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John Boyd Dunlop recebe mais uma frente de obras do BRT Campo Grande

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A Avenida John Boyd Dunlop (JBD) recebe mais uma frente de obras do Corredor BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande. Trecho de 3,1 km da via expressa, entre o viaduto da Rodovia dos Bandeirantes até a região do Satélite Íris, nas proximidades da Pirelli, recebe os trabalhos de implantação de novo pavimento, construção de um terminal de ônibus e de três estações de transferência.

 

 

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Por conta da ação, a via expressa da Avenida JBD, no sentido bairro – Centro, será interditada ao tráfego de veículos. O trânsito será desviado para a via marginal. O bloqueio começa a partir das 10h da próxima terça-feira, dia 11 de setembro. A previsão inicial de duração de obras é de oito meses. Neste momento não haverá bloqueio, nesse trecho, no sentido Centro – bairro.

 

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No dia 4 de setembro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) já promoveu alteração na circulação em duas vias na região. Ficaram com sentido único de tráfego as vias Tom de Araújo (entre as ruas Alcídio Rodelli e Joséfa Júlia Doval de Oliveira, neste sentido) e 45 (entre as vias Joséfa Júlia Doval de Oliveira e Antônia Frutuosa Felisbino, neste sentido), onde não será permitido estacionar. As duas vias compõem a marginal da Avenida John Boyd Dunlop. Os pontos de ônibus serão deslocados para a marginal, no mesmo sentido das paradas tradicionais.

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“As obras do BRT no município estão a pleno vapor. Essa é mais uma frente na Avenida John Boyd Dunlop. Tomamos todas as medidas operacionais para garantir a fluidez viária e o acesso da população ao transporte público. Acompanhamos, de perto, as consequências das alterações e faremos correções, caso necessário”, afirma o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

 

 

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Desde 6 de agosto, trecho de cerca de 1 km (960 metros) da via expressa da Avenida JBD, entre a região do Satélite Íris, nas proximidades da Pirelli, até após o viaduto da linha férrea, no Jardim Florence, recebe obras do BRT. Com as vias expressas bloqueadas, em ambos os sentidos, a tráfego segue pelas vias marginais.

 

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JBD

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A Avenida John Boyd Dunlop tem aproximadamente 30 quilômetros de extensão. São 15 quilômetros por sentido: Centro – bairro e bairro – Centro. É a maior avenida do município e a principal ligação para a região do Distrito do Campo Grande. Circulam pela avenida, por dia, uma média de 60 mil veículos.

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No sistema de transporte público coletivo municipal, 11 linhas circulam pelo local de obras. São elas: 123; 205; 210; 211; 212; 213; 214; 220; 221; 228; e 229. São mais de 100 ônibus vinculados à frota; e uma média de transporte de 63,5 mil passageiros por dia.

 

 

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A JBD já recebeu importantes ações ligadas à implantação do corredor BRT Campo Grande. Em outubro do ano passado (2017), foram concluídas as obras de implantação das novas pistas de rolamento da avenida, sob o viaduto da linha férrea, no Jardim Florence. No local, um antigo ponto de gargalo no trânsito campineiro, foram construídas oito faixas de rolamento, sendo quatro por sentido (Centro – bairro; e bairro – Centro). Antes eram apenas duas faixas, uma por sentido.

 

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Também no ano passado, em julho, a fábrica da Pirelli, na região do Satélite Íris, inaugurou nova portaria. O espaço foi estrategicamente posicionado para evitar possíveis conflitos viários em frente à fábrica, quando os corredores estiverem ativos. A portaria usada para o trânsito de caminhões foi deslocada para a Rua Heitor Lacerda Guedes.

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E em julho de 2016 foi liberado o uso do viaduto construído sobre a JBD, para acesso ao Shopping Parque das Bandeiras.

 

 

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Trabalhos já realizados

 

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Os primeiros trabalhos de implantação dos três corredores BRT – Ouro Verde, Campo Grande e Perimetral – envolvem limpeza da área, terraplanagem, drenagem, contenções e pavimentação.

 

 

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No Corredor BRT Ouro Verde ocorreu 1,2 km de limpeza, drenagem e terraplenagem, com a preparação de cerca de 400 metros de pavimento rígido de concreto no entorno da futura Estação Santa Lúcia; e os trabalhos de continuidade para as fundações da ponte sobre o rio Capivari. A próxima etapa já está em andamento desde o dia 21 de agosto, para a implantação de cerca de 460 metros de obras entre a Rua Professor José Roberto Lucas até a Avenida Aglaia.

 

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No Corredor BRT Campo Grande já foram realizadas 3,3 km de limpeza, drenagem e terraplenagem; e 2,6 km de pavimento de concreto aplicado, além da execução da estrutura de concreto de cinco estações e a implantação da estrutura metálica da Estação Vila Teixeira / IAPI. Também foram executadas as fundações de dois viadutos.

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Ainda no Corredor BRT Campo Grande foram iniciadas as obras entre o bairro Satélite Íris e as imediações do Jardim Florence, com limpeza, drenagem e preparação de um trecho de cerca de 1 km. Nos próximos dias serão iniciados os trabalhos necessários para a execução de um viaduto e uma ponte: alça de interligação entre os corredores Perimetral e Campo Grande e ponte sobre o Córrego do Asilo.

 

 

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No Corredor BRT Perimetral já foram realizadas 2,8 km de limpeza, drenagem e terraplanagem; e 1,8 km de pavimento de concreto aplicado. No momento, ocorre a preparação das fundações das estações Cidade Jardim e Pompéia, com a realização de drenagem e limpeza necessária no entorno.

 

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Dados Gerais

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O BRT campineiro contempla estações de transferência e infraestrutura adequada; veículos articulados ou biarticulados; corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens; embarque e desembarque pela esquerda (junto ao canteiro central das avenidas); embarque em nível; e pagamento desembarcado. O sistema será mais seguro, rápido, eficiente e confiável.

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O BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, ao lado do Terminal Mercado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida John Boyd Dunlop, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí. Serão construídas 12 obras de arte (pontes e viadutos).

 

 

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O BRT Ouro Verde terá 14,6 km de extensão, saindo da região central, do Terminal Central, seguindo pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, passando pelo Terminal Ouro Verde, Camucim até o Terminal Vida Nova. Nesse trajeto serão construídas quatro obras de arte (pontes e viadutos).

 

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Entre os dois corredores haverá um corredor perimetral, chamado de BRT Perimetral, com 4,1 km de extensão, ligando a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT.

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Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm custo total de R$ 451,5 milhões. Serão 36,6 km de corredores, com conclusão total das obras em meados de 2020.

 

 

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Lotes

 

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A elaboração dos projetos executivos e realização das obras dos três corredores BRT foram divididas em quatro lotes.

 

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– Lote 1: compreende o trecho 1 do Corredor Campo Grande, que é a ligação entre a região central até a Vila Aurocan, com extensão de 4,3 km; além de todo corredor perimetral, com 4,1 km. O responsável pelo Lote 1 é o Consórcio Corredor BRT Campinas, formado pela D. P. Barros, Trail, Arvek, Enpavi e Pentágono. O valor total do lote é de R$ 88,9 milhões.

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– Lote 2: trechos 2, 3 e 4 do Corredor Campo Grande. Esses trechos contemplam a ligação da Vila Aurocan até o Terminal Itajaí, totalizando 13,6 km. O trecho 2 é da Vila Aurocan até o viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes, com 5 km. O trecho 3 compreende o viaduto da Rodovia dos Bandeirantes até o Terminal Campo Grande, totalizando 6,4 km. E o trecho 4, do Terminal Campo Grande até o Terminal Itajaí, totalizando 2,2 km. Responsável: Empresa Construcap – CCPS Engenharia e Comércio. Valor total do lote: R$ 191,1 milhões.

 

 

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– Lote 3: trecho 1 do Corredor Ouro Verde, que liga a região central até a Estação Campos Elíseos, com 4,8 km de extensão. Responsável: Empresa Compec Galasso. Valor total do lote: R$ 66,5 milhões.

 

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– Lote 4: trechos 2 e 3 do Corredor Ouro Verde, que compreende a ligação da Estação Campos Elíseos até o Terminal Vida Nova, totalizando 9,8 km de extensão. O trecho 2 vai da Estação Campos Elíseos até o Terminal Ouro Verde, com 5,7 km. E o trecho 3 liga o Terminal Ouro Verde até o Terminal Vida Nova, com 4,1 km. Responsável: Consórcio BRT Campinas (Artec; Metropolitana). Valor total do lote: R$ 104,9 milhões.

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