Connect with us

Geral

Jornada do Patrimônio leva população a viagem histórica por hospitais

imagem 12

A população de Campinas teve a oportunidade de conhecer roteiros culturais com visitas a hospitais centenários do município no final de semana. Os passeios integraram a Jornada do Patrimônio Campinas, que ofereceu atividades entre sexta-feira, 28 de setembro, e domingo, dia 30. O evento fez parte da Jornada do Patrimônio Paulista, que tem como objetivo oferecer visitas guiadas em imóveis públicos e privados e atividades dedicadas ao conhecimento e reflexão da cultura de um local.
A Jornada do Patrimônio é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, em parceria com as Prefeituras e com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Em Campinas, foi uma realização da Secretaria de Cultura; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo; Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural (CSPC) e Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC).
A programação da Jornada de Campinas teve início no dia 28 de setembro, com uma oficina de preservação do patrimônio cultural da cidade, ministrada pela historiadora Carolina Pedro Soares e pela arquiteta Adda Ungaretti, na Estação Cultura.
Com a orientação dos técnicos da CSPC, o roteiro de Campinas no sábado e domingo, dias 29 e 30 de setembro, contou com os hospitais Santa Casa de Misericórdia de Campinas, Irmãos Penteado, Casa de Saúde de Campinas, Beneficência Portuguesa, antigo Hospital Psiquiátrico Santa Isabel, antigo Hospital Coração de Jesus, Instituto Penido Burnier e Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. “Os participantes puderam visitar importantes hospitais da cidade, ricos em história e arquitetura. Foi uma oportunidade de aprender sobre a gestão destes espaços e sobre as ações de conservação e valorização destes bens”, avaliou Eros Vizel, coordenador do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare