Connect with us

Indaiatuba

Indaiatuba está entre os três municípios do Brasil mais seguros para os jovens

Publicado

em

Foto: Arquivo RIC/PMI

Indaiatuba foi classificada entre os três municípios do país com os menores Índices de Vulnerabilidade Juvenis (IVJ) à Violência 2017, divulgado esta semana pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no Brasil. Com notas que variam entre 0 a 1 – quanto mais perto de zero melhor o índice -, Indaiatuba recebeu 0,203, ficando com a terceira posição no ranking nacional e a segunda na RMC (Região Metropolitana de Campinas).

O IVJ foi desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública utilizando como base dados o ano de 2015. O estudo abrange a população de 15 a 29 anos e avaliou 304 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em quatro dimensões: violência entre os jovens, frequência à escola e situação de emprego, pobreza no município e desigualdade de renda. De acordo com o documento, o Índice de Vulnerabilidade Juvenil tem o intuito de nortear as políticas públicas de juventude, parcela da população mais afetada pela violência no Brasil.

Segundo o prefeito Nilson Gaspar (PMDB) a classificação de Indaiatuba como terceira melhor do país é resultado de políticas públicas direcionadas que vêm sendo desenvolvidas no município ao longo dos anos. “Os investimentos no Social, na Educação, na Cultura, no Esporte e também na Segurança Pública foram determinantes para estarmos com um dos melhores índices de segurança para os jovens no Brasil. Oferecendo projetos e ações direcionadas a este público tão específico e uma educação de qualidade, vamos ter uma sociedade melhor e pessoas livres da violência e do grande mal que assola nossos jovens, que é as drogas. Estamos avançando no caminho certo, sempre pensando no ser humano”, afirmou.

Nilson Gaspar ressaltou ainda que a educação é a base de tudo. “Ano a ano Indaiatuba tem apresentado Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) acima da média nacional e com notas cada vez mais altas. Em 2016 alcançamos a nota 7, o que está acima da média nacional e é a projetada para o país atingir apenas em 2021. Além disso, somente este ano colocamos em atividade o Conselho da Juventude, criamos o Papo Jovem e o Juventude Esportiva, direcionado para jovens entre 15 e 21 anos. Nosso objetivo com essas e outras ações é conhecer o que pensam os jovens, ouvir e atender suas sugestões para tornar Indaiatuba uma cidade ainda melhor e mais humana”, detalhou.

Ações

Além da proposta educacional desenvolvida nas Emebs (Escolas Municipais de Ensino Básico) do município, são desenvolvidas diversas outras atividades por meio das secretarias municipais da Educação; Família e Bem Estar Socia; Esportes e Segurança Pública. A Prefeitura de Indaiatuba mantém o Esporte Cidadão, que tem como finalidade estimular e democratizar a atividade esportiva e a convivência entre a comunidade, ressaltando a qualidade de vida, o bem estar físico e social. Ele é direcionado a crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos. A administração municipal realizou este ano o primeiro Circuito Esportivo Jovem, evento que está dentro do calendário esportivo do Projeto Juventude Esportiva, que atende adolescentes e jovens de 16 a 21 anos com aulas em 14 modalidades esportivas em 10 núcleos esportivos da cidade.

Na área social a Prefeitura oferece o Cras Jovem, por meio das seis unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do município, que é direcionado a jovens entre 14 a 17 anos. O objetivo é auxiliar a desenvolver as habilidades sociais, cognitivas e emocionais, através da ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, ao mesmo tempo em que os prepara para a entrada no mercado de trabalho através de cursos de capacitação.

A Administração Municipal mantém ainda o Programa Viver, desenvolvido por meio de uma parceria entre várias secretarias municipais com a sociedade civil organizada, que visa conscientizar os jovens, prevenindo o uso de drogas; e o Educando para a Vida, que oferece atividades esportivas e recreativas no contra turno escolar.

O Plano de Segurança Pública, que vem sendo colocado em prática nos últimos anos no município, também contribuiu para o índice obtido por Indaiatuba como uma das cidades mais seguras para os jovens no Brasil. A cidade conta com um sistema de monitoramento inteligente nas principais vias, que também é interligado com outras cidades da região. A união das forças de segurança, o preparo dos guardas civis e a estrutura oferecida para o trabalho têm possibilitado a redução dos índices de criminalidade registrados em Indaiatuba.

Indaiatuba

Sou Indaiatuba inicia cadastramento de alunos para cartão estudante

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba informa que a Sou Indaiatuba, que opera o transporte coletivo urbano no município, iniciará nesta quarta-feira (27) o cadastro e recadastro de todos os alunos que utilizarão o Cartão Estudante (passe escolar gratuito) no ano letivo de 2021. O cadastramento poderá ser realizado até o dia 31 de março no guichê da Sou localizado no Ponto Cidadão (antiga rodoviária), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O prazo foi estendido para que estudantes possam fazer o cartão escolar com maior tranquilidade, evitando aglomerações.

Para obter o cartão, tanto do cadastro como para recadastro, é necessário preencher o formulário para o Passe Escolar, disponível no site da Sou (www.souindaiatuba.com.br), no botão “escolar formulário – download”.

Para os novos alunos, que farão o cadastramento pela primeira vez, é necessário apresentar a Declaração de Matrícula atualizada, com data de 2021, que deve ser retirada pelo próprio aluno na unidade escolar em que está matriculado. Nela deve constar “Passe Gratuito” ou “100% da gratuidade”. Também é necessário apresentar comprovante de endereço, também de 2021 (água, luz ou telefone), em nome do próprio aluno ou do pai ou da mãe; e RG e CPF (Cadastro de Pessoa Física) do estudante – cópia e original. Não serão aceitos CPFs dos responsáveis.

Os estudantes que já utilizavam o Passe Escolar precisam fazer o recadastramento, apresentando a mesma documentação descrita acima, além do Cartão – Transporte Escolar emitido pela Empresa SOU Indaiatuba. No caso de perda do cartão, será necessário apresentar o CPF original e o pagamento da taxa para a emissão da segunda via, no valor de R$ 20,50 (cinco tarifas vigentes).

Para cursos técnicos (reconhecidos pelo MEC), todas as declarações devem ser originais e informar o nome do curso, data de início e término, além do período (manhã, tarde ou noite). O cartão escolar é um benefício pessoal, intransferível e sem nenhum custo (primeira via), específico para o estudante se deslocar entre a escola e a residência.

Mais informações podem ser obtidas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor da Sou por meio do WhatsApp (19) 97420-6444 ou, através do telefone 19 3801 9191 (ramal 9166) da Secretaria de Educação.

Continue Lendo

Indaiatuba

Equipe Romi prende indivíduo por tráfico de drogas no Morada do Sol

Publicado

em

Por

Foto: Eduardo Turati – GC

Na tarde de sábado (23), a equipe da Romi, composta pelas motos 071 e 098, logrou êxito na prisão de um indivíduo envolvido com o tráfico de drogas. Os guardas realizavam o patrulhamento preventivo do Jardim Morada do Sol, quando ao acessarem a Rua Professor Dr. Masaharu Tanigushi, flagraram dois indivíduos em um local conhecido pela venda de entorpecentes.

Ao notar a equipe, um dos indivíduos jogou um pacote dentro de um terreno baldio. O indivíduo foi abordado e ao averiguar o terreno os guardas encontraram 28 microtubos com cocaína dentro do pacote e 25 microtubos espalhados pelo local. Com auxilio da equipe Canil, foram localizados mais 101 microtubos vazios, que seriam usados para o armazenamento de entorpecentes.

Diante dos fatos, tudo foi conduzido para a Delegacia de Polícia, onde o Delegado de plantão determinou a apreensão de todo o material localizado e a prisão em flagrante do indivíduo, pelo crime de tráfico de drogas.

Continue Lendo

Indaiatuba

Indivíduo é preso por tráfico de drogas na CECAP

Publicado

em

Por

Foto: Eduardo Turati – GC

Um homem de 23 anos foi preso por tráfico de drogas pela equipe ROMI no sábado (23). A equipe realizava o patrulhamento preventivo do Núcleo Habitacional Brigadeiro Faria Lima, quando ao deslocarem pela Rua Sílvio Ferreira do Amaral, notaram o indivíduo em atitude suspeita.

Ele estava em um local conhecido por ser utilizado pelo tráfico de drogas. Ao notar a presença da equipe, dispensou algo no chão e saiu andando rapidamente. O homem foi abordado e com ele, foram localizados R$99,00 em espécie. O objeto dispensado tratava-se de oito microtubos com cocaína.

Diante dos fatos, ele foi conduzido até a Delegacia de Polícia, onde a autoridade policial determinou a sua prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Continue Lendo









<





Populares