Connect with us

Geral

Jovens estudantes de 12 escolas municipais se preparam para empreender

Publicado

em

As cinco primeiras escolas municipais de ensino fundamental Emefs) contempladas pelo programa Campinas Empreendedora receberam as apostilas nesta quinta-feira, 13 de junho, das mãos do prefeito Jonas Donizette.
A entrega foi realizada na Emef Elza Maria Pelegrini Aguiar, no Parque Dom Pedro 2º, Distrito do Ouro Verde, com a participação de alunos, professores e diretores das cinco escolas.
O mercado de trabalho mudou muito e hoje as crianças também têm que começar a pensar como vai ser a vida adulta delas. Estamos abrindo esse novo horizonte. Campinas está saindo na frente ao plantar uma semente na vida dessas crianças sobre empreendedorismo”, disse o prefeito.
A intenção é ampliar o programa para mais sete unidades ainda este ano, totalizando 12 escolas beneficiadas e somando 7.5 mil alunos atingidos pelo Campinas Empreendedora. Nesta primeira etapa, foram distribuídas 2.450 apostilas. As restantes serão entregues a partir de agosto, quando iniciar o segundo semestre.
Além de receber as apostilas, os alunos também terão aulas de cultura empreendedora, que serão ministradas pelos próprios professores das Emefs. Os docentes estão sendo capacitados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) sobre Educação Empreendedora.
O presidente do Sebrae de São Paulo, Tirso Salles Meirelles, veio de Brasília para participar do evento. “As micros e pequenas empresas representam 99% das empresas brasileiras. E essas nossas empresas são de vocação, são de vocês, crianças e jovens, que vão aprender essa cultura empreendedora para abrirem o seu próprio negócio. Só depende de cada um de nós, do sonho de cada um e da vontade de estudar e aprender. Tenho certeza que vocês terão um futuro maravilhoso”.
A iniciativa, chamada Educação Empreendedora, integra o programa Campinas Empreendedora, uma parceria entre a Prefeitura de Campinas e o Sebrae. O programa foi lançado em abril e quem está à frente, pela Prefeitura, é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.
Estou muito feliz com a oportunidade de realizar o sonho de levar para as crianças e jovens a cultura empreendedora. Com as informações que serão passadas, eles vão se familiarizando com competências e habilidades próprias, o que irá ajudá-los, no futuro, a decidirem ser empreendedores ou não. A cultura empreendedora não serve apenas para aqueles que querem ser empreendedores, serve também para todos que exercerão uma atividade profissional, pois precisarão desses conhecimentos, como planejamento, urbanização, metas e várias outras competências”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André Von Zuben.
Para a secretária municipal de Educação, Solange Pelicer, empreender desenvolve o pensamento inovador e criativo, o que o mundo requer do cidadão nos dias de hoje. “A cultura empreendedora promove um olhar dos alunos para enxergar o problema e solucioná-lo. Ela vai ajudar muito os nossos estudantes em seus projetos de vida. Tenho certeza que esse aprendizado vai impactar também os professores, a gestão da escola e todos os funcionários”.
As cinco escolas contempladas nesta quinta foram a Emef Elza Maria Pelegrini Aguiar, no Parque Dom Pedro 2º; Emef Geny Rodrigues, no São Bernardo; Emef Oziel Alves Pereira, no Parque Oziel; Emef Orlando Carpino, no Jardim Ouro Branco, e Emef Edson Luís Chaves, no Jardim Santa Rosa.
O secretário municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabiku, também participou do evento.
Programa
O Programa Campinas Empreendedora visa fomentar o empreendedorismo, a inovação e a competitividade dos pequenos negócios do município. O empreendedorismo é um dos principais fatores de promoção do desenvolvimento econômico e social de uma localidade.
O Campinas Empreendedora inclui ainda uma outra frente de trabalho, que tem a meta de capacitar empreendedores e dar oportunidade e formação para quem busca iniciar o seu próprio negócio. Estão disponíveis mais de cem cursos on-line gratuitos. Informações sobre quem pode participar e como aderir estão disponíveis no site www.empreendedora.campinas.sp.gov.br.

Geral

Campanha convida servidores a valorizarem as colegas de trabalho

Publicado

em

Por

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a Coordenadoria da Mulher da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas estão propondo que também as servidoras municipais tenham uma ação voltada especialmente para elas.
A ideia é de que sejam valorizadas por quem trabalha na sala ao lado, no mesmo andar ou até em outros setores da Prefeitura, com o recebimento de cartões que lembram a competência, criatividade e empenho com que desempenham suas funções.
Batizada de Semana de Reconhecimento e Valorização das Servidoras Públicas Municipais, a ação será desenvolvida de 8 a 15 de março a partir de modelos de cartões de felicitação e cumprimento que serão enviados a todos os servidores pelo e-mail institucional.
Quem, homem ou mulher, quiser parabenizar alguma servidora, escolhe o cartão que mais lhe agradar e envia a mensagem por e-mail, redes sociais ou da forma que preferir.
A campanha convida: “surpreenda sua colega de trabalho e demonstre o quanto suas habilidades e profissionalismo fazem a diferença”. A responsável pela Coordenadoria da Mulher, Elza Frattini, explica que o objetivo é “reconhecer e valorizar as servidoras públicas municipais de Campinas através de ações que enalteçam a atuação das mulheres no setor público municipal”.
Mas as organizadoras da campanha vão além, e apostam que o envio do cartão será também um gesto de carinho à servidora que divide responsabilidades e tarefas com o remetente, e que o reconhecimento contribuirá até para tornar o ambiente de trabalho ainda mais colaborativo.
Os modelos dos cartões serão enviados na próxima segunda-feira, dia 8, e já poderão começar a ser compartilhados. A hashtag #marcodelas# vai identificar e reforçar a proposta.

Continue Lendo

Geral

Prefeito visita Hospital Metropolitano e conhece instalações da unidade

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi esteve nesta sexta-feira, 5 de março, no Hospital Metropolitano acompanhado do presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, para conhecer a nova estrutura de leitos de UTI, enfermarias e de observação que começará a funcionar, progressivamente, para reforçar a oferta de atendimento a pacientes com Covid-19 do SUS Municipal em Campinas.
A requisição administrativa do Hospital Metropolitano foi uma decisão extremamente difícil, mas necessária para ampliar, em caráter de urgência, o atendimento a pacientes com Covid-19 em Campinas”, disse.
O hospital foi encampado administrativamente esta semana pela Rede Mário Gatti e está, desde quinta-feira, 4,, recebendo pacientes com sintomas gripais. Até então, eles eram atendidos no gripário do Hospital Municipal Mário Gatti.
O novo espaço conta com sete leitos de observação e recebeu reforço de 12 pontos de oxigenoterapia (que substituem os artigos cilindros). No primeiro dia de funcionamento, 103 pacientes foram atendidos. A unidade funciona 24 horas.
Na próxima semana, começa a transferência de pacientes internados em UTI da rede para o Metropolitano. Toda a estrutura necessária já está montada para iniciar a operação na unidade que terá 15 leitos de terapia intensiva e 30 de enfermaria. A implantação será gradativa ao longo dos próximos 14 dias.
Além da ampliação no Hospital Metropolitano, o SUS Municipal terá mais dois leitos de UTI no Hospital Samaritano, 28 leitos de enfermaria no Hospital Ouro Verde e 24 na UPA Anchieta Metropolitana. Os leitos da UPA começam a funcionar na segunda-feira.
Com isso, o SUS Municipal terá mais 17 leitos de terapia intensiva e passará a contar com 132 em até duas semanas. Serão também mais 82 leitos de enfermaria, o que elevará a disponibilidade para 221.

Continue Lendo

Geral

SMEL homenageia as mulheres com live de ginástica e palestras

Publicado

em

Por

Uma aula de ginástica com ritmos e músicas que agradam especialmente às mulheres vai abrir a semana especial que a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer dedicará a elas. Começando nesta segunda-feira, dia 8 de março, quando se comemora o Dia da Mulher, e prosseguindo até a próxima quinta, a homenagem programada pela Secretaria terá ainda palestras com especialistas de diversas áreas, que falarão sobre temas de interesse do universo feminino.
A live de ginástica começará às 8h30 de segunda, e será conduzida pelas professoras de Educação Física da Secretaria. A transmissão acontecerá pelo Facebook da SMEL (/SMELCAMPINAS), com ritmos quentes e muita dança.
Também na segunda, começa um ciclo com quatro palestras, que serão postadas nas redes sociais da Secretaria, sempre a partir das 9h. As palestras poderão ser acompanhadas, ou acessadas posteriormente, pelo Facebook /SMELCampinas, INSTAGRAM @secretariaesportescampinas ou no You Tube, procurando as postagens da Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas.
“Não poderíamos deixar passar em branco a data do Dia da Mulher, mas este ano, tivemos que adaptar nossa homenagem às restrições impostas pela pandemia. Esperamos que a live e as palestras demonstrem nossa admiração por aquelas que desempenham um papel fundamental na sociedade”, destacou o Secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin.
A primeira palestra será conduzida pela nutricionista Louise Duran. Na terça-feira, o professor Dr. Anderson Marques de Moraes falará sobre exercício físico e sistema imune. Na quarta-feira, a exposição será da psicóloga Adriana Roque, e na quinta-feira o professor Ms.Kleber Rodolfo Albino Ferreira abordará questões sobre o exercício, a mulher e o envelhecimento.
Comentando a programação, o diretor de Esportes, Angelo Diniz, falou do orgulho e satisfação da SMEL em poder proporcionar uma semana de atividades relacionadas às mulheres, “porque a mulher é essencial para a vida em sociedade”.

Continue Lendo









<





Populares