Connect with us

Indaiatuba

Indaiatuba tem excelência em qualidade de vida e indicadores de saneamento básico

Publicado

em

Campinas

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Logo nos primeiros dias do ano uma nova pesquisa vem reafirmar que Indaiatuba continua sendo a cidade com os melhores indicadores da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Levantamento do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) revelou que a Administração Pública Municipal de Indaiatuba tem alto grau de satisfação, somando 754 pontos. O indicador obteve aprovação de 71% dos entrevistados que consideram a administração municipal, sob o comando do prefeito Nilson Gaspar (MDB), ótima ou boa. A pesquisa se refere ao quarto trimestre de 2020 e avaliou 15 cidades da RMC.

Indaiatuba ficou em primeiro lugar em 14 dos 16 itens avaliados, com reconhecimento ainda maior nos indicadores de qualidade de vida, coleta de lixo e abastecimento de água, indicadores nos quais alcançou grau de excelência, somando mais de 800 pontos e avaliação entre ótima ou boa de pelo menos 90% dos entrevistados. Este nível de aprovação também foi obtido pelo indicador de qualidade da água, que recebeu alto grau de satisfação com 797 pontos na pesquisa.

Em um ano tão desafiador por consequência da pandemia de coronavírus, foi necessário equilibrar as ações voltadas à saúde pública com a gestão de todos os demais setores que envolvem uma administração municipal, como explica o prefeito Nilson Gaspar. “Apesar das adversidades causadas pela disseminação desse novo vírus, conseguimos manter nosso planejamento para uma gestão eficiente dos recursos disponíveis e o resultado de mais essa pesquisa revela que estamos no rumo certo. Temos grande aprovação na pesquisa como um todo, em especial, em indicadores que envolvem a nossa administração e cuidados com o meio ambiente e saneamento, áreas primordiais para o desenvolvimento de uma cidade que preza pela qualidade de vida da sua população. Iniciar o nosso segundo mandato como prefeito com esse resultado da Indsat nos dá ainda mais garra para administrar nossa cidade com o empenho e a dedicação que o nosso povo merece”, comemorou.

Indaiatuba também obteve a primeira colocação entre os 15 municípios avaliados nos indicadores de iluminação pública, segurança pública, guarda municipal, cultura, educação pública municipal, merenda escolar, saúde pública, geração de emprego, qualidade do asfalto e trânsito.

Indaiatuba

Espaço cultural Museu Ferroviário receberá melhorias no prédio e restauração da locomotiva

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Nesta terça-feira (02), o prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar e o superintendente da Fiec- Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura, Geraldo Garcia, e os Secretários de Obras e Vias Públicas, Robenilton Oliveira Lima, o Dote e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Leandro Dias de Souza, estiveram no Museu Ferroviário da Estação para inspeção do local que passará por melhorias.

A Estação que recebeu uma pintura do prédio em 2019, terá os telhados trocados e será cercada, o Prefeito Nilson Gaspar explica que os processos de reformas devem ser concluídos ainda este ano e visam aumentar a segurança do local. “A estação é um patrimônio histórico do município, chega a receber a visitação de seis mil pessoas anualmente, é de extrema importância mantermos a sua preservação e promovermos o acesso a Cultura aos Indaiatubanos e visitantes”, conclui.

Além do prédio, a locomotiva a vapor n° 10, fabricada em 1874 que pertenceu a D. Pedro II, receberá uma restauração no segundo semestre deste ano e será acompanhada pelos técnicos e mecânicos da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

O superintendente da Fiec, Geraldo Garcia, que participou do processo para trazer a locomotiva para Indaiatuba em 2002, explica que a Locomotiva foi cedida a Fiec para fins turísticos e culturais a cidade de Indaiatuba em convênio firmado com a ABPF. “A locomotiva foi a primeira peça a fazer parte do acervo do Museu Ferroviário, hoje o acervo tem mais de 500 objetos, itens importantes para a preservação da história da nossa ferrovia”, finaliza.

O Espaço Cultural Estação Indaiatuba Museu Ferroviário, foi inaugurado em 2004 e desde então tem sido administrado pela Fiec.

O museu fica localizado na Praça Newton Prado, s/n no Centro. No momento as visitações estão suspensas devido a pandemia Covid-19.

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 316 / COVID-19 / segunda-feira, 02 de março de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 02 de março, o registro de mais dois óbitos com diagnóstico para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 670 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde), mais 91 casos com exame positivo para a doença e outros 513 tiveram resultado de negativo.

Ambas mortes ocorreram no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), sendo um homem de 65 anos, internado desde o dia 24 de janeiro, faleceu ontem (1º), possuía hipertensão. Outro homem de 84 anos, internado desde o dia 22 de fevereiro, faleceu hoje (2), possuía hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica e infarto agudo do miocárdio. A Prefeitura de Indaiatuba lamenta as mortes e presta condolência aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.135 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 14.719 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 359 evoluíram a óbito e 1.884 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 79 internados, dos quais 57 estão confirmados para Covid-19. Do total, 44 estão em leitos clínicos e 35 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 69%

Santa Ignês: 73%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 50%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

Prefeito recebe parceiros e lança oficialmente campanha do Imposto de Renda Solidário

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo – Alyne Cervo RIC/PMI

Prefeito Nilson Gaspar e o secretário municipal de Assistência Social, Hélio Ribeiro, receberam no Gabinete nesta segunda-feira (01) representantes dos conselhos municipais dos Direitos dos Idosos (CMDI) e da Criança e Adolescente (CMDCA), Unieduk, Unimax, Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba (Aesci) e do Shopping Jaraguá. O encontro marcou o lançamento oficial da campanha do Imposto de Renda Solidário.

De acordo com o secretário Municipal de Assistência Social, Hélio Ribeiro, o valor destinado pode trazer um montante significativo para as instituições, e a expectativa é que esse valor aumente neste ano, possibilitando ajudar ainda mais os beneficiados com esse repasse.

“No ano passado foram destinados mais de R$1.000.000,00 as nossas entidades, tanto pessoa física quanto pessoa jurídica. “Temos condições de dobrarmos esse valor e fazer muito mais pelas crianças, adolescentes e idosos de nossa cidade, com a participação e colaboração da população” enfatizou o secretário.

A Apae, Abid, Casa da Providência, Bolha de Sabão, Educandário Deus e a Natureza, Campi, Cirva, Casa da Fraternidade, Casa da Criança Jesus de Nazaré, Ciaspe, Dispensário Antônio Frederico Ozanan, Manaem, Sustenidos/Projeto Guri, Sisni, Lar de Velhos e Cecal, são organizações beneficiadas com o Imposto de Renda Solidário.

Se você tem dúvidas de como fazer a doação procure um profissional. “É fácil, converse com seu contador destine parte do seu imposto de renda às entidades de nossa cidade. Você pode doar até 3% ao Fundo da Criança e ao Fundo do Idoso, então sua colaboração é muito importante.”, ressalta Hélio Ribeiro.

A destinação não altera o valor devido do contribuinte. Os interessados podem acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/assistencia-social/conselhos/cmdca/imposto-de-renda-solidario/ e seguir o passo a passo para realizar a doação. Para mais informações é só entrar em contato pelo telefone (19) 3835-2843.

Continue Lendo









<





Populares