Connect with us

Indaiatuba

Indaiatuba encerra 2019 com o segundo melhor saldo de emprego da RMC

imagem 9

Foto: Arquivo – Eliandro Figueira RIC/PMI

Pelo segundo ano consecutivo Indaiatuba se manteve como o segundo município da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com o maior saldo na geração de empregos. De janeiro a dezembro de 2019 a cidade registrou saldo positivo de 1.787 postos de trabalho, ficando atrás apenas de Campinas, a maior cidade da região. Indaiatuba contabilizou 31.929 admissões contra 30.142 demissões no ano. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego através do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged).

O setor de serviços foi responsável pelo maior número de contratações durante o ano, com 846 novos registros de trabalho (12.269 admissões contra 11.423 desligamentos). Na sequência aparecem o comércio, com saldo de 491 vagas (8.163 admissões contra 7.672 desligamentos) e a indústria de transformação, com total de 267 vagas (7.228 admissões contra 6.961 desligamentos). Na sequência aparecem os setores da construção civil (98 vagas), serviços industriais de utilidade pública (50 vagas) e a agropecuária (39 vagas).

Advertisement

Na opinião do prefeito Nilson Gaspar esse é o reflexo de incentivos realizados constantemente visando impulsionar a economia local, mas também revela que o país aos poucos está retomando o crescimento econômico. “Temos atuado junto ao setor incentivando acordos comerciais e novos negócios, trazendo assim benefícios a todos os envolvidos, empregadores, trabalhadores e o município como um todo. Para 2020 vamos continuar promovendo os encontros com empresários e incentivando a economia, visando melhorar ainda mais nosso saldo de emprego, essa é a nossa proposta”, exclamou.

Indaiatuba possui atualmente mais de 22 mil empresários, são 870 indústrias cadastradas, cujas atividades predominantes são as indústrias automotivas, mecânicas e metalúrgicas; 12.650 prestadores de serviços (pessoa jurídica), 3.701 prestadores de serviços autônomos e 5.103 comércios.

Com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Governo, em 2019 foram promovidos 16 encontros com empresários no Museu da Água, que contaram com a participação de aproximadamente 1.700 pessoas. O objetivo é oferecer capacitação para os profissionais e estreitar a relação entre os empresários.

Advertisement

PAT

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Indaiatuba, vinculado à Secretaria de Governo, realizou em 2019 aproximadamente 110 mil atendimentos. A unidade é mantida por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que faz intermediação entre empresas que precisam de mão de obra e profissionais que procuram emprego. Atualmente há 51 vagas de empregos no PAT de Indaiatuba.

No Posto também é possível fazer inscrição para o seguro-desemprego, emissão da carteira de trabalho, inscrição para o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e para o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef). Todos os serviços são gratuitos. O PAT de Indaiatuba está situado à Rua Jacob Lyra, 344 PQ das Nações. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7h às 15h45. Mais informações pelo telefone (19) 3825-6622 / 6613.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare