Connect with us

Geral

Integração entre os povos marca celebração dos 248 anos de Campinas

imagem 155

Campinas celebrou os 248 anos neste dia 14 de julho com atrações culturais no Paço Municipal da Prefeitura. Para abrir as festividades, uma solenidade reuniu o prefeito, secretários municipais, presidentes de autarquias, vereadores, representantes de consulados e público em geral. Todos cantaram o “parabéns” para a cidade ao som da dupla sertaneja Luiz Miguel e Daniel, que animou o evento com viola e sanfona. Ao final, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, cortou o bolo em homenagem ao aniversário.


Durante a solenidade, o prefeito destacou as ações realizadas no último ano. Ele agradeceu a parceria da Câmara Municipal na aprovação dos 20 projetos de lei do Programa de Ativação Econômica e Social (Paes), que já apresenta resultados concretos, e também de todos os moradores. “As pessoas que vieram para cá, como eu, as pessoas que nasceram aqui, enfim, todos ajudam a construir a cidade. Temos o desafio de fazer a cidade crescer e reduzir as desigualdades e a população de Campinas sabe enfrentar desafios”, afirmou o prefeito.


Representando a Câmara Municipal de Campinas, o vereador Paulo Haddad afirmou que a cidade foi referência no combate à pandemia e na vacinação da qual tem orgulho de pertencer .“Campinas nos honra muito e que nossa cidade continue sendo esse modelo para São Paulo e para o Brasil”, declarou o vereador.

Advertisement


As ações no Paço Municipal foram realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, por meio do departamento de Cooperação Internacional.

Música

A dupla Luiz Miguel e Daniel animou o público com músicas sertanejas. O show, segundo os dois, foi um presente para a cidade. “”Este foi o nosso presente para Campinas, cidade que amamos tanto”, disse Luiz Miguel. “Foi tudo feito com muito carinho”, completou Daniel.

Comidas típicas

Desde às 10h, está em funcionamento no arruamento do Paço uma feira gastronômica com comidas típicas do Brasil, Japão, Líbano, Itália, França, Estados Unidos, China e Equador. As tendas representam os países com representações consulares em Campinas. A feira gastronômica vai funcionar ao longo do dia até as 16h.

Advertisement

Confira as opções

Brasil
Espetinhos de filé mignon, mignon suíno, queijo coalho, linguiça e frango, além de bebidas (refrigerante e suco)
China
Gyoza e pão cozido no vapor
Equador
Canelazo e snack equatoriano
Estados Unidos
Hambúrguer, hambúrguer com cheddar e cupcake de chocolate
França
Crêpe á la sauce chocolat e sorvete de nitrogênio
Itália
Arancini, massas e cannoli
Japão
Yakisoba e temaki
Líbano
Lanche e porção de falafel e doces típicos

Danças típicas

Para encerrar as comemorações dos 248 anos, serão feitas apresentações de danças típicas do Japão, Líbano, Itália, China e Equador. O evento vai contar também com as presenças dos representantes dos consulados em Campinas. As apresentações são abertas à população.

História

A região onde hoje é a cidade de Campinas começou a ser povoada por causa de um ponto de parada de tropeiros, chamado de Campinas do Mato Grosso. Em maio de 1774, Francisco Barreto Leme do Prado foi nomeado fundador, administrador e diretor deste núcleo urbano.

Advertisement

Nesse mesmo ano, por conta das dificuldades de se construir a igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, foi erguida às pressas uma capela provisória de palha. No dia 14 de julho de 1774, frei Antônio de Pádua rezou a primeira missa que inaugurou esta capela. Assim, nesta data, teve início a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso, que marca a fundação da cidade de Campinas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare