Connect with us

Geral

Juventude Conectada e Amor em Movimento distribuem abraços em Campinas

Publicado

em

Abraços apertados, abraços tímidos, abraços calorosos, longos ou rápidos. O que não faltou na Maratona do Abraço nesta quinta-feira, dia 9 de agosto, foram braços abertos para acolhimentos de todos os tipos. O evento realizado pela entidade Amor em Movimento em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) reuniu cerca de 30 pessoas no Largo das Andorinhas, Praça Carlos Gomes e praça da igreja do Carmo.
Além de espalhar alegria e boas energias, a ação foi uma forma de celebrar o Dia Municipal da Cultura de Paz, comemorado nesta quinta-feira, em Campinas. Participaram os bolsistas do Juventude Conectada, programa de bolsas da Coordenadoria de Políticas para a Juventude voltado a pessoas de 15 a 29 anos.
Sentado na Praça Carlos Gomes, o cozinheiro Cícero Marcos de Souza ficou surpreso quando viu o grupo do Juventude Conectada com os cartazes de “abraço grátis”. Elogiou os meninos e meninas pela iniciativa e ganhou um abraço coletivo da turma. “É maravilhoso. A última vez que vi algo do tipo foi em São Paulo. As pessoas estão muito distantes, a gente fala um ‘bom dia’ e estranham. Precisamos de ações assim que aproximam todo o mundo”, contou.
Reações como a de Cícero é que tornaram a maratona um sucesso para o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, Felipe Gonçalves. “Muitas pessoas estavam dispostas a receber o abraço dos nossos jovens e dos voluntários do Amor em Movimento. É uma troca de energias muito boa e tem tudo a ver com o Dia Municipal de Cultura de Paz. Por meio de ações como a de hoje, construímos a paz no nosso dia a dia”, afirmou. A data foi incluída no Calendário Oficial do Município por meio da Lei Nº 14.452 de 2012 e orienta a realização de atividades nos espaços públicos promovendo a cultura de paz.
O bolsista do Juventude Conectada, Naildson da Silva, nunca tinha participado de um evento como esse e frisou que a ação é uma forma de aproximar as pessoas. “Em nosso cotidiano há muita turbulência e isso ajuda a dar mais ânimo para as pessoas”, contou. Para o jovem Davi Araújo, a experiência também traz alegria para quem está oferecendo o abraço. “Para mim é superdivertido. Você ver outras pessoas sorrirem e felizes é muito gratificante”.
A bolsista Beatriz Santos de Oliveira também ressaltou os benefícios do abraço. “É uma troca de energias que eu nunca tinha sentido antes. As pessoas abrem um sorriso pra você. A gente só está aqui parado e perguntando ‘oi, você aceita um abraço?’. E elas já vem com amor”. A jovem enfatizou que as pessoas comentam como o abraço muda o dia delas. “É sensacional, algumas correm pra abraçar a gente, isso é muito lindo”.
A experiência de realizar o evento com tantas pessoas, incluindo tantos jovens juntos, foi inédita, considerando também ser a primeira vez dos “abraçados” em uma maratona, contou a interlocutora Nacional para Maratona do Abraço da entidade Amor em Movimento, Shirley Vivaldini. “A adesão da juventude à iniciativa foi muito válida para o Movimento. Por meio desses abraços podemos transformar a mente das pessoas. O abraço traz benefícios físicos, melhora a endorfina e a autoestima”, contou.
A visão de Shirley é corroborada por quem recebeu o abraço em sua passagem pelo centro. Para o mágico profissional Celso Skarlone, por exemplo, o abraço é um intercâmbio muito bom. “É muito agradável receber um abraço. As pessoas não se tocam mais e tem até muitos pais que não abraçam seus filhos. Esse contato faz muito bem e é muito prazeroso”. Já a vendedora Angélica Elizario também cruzou com os voluntários no Largo das Andorinhas. Além de abraçar os participantes da ação, pediu para um grupo de jovens gravarem um vídeo para sua rede social. “É muito legal essa ideia. Eu só tinha visto algo parecido na internet”, disse.
O intuito do programa Juventude Conectada é promover a inclusão social, formação e atuação comunitária dos bolsistas a partir da cultura digital. Os jovens recebem uma bolsa-auxílio, realizam atividades nos telecentros do município e participam de ações de formação pessoal e profissional.

Geral

Novo alerta de dengue traz dez bairros com risco de transmissão

Publicado

em

Por

A Secretaria de Saúde divulgou nesta terça-feira, 11 de maio, o Alerta 18 de Dengue na cidade. O documento traz novas áreas com risco de transmissão da doença. São dez bairros: Jardim Novo Campos Elíseos, Parque Vista Alegre, Jardim Telesp, Jardim San Diego, Jardim Proença, Jardim Itatiaia, Vila Padre Anchieta, Núcleo Residencial Boa Vista, Vila Régio e Cidade Universitária II (Barão Geraldo).

 

 

  

 

Conforme a coordenadora do Programa de Arboviroses de Campinas, Heloísa Malavasi, o objetivo dos boletins é alertar a população sobre novas áreas de transmissão da dengue e mobilizar as pessoas para que contribuam com o controle de criadouros do mosquito.

 

 

  

“É essencial que as pessoas verifiquem seus quintais, vasos de plantas e outros possíveis criadouros, e nos ajudem no controle da doença em nossa cidade. É muito importante que a população assuma sua responsabilidade no controle dos criadouros”, falou Heloísa.

 

  

 

O trabalho de controle da dengue continua sendo realizado pelas equipes da Secretaria de Saúde, mas os cidadãos precisam tomar os cuidados necessários para evitar o ciclo de vida e reprodução do mosquito Aedes aegypti. Isso porque 80% dos criadouros estão nos quintais e dentro de casa.

 

 

 

Entre os cuidados, os moradores devem manter caixa d’água fechada ou telada; limpar as calhas e, caso necessário, desentupi-las; trocar a água de vasos de plantas e lavar o recipiente com bucha e sabão para remover os ovos do mosquito.

 

 

 

As pessoas que têm bromélia devem regar a planta com mangueira de pressão uma vez por semana e limpar a face interna de todas as folhas (onde a água fica acumulada, o que favorece a proliferação de ovos e larvas do mosquito).

 

 

 

Outra recomendação é evitar o acúmulo de entulho e recicláveis. Quem precisa descartar este material, deve levar até um dos 16 ecopontos da cidade. Os endereços podem ser consultados na página http://www.campinas.sp.gov.br/governo/servicos-publicos/ecopontos/index.php.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura homologa licitação para conclusão de obras do CS Santa Odila

Publicado

em

Por

As obras de ampliação do Centro de Saúde Santa Odila, paralisadas desde 2019, serão retomadas. O Diário Oficial do Município publicou nesta terça-feira, 11 de maio, a homologação da licitação para a conclusão das obras remanescentes, que terá custo de R$ 225,8 mil.
A previsão do secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, é de que as obras sejam concluídas em, no máximo, 120 dias. A retomada ocorre após a empresa que havia sido contratada para a realização da ampliação da unidade ter abandonado o serviço, deixando 15% das obras sem conclusão.
Outras duas empresas foram chamadas, mas tiveram limitações técnicas e jurídicas. Uma nova licitação precisou ser realizada e a vencedora foi a empresa a Spalla Engenharia Eirelli.
Os serviços remanescentes incluem colocação de esquadrias, instalação de peças sanitárias e acessórios, bancadas, implantação de itens relacionados à segurança e combate a incêndio, execução das instalações de gases medicinais, finalização de serviços nas instalações elétricas e hidráulicas e instalações de sistema de proteção contra descargas atmosféricas.

Continue Lendo

Geral

Lagoa do Taquaral: banheiro próximo ao Parcão ficará pronto no 2º semestre

Publicado

em

Por

A Secretaria de Serviços Públicos está construindo um sanitário na Lagoa do Taquaral, próximo ao Parcão, Parque dos Cães, área do antigo kartódromo, portão 6. O novo banheiro vai substituir o antigo, que estava desativado havia anos e foi demolido.

 

 

 

 

A obra começou em fevereiro e deve ser concluída no início do segundo semestre. A construção tem 38 metros quadrados, dividida em masculino e feminino. Cada um tem três vasos sanitários, sendo um deles com acessibilidade, e dois lavatórios. No masculino também terá dois mictórios. As paredes terão azulejo e o piso será de cerâmica. 

 

 

 

 

De acordo com a equipe da Secretaria de Serviços Públicos, o banheiro nesse local vem atender a uma demanda dos frequentadores, que já usavam o espaço do antigo kartódromo para andar de bicicleta e fazer caminhadas. Com a inauguração do Parcão, em 17 de outubro de 2020, o público aumentou naquele ponto do parque.

 

 

 

O Parcão é o primeiro parque para cachorros de Campinas, idealizado para lazer e atividades físicas dos cães. Tem uma área de 3 mil metros quadrados, cercada por alambrado, obstáculos para cães, iluminação e paisagismo. A capacidade é receber entre 30 e 50 cachorros.

 

 

 

 

A Lagoa do Taquaral fica na Avenida Heitor Penteado, s/nº, Taquaral.

Continue Lendo







Populares