Connect with us

Geral

Inquérito aponta quatro vezes mais infectados por coronavírus em Campinas

Avatar

Publicado

em

Levantamento realizado em Campinas pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e o Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp aponta que a cidade tem cerca de quatro vezes mais pessoas infectadas do que as notificadas pelos órgãos de Saúde, ou seja, a cada quatro pessoas com a Covid-19, uma é notificada. O número é inferior ao restante do Brasil, que tem um índice de sete a dez vezes maior que as notificações, de acordo com pesquisa da Universidade de Pelotas. Os dados foram baseados em inquérito sorológico e divulgados na tarde desta segunda-feira, 29 de junho, pelo prefeito Jonas Donizette, em transmissão ao vivo na internet. 

“O trabalho nos mostrou que estamos tendo mais capacidade de reconhecer casos e de fazer diagnósticos que outros locais com índices maiores”, disse o secretário de Saúde Carmino de Souza. 

A testagem foi realizada entre 9 e 20 de junho em todas as regiões da cidade com o objetivo de conhecer a circulação real da Covid-19 em Campinas. O resultado era esperado, já que no mundo inteiro apenas 20% das pessoas infectadas buscam ajuda. A grande maioria é  assintomática ou tem sintomas brandos.

Foram aplicados testes rápidos por meio de sorteio em 1.937 pessoas. Do total, 2,22% das pessoas testadas, ou seja, 43 tiveram resultado positivo. Isso significa uma estimativa de que 27.087 campineiros já tiveram a Covid-19. Até a data de hoje foram notificados para o Devisa 7.848 casos positivos.

Os casos positivos encontrados no inquérito foram para o banco de dados do Devisa.


 

Metodologia

As 1.937 pessoas foram testadas em casa pelos profissionais dos centros de saúde de referência. Foram realizados testes rápidos, que são feitos por meio de uma amostra de sangue colhida do dedo dos pacientes. Os participantes também responderam a um questionário. 

 

Perfil

A faixa etária predominante é de 20 a 59 anos, com média de 49 anos, sendo que a maioria é homem. A prevalência maior de casos é na Região Noroeste; seguida pela Norte; Sudoeste; Sul; e Leste. “ As regiões que tivemos mais notificações de casos confirmados foram a Sul e a Leste, mas o inquérito mostrou uma tendência de casos em regiões mais distantes do Centro da cidade, como a Noroeste, onde fica o Campo Grande”, comentou o prefeito.   

 

O secretário de Saúde acrescentou que os dados mostram uma migração da epidemia para a periferia. 

 

A maioria das pessoas infectadas só usa máscara às vezes e não usa álcool gel ao sair de casa.

 

Uma segunda testagem poderá ser realizada em Campinas. A realização do trabalho ainda está em estudo.

 

Informações

O levantamento completo e todas as informações sobre o novo coronavírus ou Covid-19 podem ser acessados no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br/. Na ferramenta, as pessoas encontram todas as medidas do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus e também podem tirar dúvidas e ter acesso à atualização dos dados da doença em Campinas.

Geral

Sexta (10) terá madrugada mais gelada da semana

Avatar

Publicado

em

Por

Campinas e região terá uma sexta-feira (10) de sol, com poucas nuvens. A frente fria que chegou à Região Sudeste do País, vinda do Sul, trará à cidade uma sexta-feira de madrugada gelada.

A sexta-feira amanhece com temperatura mínima de 10ºC, e a máxima está prevista em 26ºC. O dia é de céu parcialmente nublado a claro, e os ventos têm intensidade moderada, soprando de sudeste.

A tendência para o sábado é de predomínio de sol e temperaturas mais elevadas, entre 15 e 27ºC.

Continue Lendo

Geral

Cohab Campinas inicia atualização de cadastro para moradia via WhatsApp

Avatar

Publicado

em

Por

Em uma ação inovadora e inédita a Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) inicia a partir desta quinta-feira, dia 9 de julho, o atendimento para Atualização do Cadastro de Interessados em Moradia (Cim), via rede social WhatsApp. Basta entrar em contato pelo número (19) 99449-0030.

Segundo o gerente do Departamento Comercial e de Novos Negócios, Eduardo Nasser, a medida visa uma adaptação ao novo momento com o foco nas pessoas que necessitam manter o cadastro atualizado e, assim, participar do s programas e alternativas habitacionais oferecidos pelo município. De acordo com o gerente, a empresa segue buscando e encontrando alternativas que ofereçam um atendimento de qualidade à população.

“Após várias alterações em nosso atendimento, como educação financeira e habitacional, além das inúmeras parcerias com empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida Faixa s 1,5 e 2, pensamos em uma maneira mais ágil de atender os nossos cadastrados neste momento de pandemia. Todo o processo de atualização segue a mais pura rotina de transparência e segurança. Momentos como este que vivemos nos dá a possibilidade de buscar soluções e, com certeza, esta é mais uma inovação que chega para ficar”, declarou.

O Departamento Comercial orienta que o serviço por WhatsApp ainda é exclusivo para atualização cadastral e para sanar dúvidas referentes ao setor de comercialização.

O número do WhatsApp para atualização cadastral é o (19) 99449-0030 é já está ativo.

Continue Lendo

Geral

Campinas tem 86,63% dos leitos de UTI Covid ocupados nesta quinta, 9

Avatar

Publicado

em

Por

Campinas conta nesta quinta-feira, 9 de julho, com 389 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 nas redes pública e particular. Deste total, 337 estão ocupados, o que corresponde a 86,63%. Há 52 leitos livres somando as redes pública e particular. 

Os leitos estão divididos da seguinte forma: 

SUS Municipal: 145 leitos, dos quais 134 estão ocupados, o que equivale a 92%;

SUS Estadual (AME + HC da Unicamp): 86 leitos, dos quais 76 estão ocupados, o que corresponde a 88%;

Particular: 158 leitos, dos quais 127 estão ocupados, o que equivale a 80%.

Continue Lendo