Connect with us

Geral

Jardim Londres recebe oitava audiência pública da licitação do transporte

imagem 50

Na noite fria e chuvosa de quarta-feira, dia 4 de maio, foi realizada a oitava audiência pública para o processo de concessão do sistema de transporte público coletivo de Campinas. O encontro ocorreu na Faculdade Anhanguera, unidade John Boyd Dunlop, no Jardim Londres e contou com a participação de 31 pessoas. A região faz parte do Corredor Campo Grande. No período da manhã, a região do Campo Grande já havia recebido uma audiência pública, realizada no Parque Floresta, com cerca de 40 pessoas.
A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete; secretário de Transportes, Fernando de Caires; pelos vereadores Cecílio Santos e Jaime de Souza; pelo diretor de Planejamento e Projetos da Emdec, Wilson Folgozi de Brito; e pelo assessor executivo da Presidência da Emdec, André Aranha Ribeiro. Também participaram da reunião membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), representantes e líderes de segmentos da sociedade, munícipes e técnicos da Emdec.
Vinicius Riverete destacou a transparência do processo de concessão e a diretriz do prefeito Dário Saadi em proporcionar a maior participação popular no processo. “Pela lei, nós poderíamos fazer apenas uma audiência pública. Mas nós estamos dando a maior publicidade, transparência e participação popular possível no processo de concessão. Essa é a oitava audiência e teremos mais três. Elas são realizadas em diversas regiões do município e a população precisar acreditar e participar mais do processo”.
O secretário Fernando de Caires corroborou a fala de Riverete. “A gente gostaria que tivesse mais pessoas participando do processo. Mas aqui temos líderes de bairros, influenciadores, pessoas que têm influência em seus círculos de convivência. E, com certeza, quem está aqui sabe bem os anseios da população em relação ao transporte coletivo”.
A Administração realiza 11 audiências públicas para o processo de concessão do sistema de transporte público coletivo. Os encontros são coordenados pela Emdec e pela Secretária de Transportes. O ciclo começou no dia 28 de abril, com a primeira reunião realizada no Salão Vermelho do Paço Municipal. O último encontro será no dia 7 de maio, na Vila Padre Anchieta, no distrito de Nova Aparecida.
Novo transporte
O novo sistema de transporte público coletivo municipal terá, como características, mais facilidade e mais meios para o pagamento da tarifa; ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes; mais informação confiável e em tempo real; menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais; viagens mais rápidas; e o fim dos créditos expirados.
O sistema será integrado com Bilhete Único valendo por 2h, como é hoje. Haverá um novo Bilhete Único, agora sob gestão da Administração Municipal. Também haverá múltiplas formas de pagamento da tarifa (Bilhete Único, QR Code, cartão bancário, crédito, PIX e por aproximação).
A frota do BRT será 100% elétrica e será integrada ao sistema. Os ônibus terão ar-condicionado, Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo.
A concessão será por um período de 15 anos, podendo ser prorrogado por mais cinco anos. A operação será dividida em dois lotes: Lote 1 (Norte, Oeste, Noroeste) e Lote 2 (Leste, Sul, Sudoeste). Cada lote terá três áreas operacionais. Os investimentos serão de R$ 500 milhões no primeiro ano de contrato. E o subsídio da Administração municipal será de R$ 70,9 milhões no ano.
Outro detalhe é que o PAI-Serviço terá uma licitação específica, apartada da concessão do transporte coletivo.
Confira, AQUI, a apresentação.
Confira datas, horários e locais das três próximas audiências públicas:
– 05/05 – 18h às 20h – Amarais | SEST SENAT (Av. Comendador Aladino Selmi, 1.395).
– 06/05 – 18h às 20h – Barão Geraldo | Salão Paroquial Igreja Santa Isabel (R. Benedito Alves Aranha, 226).
– 07/05 – 10h às 12h – Padre Anchieta | Espaço Cultural Maria Monteiro (R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/nº).
O cronograma de audiências públicas também é divulgado nas redes sociais da Emdec. O hotsite (www.emdec.com.br/novotransporte) recebe atualizações contínuas sobre o processo. Desde as 18h do dia 28 de abril, foi disponibilizado um formulário eletrônico para receber dúvidas e sugestões da população. Ele ficará disponível até as 23h59 do dia 7 de maio.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare