Connect with us

Indaiatuba

Indaiatuba fica entre as oito melhores dos Jogos Abertos

Publicado

em

Foto: Divulgação/RIC-PMI

Indaiatuba encerrou sua participação nos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, com a melhor classificação da história da cidade na competição. Pela primeira vez terminou entre as 10 melhores cidades do Estado de São Paulo, ficando na 8ª colocação, competindo pela primeira divisão dos Jogos.

Na classificação parcial de municípios, Indaiatuba ocupa a 8ª colocação, com 84 pontos, entre os 128 municípios participantes da 1ª divisão. Os primeiros colocados são as cidades de São José dos Campos, com 208 pontos, São Bernardo do Campo, com 138, São José do Rio Preto, com 119 pontos, Mogi das Cruzes, (111 pontos), São Caetano do Sul (105 pontos), Santos (100 pontos) e Sorocaba (89 pontos), na sétima colocação, definindo os oito melhores colocados.

Cerca de 240 atletas de Indaiatuba foram inscritos em 12 modalidades na 81ª edição dos Jogos realizada pela primeira vez por meio de convênio entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) e um grupo de municípios, no caso, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC formados pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires, que sediaram as competições que aconteceram de 15 a 25 de novembro, com início das competições dia 16.

Cerca de 12 mil atletas de quase 200 cidades paulistas, configurando a maior competição deste segmento na América Latina, movimentaram a região do Grande ABC no torneio conhecido como “Olimpíada Caipira”. Foram 32 modalidades esportivas, duas divisões e luta por índice olímpico.

Publicidade

Os atletas de Indaiatuba integram as equipes de competição da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura e conquistaram a chance de disputar os Jogos Abertos pela boa colocação nos 61º Jogos Regionais, realizados em Americana, em julho, quando o município conquistou a 1ª posição do quadro de medalhas, com 193 medalhas, sendo 104 ouros, 67 pratas e 22 bronzes, a frente de Campinas com 160 premiações.

Natação PCD

Nos Jogos Abertos de 2017, os esportes coletivos fizeram a diferença. Entre as melhores equipes classificadas, está a Natação PCD, que confirmou o favoritismo e conquistou o título de campeã no masculino e feminino. Este ano, foram 59 medalhas, sendo 29 de ouro, 23 de prata e 7 de bronze. No masculino, a equipe terminou com 288 pontos, a frente de Bragança Paulista com 162 pontos e São José do Rio Preto com 131 pontos. No feminino, a equipe conquistou 207 pontos, com São José dos Campos em segundo, com 108 pontos e Marília com 79 pontos, definindo o pódio.

Natação

Outro destaque da delegação indaiatubana foi a equipe de Natação. No masculino, a equipe trouxe para casa o troféu de vice-campeã, com 114 pontos, contra os 221 pontos da equipe de Santos. Na terceira colocação, ficou Bauru com 96 pontos. No feminino, o staff indaiatubano conquistou a 5ª colocação com 75 pontos. Santos com 220 pontos, ficou em primeiro lugar, seguido de Piracicaba com 96 pontos e São Caetano do Sul com 92 pontos. O plantel local conquistou 16 medalhas (2 ouros, 5 pratas e 9 bronzes).

Publicidade

Ciclismo

A equipe de ciclismo de Indaiatuba (Secretaria de Esportes/HTPro Nutrition/Shimano) ficou com título geral, no masculino e terceiro lugar no feminino, dos 81º Jogos Abertos do Interior. As disputas da modalidade que aconteceram em São Bernardo do Campo, foram encerradas na quarta-feira (22). O grupo encerrou sua participação com 10 medalhas, sendo seis ouros, duas pratas e duas medalhas de bronze.

Na classificação geral da modalidade, Indaiatuba terminou em primeiro lugar no masculino, com 94 pontos, a frente de São Bernardo do Campo (Audax/São Bernardo do Campo/BDO) com 43,5 e Votuporanga (SEL/Votuporanga) com 23,5 pontos. No feminino, terminou na terceira colocação com 34 pontos, atrás de São José dos Campos (Funvic/Brasil Pro Cycling), com 72,5 e Santos (Memorial-Santos/Fupes) com 65 pontos.

Futsal

Representando Indaiatuba nos Jogos Abertos do Interior, o time da Secretaria de Esportes/ ADI/Clube 9 de Julho/Pipocas Clac ficou em segundo lugar da primeira divisão, após ser derrotado pelo Magnus Futsal de Sorocaba por 5 a 1.

Publicidade

Ginástica Artística

A equipe masculina de Ginástica Artística da Secretaria Municipal de Esportes conquistou a terceira colocação geral dos 81º Jogos Abertos do Grande ABC. A equipe ganhou quatro medalhas (1 prata, 3 bronzes). José Henrique Celine foi prata nas Paralelas e bronze nas Argolas e Hiago de Oliveira Campos conquistou bronze na Barra Fixa. A equipe de Ginástica Artística Feminina ficou em 7º lugar.

Ginástica Rítmica

A equipe de Ginástica Rítmica conquistou o oitavo lugar na Categoria 9 a 14 anos. Nas provas individuais, a ginasta Laura Moret conquistou a medalha de prata no aparelho Fita e nono lugar no individual Bola. A atleta Laura Regis conseguiu um oitavo lugar nas Mãos Livres e Jéssica Castro ficou na quinta colocação nas Maças. Já o Conjunto 5 Arcos com as ginastas Lara Karine Lopes, Juliana Silva, Nathany Pazian, Bruna Lima, Desiree Grana e Yohana Vitória Silva, conquistou o nono lugar.

Caratê

Publicidade

O conjunto de Caratê conquistou duas medalhas nos 81º Jogos Abertos do Interior do Grande ABC. O atleta Levi Felix Pereira conquistou a prata na categoria até 65 Kg e Denis Rogério de Moraes, o bronze na categoria até 80 kg. No geral, a equipe Indaiatubana ficou em 5º lugar no masculino e feminino.

Taekwondo

O atleta André Davanço da equipe de Taekwondo conquistou a medalha de bronze durante as disputas da modalidade nos Jogos. Davanço foi o único representante de Indaiatuba e conquistou a 3ª colocação.

Tênis de Mesa

Os mesatenistas Leonardo Ferreira Chagas e Eronildes Nicolau Matias Júnior conquistaram o bronze após derrotar a dupla de Bauru por 3 sets a 0. O jogo foi realizado no Clube de Tênis de Mesa de São Caetano do Sul, na tarde terça-feira (21). O ouro ficou com a equipe de Santos e a prata com São José dos Campos, as duas equipes favoritas na competição. As disputas individuais do Tênis de Mesa terminaram na quinta-feira (23).

Publicidade

Supino

O plantel do Supino conseguiu o terceiro lugar geral na disputa dos Abertos, conquistando seis medalhas, (4 ouros, 1 prata, 1 bronze). É a primeira vez que a equipe de Supino participa da edição dos Jogos Abertos como modalidade extra.

Xadrez

A equipe feminina de Xadrez fez bonito e conquistou o terceiro lugar. As meninas somaram 14 pontos e ficaram atrás de Registo, que somou 21 pontos. Osasco, com 20 pontos, completou o pódio na segunda colocação. O staff feminino é formado pelas atletas Laura Nagy, Kauana teixeira, Brenda Marques, Danielle Gonçalo, Beatriz Gonçalo, Deborah Marques e Maísa Bonamigo.

No masculino, a equipe indaiatubana somou 10 pontos e ficou na quarta colocação, após derrotar Sorocaba na disputa do 4º lugar. São José do Rio Preto terminou em primeiro com 24,5 pontos, contra 23,5 pontos de Osasco e 22,5 de São José dos Campos. O plantel masculino contou com os enxadristas, Gabriel Robert, João Manoel, Mistsuru Dairokuno, Jeferson Dionísio, Christian Avgoustopoulos, Igor Mourão e Vinícius Saito. As equipes são comandadas pelo técnico Evans Fritsch.

Publicidade

De acordo com o coordenador do competitivo, Rafael de Oliveira e Silva, que coordenou a delegação indaiatubana e acompanhou as equipes, diante do alto nível dos Jogos Abertos, a cidade alcançou bons resultados e se destacou em várias outras provas que também contribuíram para elevar a classificação geral.

Para o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes ‘ Marquinhos’, a campanha de indaiatuba foi perfeita, uma vez que a cidade competiu pela primeira vez na 1ª divisão e divisão especial, e figurou entre as 10 melhores do Estado de São Paulo.

Indaiatuba

Defesa Civil de Indaiatuba resgata jiboia próximo à vias públicas

Publicado

em

Por

A Defesa Civil de Indaiatuba realizou o resgate de uma cobra jiboia nesta quarta-feira (30), nas proximidades do Jardim Esplanada II. O animal estava próximo à vias públicas, mas não sofreu nenhum ferimento e foi solto novamente na área de mata localizada na região.

Conforme informou o coordenador da Defesa Civil de Indaiatuba, Paulo Cesar Feijão, na tarde de quarta-feira ele foi solicitado para auxiliar na captura da jiboia de aproximadamente 2,5 metros. “A cobra foi encontrada por uma equipe do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) que estava roçando o entorno da mata localizada próxima à Prefeitura, quando encontrou a cobra. Depois da captura observei que a cobra estava saudável e sem ferimentos, por isso segui os protocolos de proteção da fauna silvestre e fiz a soltura imediata do animal em seu habitat natural, mas em segurança para ela não correr riscos”, contou Feijão.

O coordenador ainda explicou que se o animal estivesse machucado o procedimento seria entrar em contato com a equipe da Associação Mata Ciliar para que fossem tomados os cuidados necessários. “A Prefeitura mantém um convênio com a Associação para que animais encontrados feridos ou resgatados de cativeiros, sejam tratados e reabilitados antes de serem soltos, novamente, em áreas de mata do município”, explicou.

A população pode colaborar com este trabalho. Quando encontrar um animal silvestre ferido ou em risco, é possível comunicar à Prefeitura por meio da Defesa Civil, da Secretaria de Serviços Urbanos ou do Corpo de Bombeiros. A comunicação pode ser feita pelos telefones 153, (19) 3936-2782 e 3894-1593. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193.

Defesa Civil

Publicidade

A Defesa Civil de Indaiatuba atua diante de situações de desastres naturais e apoia a população em ações emergenciais. De acordo com a situação vivenciada, é responsável por traçar um plano de ação e acionar todas as secretarias e ou órgãos competentes para prevenir, solucionar ou amenizar a ocorrência.

Programa Município VerdeAzul

Vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – Fecop.

Continue Lendo

Indaiatuba

Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Populares