Connect with us

Indaiatuba

Indaiatuba recebe maior competição internacional de Hackathon realizada pela Nasa

Publicado

em

Foto: Juliana Wolf – Fiec

A Prefeitura Municipal de Indaiatuba e a Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) recebem a maior competição de Hackathon realizada pela Nasa. O Nasa International Space Apps Challenge acontece entre os dias 18 e 20 de outubro na Fiec. O evento foi anunciado em coletiva de imprensa nesta terça-feira(10) e será realizado simultaneamente em 200 cidades no mundo. Indaiatuba é uma das quatro cidades do Estado de São Paulo e a única da RMC, dentre as 25 confirmadas no Brasil, a receber o projeto NASA Space Apps Challenge.

Os interessados em participar da competição Nasa Space Apps Challenge precisam ser maiores de 15 anos e podem realizar a inscrição gratuitamente, de 10 a 20 de setembro, através do site https://www.spaceappschallenge.org/. Serão selecionados 50 participantes, que se dividirão em dez equipes. Dois grupos sairão vencedores e irão participar do desafio global. A equipe vitoriosa irá para Nasa.

O prefeito de Indaiatuba Nilson Alcides Gaspar (MDB), informou aos jornalistas que toda infraestrutura oferecida por Indaiatuba através da Fiec foi fator determinante para o município ser escolhido para sediar a competição. “Nossa cidade oferece todas as caraterísticas e condições para absorver esse tipo de competição, além da infraestrutura, Indaiatuba tem muitas empresas e profissionais ligados à tecnologia e inovação”.

O superintendente da Fiec, Prof. Mário César Cobianchi, explicou sobre as atividades realizadas peloalunos da Fiec no Centro de Inovação Tecnológica de Indaiatuba. “O CiTec atende as demandas geradas pelas empresas e busca melhorias e soluções de processos e produtos. O que veremos aqui em outubro com a realização do Space Apps Challenge serão pessoas unidas com esse objetivo, encontrar soluções e inovação aos desafios lançados pela Nasa”.

Os responsáveis e organizadores do evento em Indaiatuba, Thales Fischer, Gustavo Ehrhardt e José Eduardo Velloso, explicaram a temática da competição e falaram das possibilidades de inovação que o evento propiciará ao município.

Sobre a Competição

A NASA e seus parceiros lançam desafios relacionados a questões atuais para que os entusiastas do espaço em todo o mundo possam desenvolver soluções inovadoras. Os participantes do hackathon serão divididos em equipes e terão 48 horas para criar soluções para o tema escolhido. Os dados da agência espacial norte americana poderão ser acessados pelas equipes para resolver os desafios.

O projeto NASA Space Apps Challenge, tem como objetivo mostrar e exemplificar os princípios da transparência, participação e colaboração, criar oportunidades para utilizar o talento e habilidade de voluntários apaixonados, além de avançar a exploração espacial melhorando a qualidade de vida na terra.

O desafio é uma verdadeira maratona de desenvolvimento tecnológico que atrai desenvolvedores, engenheiros, designers, cientistas e todas as pessoas com habilidades diversas e quem tem o mesmo desejo em comum: criar soluções de impacto mundial.

O Space Apps aconteceu pela primeira vez em abril de 2012, e é o hackathon global anual da NASA, que corresponde a um programa de incubação de inovações. Mais de 18.000 pessoas em 75 países, já participaram desse desafio construindo conexões e inserindo os participantes na comunidade que abraça colaborações em todos os setores e culturas sobre o paradigma das inovações.

Serviço:

Hackathon da Nasa

Inscrições: 10 a 20 de setembro, através do site https://www.spaceappschallenge.org/

Data: 18,19 e 20 de outubro

Local: Sala de Coworking – Fiec I – Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3405 – Jd. Regina

Indaiatuba

Secretaria de Educação divulga calendário de matrícula antecipada para 2020

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

TÍTULO: Secretaria de Educação divulga calendário de matrícula antecipada para 2020

REDATOR: Renata Lippi A. Lemuchi

DATA: 17/09/2019

Nº 0648

Fase de inscrições para crianças que se encontram fora da rede pública começa no mês de outubro

A Secretaria de Educação de Indaiatuba informa as datas para matrículas de 2020 na Rede Municipal de Ensino. Os alunos que estão matriculados nas escolas municipais e continuarão os estudos nessas unidades escolares, já têm vaga garantida. A fase de inscrições para crianças que se encontram fora da rede pública começa no mês de outubro. Confira o calendário com as datas e informações pertinentes de cada idade no fim desta matéria.

Os interessados pelas vagas devem procurar as Escolas Municipais mais próximas da residência do estudante, nas datas mencionadas no calendário abaixo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os documentos necessários são: cópia da Certidão de Nascimento e cópia do Comprovante de Endereço (IPTU, conta de água ou de energia elétrica). Posteriormente os pais serão informados para qual escola municipal seu filho será encaminhado. Confira no link http://www.indaiatuba.sp.gov.br/educacao/educacao-basica/ o endereço das unidades escolares.

As matrículas dos alunos que ingressarão no 1º ano e 6º ano do ensino fundamental serão realizadas automaticamente pelo sistema SED (Secretaria Escolar Digital) por endereço. Caso os pais queiram deslocar a matrícula do aluno para outra Unidade Escolar do seu interesse, a inscrição por deslocamento (confira o período no calendário abaixo), não garante a vaga na escola pretendida e o aluno poderá ser direcionado a outra Unidade Escolar próxima do endereço.

A partir de 5 de dezembro e durante o ano de 2020 os candidatos que perderam os prazos previstos no programa de matricula antecipada deverão procurar as escolas para o cadastramento.

CALENDÁRIO DE MATRÍCULA ANTECIPADA 2020

CRECHES

De 16 a 18/09/2019

Renovação de matrículas – para alunos já matriculados nas creches – os pais serão comunicados pelas Unidades Escolares

A partir de 15/10/2019

Matrícula antecipada 2020 para alunos novos (Berçário I e II/ Maternal I e II – os pais dos alunos já inscritos serão contatados para providenciar os documentos necessários para efetivação da matrícula (para início em 2020)

EDUCAÇÃO INFANTIL

07/10/2019 a 09/10/2019

Etapa I – crianças que completam 04 anos até 31/03/2020 e que frequentam as Creches em 2019 (os pais serão avisados pelas Unidades Escolares)

17, 18 e 21/10/2019

Etapa I – crianças que completam 04 anos até 31/03/2020 e que estão fora da Rede Pública

23/09/2019 a 27/09/2019

Etapa II – Renovação de matrículas para os alunos em continuidade de estudos que frequentam a Etapa I em 2019 (os pais serão avisados pelas Unidades Escolares)

15 e 16/10/2019

Etapa II – matrícula para alunos novos – que frequentam a Etapa I em 2019 e estão fora da Rede Pública

ENSINO FUNDAMENTAL

23/09 a 27/09/2019

Renovação de matrículas dos alunos em continuidades de estudos – que já estão matriculados nas escolas municipais – 2º ao 5º ano (os pais serão avisados pelas Unidades Escolares)

01/10 A 31/10/2019

Inscrições do 1° ao 5° ano e EJA (Educação de Jovens e Adultos) para alunos que encontram-se fora da Rede Pública

INSCRIÇÃO POR DESLOCAMENTO

29/11/2019 A 05/12/2019

Caso os pais queiram deslocar a matrícula do aluno para outra Unidade Escolar do seu interesse. A inscrição por deslocamento não garante a vaga na escola pretendida e o aluno poderá ser direcionado a outra Unidade Escolar próxima do endereço.

DIVULGAÇÃO DA MATRÍCULA AUTOMÁTICA DO 1º E 6º ANO

29/11/2019

Divulgação aos pais sobre a escola de destino do 1º ano/6º ano (matrícula automática)

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

Continue Lendo

Indaiatuba

Cultura promove primeira edição do ‘Tardes do Samba’ dia 28 de setembro

Publicado

em

Por

Foto:

A Secretaria Municipal de Cultura promove pela primeira vez um evento direcionado aos apaixonados por um dos gêneros musicais que mais representa a cultura popular brasileira: o samba. No dia 28 de setembro (domingo) acontece o “Tardes do Samba” a partir das 18h próximo à Concha Acústica do Parque Ecológico.

Seguindo os moldes do “Tardes do Rock”, o evento é aberto ao público e vai reunir quatro grupos de samba locais: Sambagold, Pagobeer, Samba & Resenha e Jogral. Segundo a Secretária de Cultura, Tânia Castanho, esta é uma forma de valorizar e dar espaço para uma vertente musical tão representativa no Brasil.

SAMBAGOLD

Formado por cinco integrantes, o Sambagold vem mostrando seu trabalho e buscando reconhecimento nas noites indaiatubanas. São integrante do grupo Eusebio (voz principal), Mayara (voz e reco reco), Carlinhos (pandeiro), Igor (repique de mão) e Wikat (surdo e voz).

PAGOBEER

Com um show totalmente descontraído, o Pagobeer busca levar ao público o melhor do samba atual e das músicas que marcaram epóca. Criado em 2019, o grupo é formado por Rubinho (voz) Vitinho (cavaco) Diego Molejão (rebolo) Matheus (reco-reco) Keké (pandeiro) Nene (surdo)

SAMBA&RESENHA

O Grupo Samba&Resenha foi iniciado em fevereiro de 2019 informalmente, nos encontros dos amigos aos finais de semana. Atualmente o grupo toca em bares e casas de show da cidade e da região. Compõem o grupo: Vanzella (voz e pandeiro), Zulu (tantanzinho e voz), Lolo (reco e voz), Gui (surdo e repique), Adilson (cavaco) e Jonas Mumuzinho (violão).

JOGRAL

O grupo Jogral é formado por dois dos filhos de um dos nomes mais renomados do samba em Indaiatuba, Serjão. Seguindo os passos do pai, o Jogral vem trazendo novidades na música e mantendo o legado da família.

SERVIÇO:

Tardes do Samba

Data: 28/09/2019

Horário: a partir das 18h

Local: Ao lado da Concha Acústica, no Parque Ecológico

Continue Lendo

Indaiatuba

Duplicação da rua Martinho Lutero recebe primeira camada de asfalto

Publicado

em

Por

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

O primeiro trecho da duplicação da rua Martinho Lutero, no final do Jardim Morada do Sol, recebeu a camada inicial do asfalto segunda-feira (16). A obra, entre as ruas Nelson Nazário e Irineu Rocha Ribeiro, tem o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito no local e facilitar o acesso à rodovia SP-075. A Administração Municipal investe R$ 2.235.864,44 na suplicação. Os trabalhos foram iniciados em junho, com prazo de nove meses para conclusão.

Entre os serviços já realizados também estão 95% da terraplenagem; 80% da compactação de solo; 70% das obras de drenagem; 40% das guias e sarjetas e 30% das bocas de lobo.

A duplicação da Martinho Lutero permitirá a interligação direta da rua Jaraguá, no Jardim Paulista II, com a rua Irineu Rocha Ribeiro, no Jardim Morada do Sol. As intervenções de trânsito que serão feitas no local também facilitarão o fluxo contínuo da rua Anhangabaú até a Marginal Direita da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, permitindo o acesso rápido à Rodovia SP-075.

Os serviços incluem a execução de 7.081,02m² de pavimento novo e 9.889,86m² de recapeamento. Para a drenagem, serão utilizadas tubulações em uma extensão de 466,50 metros, e instaladas 12 bocas de lobo no trecho. A obra contará com a execução de 2.733,39 metros de guias e sarjetas e construção de 2.998,13 metros de calçadas com rampas de acessibilidade e aplicação de piso podotátil de alerta e direcional.

O projeto ainda inclui a divisão das faixas por canteiro central, onde ficarão os postes de iluminação que receberão lâmpadas LED, e também a sinalização viária horizontal e vertical. Todas as esquinas receberão a identificação com placas de denominação dos logradouros, no mesmo padrão existente nas marginais do Parque Ecológico.

Após a conclusão da obra de duplicação da Martinho Lutero, a Secretaria de Obras e Vias Públicas deve dar andamento a outros dois projetos viários para o trecho, com a abertura de novas vias de interligação entre os bairros Jardim Paulista II e Jardim Paulistano. Essas interligações fazem parte do projeto de urbanização do Parque Ecológico do Jardim Paulistano.

Continue Lendo




error: Content is protected !!