Connect with us

Indaiatuba

Indaiatuba sedia 4ª mostra de dança do qualificação em artes entre 27 e 30 de setembro

Publicado

em

Foto: Divulgação

De 27 a 29 de setembro Indaiatuba recebe a 4ª Mostra de Dança do Qualificação em Artes. Nos três dias de apresentação, o público pode prestigiar os trabalhos desenvolvidos durante a orientação artística do Qualificação em Artes, que integra as atividades do programa Oficinas Culturais, gerenciado pela Poiesis. No evento, que acontece em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura, em diversos pontos da cidade, as companhias de dança têm a oportunidade de trocar experiências e formar uma rede de dança no Estado de São Paulo. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados uma hora antes de cada espetáculo nos locais das apresentações.

A abertura da quarta edição da Mostra acontece quinta-feira (27) às 20h no Centro Cultural Hermenegildo Pinto “Piano”, e conta com a apresentação de Fulô – tal e qual, espetáculo do Lagartera Coletivo, grupo de dança de Indaiatuba. O trabalho fala do intenso e visceral universo feminino, criando uma experiência que mistura ritmos flamencos, ritmos afro-brasileiros e música eletrônica.

A Mostra oferece ao público duas mesas redondas sobre a experiência da orientação do Programa de Qualificação em Artes, seis espetáculos em locais fechados, uma aula de improvisação e duas intervenções em locais abertos e públicos da cidade. A artista Mariana Muniz ministra um aula de improvisação para os grupos participantes do Programa. Nesta edição, o público pode prestigiar os trabalhos dos seguintes grupos: Coletivo Lagartera (Indaiatuba), Cia Faces Ocultas (Salto), Shekinah Company (Santana do Parnaíba), Núcleo Experimental de Dança e Teatro (São José dos Campos), Funk-E (Campinas), Grupo Kê (Campinas), Cia Rit’s (Tatuí), Cia Rayssa Francesconi (Várzea Paulista) e Grupo em Movimento (Birigui).

Ismael Ivo, curador artístico da dança, vê o corpo como catalisador social e político, e sua maneira de pensar arte e movimento estão alinhadas com as propostas do Programa de Qualificação em Artes. Um dos grandes diferenciais do programa é promover a prática artística a partir da perspectiva do contexto do grupo, valorizando e fomentando a formação de público e a vida cultural das comunidades. “A arte nos dá a capacidade de resistir às dificuldades, fazendo do corpo um documento do nosso tempo. A dança investiga possibilidades de resistência, navegando entre a percepção de fatos e a experiência, fazendo do corpo um corpo-político capaz de propor transformações”, diz o curador.

Veja abaixo a programação completa da 4ª Mostra de Dança:

27/9 | QUINTA-FEIRA

20h | Abertura: Fulô – tal e qual

Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto – “Piano”

Com Lagartera Coletivo (Indaiatuba)

O espetáculo trata do intenso e visceral universo feminino: cria-se uma verdadeira experiência corporal e musical, misturando a ancestralidade africana, coco de roda, os ritmos flamencos e uma pitada de música eletrônica.

Direção: Lee Honda | Orientação: Fernando Machado | Duração: 35 min.

28/9 | SEXTA-FEIRA

9h, 11h e 18h | Um grito impresso no muro

Locais:

9h – EMEB Prof.ª Maria Albertina Bannwart Berdu. Av. Angelo Bertelli Neto, 992 – Jardim Carlos Androvandi

13h – EMEB Prof.ª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro. Rua Antonio Mazeto Filho, 245 3816-5320 – Bairro Tombadouro

18h – Novo Terminal Rodoviário “Vereador Maurílio Gonçalves Pinto”

Com Cia Viela (Registro)

O espetáculo trata das relações do homem com o seu entorno, como um espaço narrativo da própria cidade e suas múltiplas possibilidades de relação com ela.

Direção: Emerson Trankas | Orientação: Lívia Seixas | Duração: 30 min.

14h – 17h | Roda de conversa sobre a experiência da orientação artística

Local: Teatro CIAEI

Mesa 1 – Diretores/coreógrafos dos grupos orientados nesta edição

Mesa 2 – Artistas-orientadores da edição 2018

20h | KNIMA

Local: Teatro CIAEI

Com Funk-E (Campinas)

Para discutir a imposição de padrões da sociedade em diversos corpos em um cotidiano agressivo, cada traz ao palco suas marcas, na ponta da lança.

Direção: Gi Sartori e Wagner Quéppe | Orientação: Thiago Negraxa | Duração: 40 min.

20h45 | Ostra

Local: Teatro CIAEI

Com Núcleo Experimental de Dança e Teatro (São José dos Campos)

O espetáculo é um diálogo entre as linguagens da dança, teatro e poesia. Esta fusão artística causa um estranhamento e aproximação, como no mundo contemporâneo de identidades mescladas, mestiças e híbridas.

Direção: Marie Bueno | Orientação: Ana Clara Amaral | Duração: 35 min.

29/9 | SÁBADO

10h | Laços Urbanos

Local: Praça D. Pedro II

Com Cia em Movimento (Birigui)

No diálogo entre dança e intervenção, Laços Urbanos oferece uma experiência única aos passantes, convidados a participar de um baile cheio de ações e reações com encontros e desencontros.

Direção: Alexandre Oliveira e Francielly Nascimento | Orientação: Cristiane Santos | Duração: 30 min.

16h | Di Faces

Local: Centro Dia e Permanência José Theodoro Dias. Rua Jurandir de Faria, Jardim Leonor

Com Grupo Harmonia (Limeira)

Espetáculo livremente inspirado na vida do pintor brasileiro Di Cavalcanti (1897-1976) e na sua obra Mulheres Facetadas (1968), que retrata os contrastes de uma identidade brasileira expressa no uso de cores e traços fortes. A dança é criada dessas contradições e contrastes, permeada pelas faces dessas mulheres.

Direção: Gláucia Bilatto | Orientação: Paula Salles | Duração: 30 min.

20h | À deriva

Local: Teatro CIAEI

Com Cia Rit’s (Tatuí)

Quais são as barreiras (in)visíveis que nos tornam estrangeiros? O espetáculo é sobre a urgência de corpos em busca de sobrevivência.

Direção: Anelissa Fructuoso | Orientação: Lívia Seixas | Duração: 40 min.

21h| Quando sou eu?

Local: Teatro CIAEI

Com Cia Rayssa Francesconi (Várzea Paulista)

Eu busco os teus gestos, você se espelha nos meus. Andamos de formas diferentes por caminhos semelhantes. Almejamos objetivos distintos e, no entanto, nos expressamos sempre com os mesmos gestos. Quando sou eu, e quando sou você? O indivíduo é fruto da sociedade, tudo ao seu redor o influencia. Sempre haverá a sutileza de um gesto, capaz de conectar o humano a sua humanidade.

Direção: Rayssa Francesconi | Orientação: Samuel Kavalerski | Duração: 20 min.

21h30 | Nupcial

Local: Teatro CIAEI

Com Faces Ocultas Cia de Dança (Salto)

A angústia do instante antes do passo definitivo na realização de um sonho – que é, também, o primeiro passo de uma nova caminhada. No que pensar naquele instante? Que angústia, que receios se escondem debaixo do véu que ornamenta aquela face? Que desejos, que prazeres?

Coreografia e direção: Arilton Assunção | Orientação: Alex Soares | Duração: 30 min.

SERVIÇO: 4ª Mostra de dança do Programa de Qualificação em Artes

De 27 a 29/9. Quinta-feira às 20h; sexta-feira às 14h e 20h; sábado às 10h e 20h.

Ingressos gratuitos. Retirada com 1h de antecedência no local da apresentação

Endereços

CIAEI – Sala Acrísio de Camargo | Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jd. Regina

Centro Dia e Permanência José Theodoro Dias | Rua Jurandir de Faria – Jardim Leonor

Centro Cultural Hermenegildo Pinto – “Piano” | Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 – Jardim Morada do Sol

Praça Dom Pedro II | Praça Dom Pedro II – Centro

ASSESSORIA DE IMPRENSA – POIESIS

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA PREFEITURA DE INDAIATUBA

Darlene Ribeiro (19) 3834-9171 – darlene.ribeiro@indaiatuba.sp.gov.br

Indaiatuba

Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

Vacinação contra a Covid-19 amplia para idosos a partir de 77 anos

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde amplia a vacinação contra a Covid-19 para idosos cadastrados no Minha Vacina a partir de 77 anos. A imunização será na quarta e quinta-feira (10 e 11) no CET (Centro Esportivo do Trabalhador) das 9h às 18h. Para os idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde que perderam a 2ª dose da vacina no dia de hoje (9), será feita também na quinta-feira (11) no mesmo local e horário. O município recebeu o 8º lote da Coronavac com mais 1.112 doses na tarde de hoje (9).

A vacinação será em sistema Drive-Thru com entrada pela Av. Tamandaré e também no formato tradicional (pedestre) com entrada pela Av. Conceição. A Secretaria de Saúde reforça que para ser imunizado a pessoa deve levar o QRcode do cadastro, um documento com foto e o comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz) no nome da pessoa a ser vacinada ou se for parente levar um comprovante de parentesco. O idoso que ainda não possui o cadastro pode entrar no link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/cadastro/ e efetuar o cadastro.

BALANÇO

Até sábado (6) Indaiatuba imunizou com a primeira dose: 5.918 trabalhadores de saúde; 4.994 idosos e 257 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Com a segunda dose da Coronavac foram 4.075 trabalhadores de saúde; 676 idosos e 32 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Na segunda-feira (8) foram imunizadas 1.356 pessoas com a 1ª dose.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19

1º dose

Idosos a partir de 77 anos

Dias 10 e 11 de março (4ª e 5ª-feira)

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

2º dose

Idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde

Dia 11 de março

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

Continue Lendo







Populares