Jovens colocam em prática aprendizado sobre empreendedorismo
A Feira Solidária realizada no último sábado, em frente à Catedral Metropolitana, contou com a participação de 27 alunos do curso de Empreendedorismo e Economia Solidária que tiveram a oportunidade de colocar em prática os conceitos adquiridos durante a capacitação. O curso foi ministrado por empresas especializadas no Centro de Referência da Juventude (CRJ) na Vila União, entre os meses de março a julho.
De acordo com o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, Felipe Gonçalves, a feira contou com a participação de 27 alunos, que atuaram nos seus estandes com a venda de cachorro quente, doces, pastéis, salgados, produtos de beleza, enxovais, brechó, licores e cachaças, além de uma mostra de fotografia.
“Ao todo 100 negócios foram fechados, reforçando que a intenção do evento foi alcançada, ou seja, dar uma noção prática ao curso de Empreendedorismo e Economia Solidária. Além disso, muitos dos alunos tiveram sua primeira experiência no atendimento com o público a partir desta Feira”, comentou o coordenador.
Gonçalves também contou que uma aluna do curso, deficiente auditiva, montou uma barraca de doces de pote e, com a ajuda da intérprete de Libras da Prefeitura conseguiu realizar várias vendas.
Os cursos foram oferecidos pela Prefeitura de Campinas, por intermédio da Coordenadoria de Políticas Públicas da Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.A realização da feira foi a forma encontrada pelos organizadores da atividade para encerrar a capacitação Solidária por meio da prática.
Sobre a capacitação
A capacitação foi promovida em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do Governo Federal, que investiu 170 mil reais no projeto. No curso de Empreendedorismo e Economia Solidária, o estudante aprendeu noções básicas de economia solidária e autogestão, além de fazer planos de negócios.