Connect with us

Indaiatuba

Indaiatuba sedia evento regional sobre abordagem do fumante no SUS

imagem 93

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Indaiatuba sediou nesta quinta e sexta-feira (10 e 11) uma capacitação para a abordagem do fumante no SUS (Sistema Único de Saúde). O evento, promovido pela Prefeitura de Indaiatuba em parceria com o Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), vinculado ao Governo do Estado, foi realizado na Faculdade Max Planck e contou com a participação de 117 profissionais de 18 municípios paulistas.

No treinamento, muitos profissionais do Cratod, da Secretaria Municipal de Saúde e da Faculdade Max Planck ministraram palestras e mesas redondas abordando temas como: Modelo de Tratamento e Bases Para Abordagem do Fumante; Formas de Consumo: Narguile, Cigarro Eletrônico, Tabagismo Ambiental e Passivo; Tabagismo e Comorbidades Psiquiátricas; Tabagismo e Odontologia; entre outros. A Coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Geni Regina Pizani também marcou presença no evento.

Advertisement

Na abertura do encontro, a Secretária Municipal de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, comentou que a intenção é ampliar o Programa Municipal de Controle de Tabagismo. “Estamos fortalecendo cada vez mais nossas ações de prevenção aos agravos à saúde, e a partir desta capacitação vamos trabalhar para oferecer o tratamento para aquelas pessoas que querem parar de fumar em todas as nossas unidades básicas de saúde”, afirmou.

A Prefeitura de Indaiatuba oferece, desde 2008, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, vinculado à Secretaria de Saúde. O tratamento segue diretrizes do Inca (Instituto Nacional do Câncer) e do Sistema Único de Saúde, e inclui acompanhamento com equipe capacitada para auxiliar aqueles que querem deixar o vício do tabaco. É constituído por grupos que se reúnem uma vez por semana por três meses. Atualmente o programa acontece em duas unidades de saúde do município: no PSF (Programa de Saúde da Família) Parque Indaiá e no PSF do Parque Indaiá.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare