenho e conexões (1807-1883)”
Data:14 de julho, aniversário de Campinas
Horário: das 16h às 19h
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas – Palácio dos Azulejos – Rua Regente Feijó 859 – Centro – Campinas

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare