Geral
Jorge da Farmácia pede auxílio Estadual para garantir matrícula escolar para autistas em Campinas

O vereador Jorge da Farmácia (PSDB) que é também presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida da Câmara recebeu nesta quinta-feira (25) a denúncia de diversas mães de crianças e adolescentes autistas que estudam na Escola de Educação Básica Tiquira alegando que o convênio entre a Secretaria de Estado da Educação e a escola não foi renovado, prejudicando o início do ano letivo desses alunos.
Preocupado com o drama dessas mães e considerando que o convênio que custeia todo o ensino desses alunos autistas é feito pelo governo Estadual, o vereador protocolou um ofício solicitando que a deputada estadual Célia Leão e toda a Assembleia Legislativa reúnam forças para que o convênio seja efetivado ainda neste mês.
“Temos que correr contra o tempo, a escola atende 287 alunos com autismo em Campinas, não podemos deixar essas crianças desamparadas, sem contar que sem a rotina da escola elas regridem de forma muito rápida, perdendo todo o avanço que já tiveram”, lamenta Jorge.
Ele explica que o convênio entre o Governo do Estado e a Instituição venceu no dia 29 de dezembro do ano passado e o edital para a sua renovação só foi publicado no dia 20 de janeiro deste ano. “Cabe salientar que a Instituição já providenciou toda a documentação necessária e a entregou no dia 23. A renovação do convênio é urgente, pois as aulas se iniciam no próximo dia 01, e as crianças não podem ficar desassistidas”, apela Jorge da Farmácia.
Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC
Geral
Abertas as inscrições para a Semana da Juventude, que será em agosto

O Conselho Municipal da Juventude e a Coordenadoria de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos abrem nesta segunda-feira, dia 4, as inscrições de propostas de atividades, ações e eventos para compor a programação da Semana da Juventude 2022, que vai ocorrer entre os dias 12 e 27 de agosto.
“A participação da juventude é fundamental para criarmos uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
As instituições, serviços, coletivos, ou jovens engajados na pauta das juventudes interessados devem acessar o link https://forms.gle/vwvzBccjeDXVuRZv6 e preencher o formulário. As inscrições vão até 16 de julho.
O tema deste ano é “Pega essa visão: a minha, a sua e a nossa participação” e está pautado no eixo Direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil do Estatuto da Juventude. “O tema da Semana contempla a enorme mobilização realizada pela juventude para retirar o título de eleitor e participar do processo eleitoral. Mostra que os jovens estão cada vez mais conscientes dos seus direitos e deveres na construção de um país melhor”, disse Fernando Martins, presidente do Conselho da Juventude de Campinas, gestão 2022-2023.
Semana da Juventude
Instituída no calendário oficial de Campinas por meio da Lei Complementar nº 115/2015, a Semana da Juventude é um evento comemorado anualmente na semana do dia 12 de agosto, realizado pelo Poder Executivo em colaboração com o Conselho Municipal da Juventude e parceiros da sociedade civil.
Com base no Estatuto da Juventude, compreendendo a juventude como pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos, a 7 ª Semana será realizada em conjunto com a Fundação FEAC, através do Programa Juventudes, e contará com ampla e diversa programação proposta por instituições, serviços coletivos, ou jovens engajados na pauta das juventudes, entre os dias 12 e 27 de Agosto.
Fundação FEAC – Programa Juventudes
O Programa Juventudes tem como foco o rompimento das barreiras sociais, educacionais, econômicas, de raça e gênero impostas às juventudes periféricas do município de Campinas, ampliando suas possibilidades de fazerem escolhas e assegurando-lhes meios para a mobilidade social. O objetivo é incentivar e fortalecer a participação desses jovens em todas as esferas sociais, principalmente em relação às questões que lhes afetam, tanto individual quanto coletivamente.
Geral
Feira do Empreendedor PCD Eficiente conquista o público na Estação Cultura

Reunindo atrações culturais, projetos sociais e alternativas de consumo, a Feira do Empreendedor PCD (Pessoa Com Deficiência) Eficiente conquistou o público durante a manhã e tarde de sábado, dia 2, na Estação Cultura. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Campinas.
O evento contou com a presença de autoridades municipais como o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o presidente da Câmara, Zé Carlos, e a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro.
“É uma honra para Campinas receber essa iniciativa pioneira. Esperamos que essa seja a primeira de uma série de iniciativas semelhantes”, afirmou o prefeito. Para Vandecleya Moro, a iniciativa é uma forma de promover a emancipação e a autoestima das pessoas com deficiência. “A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos entende como primordial o empoderamento sustentável das pessoas em todas as suas dimensões e essa feira traduz nossa compreensão do tema”, afirmou.
A Feira do Empreendedor PCD Eficiente contou também com o apoio do Sebrae. Organizado pela empresa Libras Visual, a Feira do Empreendedor PCD Eficiente reuniu 37 expositores, além de 13 palestras e 10 apresentações, como dança do ventre, ballet com crianças cegas, entre outros, tudo com total acessibilidade para o público cego e surdo.
Campinas tem, segundo estimativas do IBGE, cerca de 28% da população, ou 345 mil pessoas, com algum tipo de deficiência: são 13 mil com deficiência intelectual, 54 mil com deficiência auditiva, 72 mil com deficiência motora e 205 mil com deficiência visual.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos oferece os seguintes serviços à população com deficiência:
Plataforma Emprega Bem – plataforma digital on-line que aproxima as empresas dos profissionais com deficiência
Cartão Bem Acessível – documento de identificação da pessoa com deficiência que facilita o acesso prioritário aos serviços públicos municipais
Programa de Acessibilidade Inclusiva – o PAI serviço, de transporte coletivo
Guia Digital Caminhos da Inclusão – o guia aponta uma lista contendo os endereços acessíveis de Campinas: https://caminhos.campinas.sp.gov.br/
Coordenadoria de Acessibilidade Arquitetônica – a coordenadoria de acessibilidade arquitetônica (CAA) realiza as vistorias nos imóveis públicos ou de uso público para verificação e orientação quanto as normas de acessibilidade
Centro de Referência da Pessoa com Deficiência – realiza o atendimento psicossocial para as pessoas com deficiência e suas famílias dando orientações sobre direitos
Central de Interpretação de Libras – realiza o atendimento ao público surdo ou com deficiência auditiva, intermediando a sua comunicação com os demais serviços públicos
Geral
Público lota show da Orquestra de Viola Caipira com Renato Teixeira

A Concha Acústica da Lagoa do Taquaral lotou na tarde deste domingo, 3 de julho, para a apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, acompanhada do consagrado cantor e compositor Renato Teixeira. Cerca de 4,5 mil pessoas curtiram a apresentação, que faz parte das comemorações do aniversário de 248 anos de Campinas.
O prefeito Dário Saadi abriu o show, acompanhado da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.
“É uma alegria iniciar a comemoração dos 248 anos de Campinas com esse evento em parceria com a Arte do Bem. A Orquestra Paulistana de Viola Caipira é um patrimônio da cultura brasileira e hoje, com Renato Teixeira, será um show fantástico. Campinas merece um mês inteiro de comemorações”, disse o prefeito.
A Prefeitura deu apoio à apresentação, que foi uma realização do projeto Arte do Bem em prol do Centro Infantil Boldrini. Foram dois eventos do projeto Arte do Bem: no sábado, também na Concha, se apresentou a Orquestra Rock.
Alexandra Caprioli agradeceu a presença do público. “Está lindo; vocês vieram porque esse show é para vocês. A gente quer mais cultura, entretenimento, hoje, estamos celebrando os 248 anos de Campinas, e essa é uma das atrações que estamos trazendo para vocês. Obrigado; porque tudo acontece por vocês e por Campinas”.
O show contou com a atuação de intérprete de Libras que trabalhou na tradução das músicas.
O vereador Luiz Carlos Rossini também prestigiou o evento, como representante da Câmara Municipal de Campinas.
Show
Renato Teixeira cantou clássicos da música raiz como “Tocando em frente”, “Romaria”, “Amanheceu, peguei a Viola”, “Cuitelinho”, entre outras, acompanhado da Orquestra Paulistana de Viola Caipira (violas de dez cordas), formada por 35 violeiros.
Fundada em 29 de Outubro de 1997 pelo maestro Rui Torneze, é hoje, provavelmente, a corporação musical do gênero mais atuante no território nacional.
Sobre Renato Teixeira
Com 26 álbuns gravados, Renato Teixeira de Oliveira é compositor, cantor e músico com longa trajetória de sucessos na música regional, sertaneja, MPB e folk. É autor de conhecidas canções como “Romaria” (grande sucesso na gravação de Elis Regina, em 1977), “Tocando em Frente” (em parceria com Almir Sater), “Frete” (tema de abertura do seriado Carga Pesada da Rede Globo), entre outros.
-
Empregos1 semana atras
BOSCH Campinas anuncia diversas vagas de emprego, confira:
-
Geral1 semana atras
Pátio Municipal terá terceiro leilão do ano, com 469 lotes para arremate
-
Geral1 semana atras
Anvisa determina recolhimento de lotes de anti-hipertensivo
-
Geral1 semana atras
Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal é regulamentado
-
Geral3 dias atras
Taça das Favelas volta no fim de semana com mais 12 partidas de futebol
-
Geral3 dias atras
Divulgada classificação prévia da seleção para agente de educação infantil
-
Geral3 dias atras
Mutirão do Planejamento agilizará análise de projetos que aguardam na fila
-
Geral4 dias atras
Rede de supermercados inaugura loja e gera 200 empregos diretos